terça-feira, 23 de junho de 2009

E agora, Dunga ?

Domingo, 21 de junho de 2009, Pretória, África do Sul. Clássico do futebol mundial, Brasil e Itália, e um resultado contundente, 3 x 0 para a seleção brasileira. Uma goleada na atual campeã do mundo com uma atuação irrepreensível, principalmente do primeiro tempo. E agora, o que esperar da seleção de Dunga?

Podemos notar que após um ano de 2008 cheio de derrapadas, tanto nas eliminatórias, como em amistosos e culminando com a eliminação nas Olimpíadas com um futebol fraco (apesar de ter sido com a seleção olímpica e não a principal), Dunga está conseguindo um ano de 2009 com êxitos. Na verdade, esta boa seqüência vem desde o último amistoso do ano passado, 6 x 2 contra a seleção de Portugal. Neste ano de 2009, o único jogo abaixo da crítica da seleção foi o empate com o Equador, em Quito, não pelo resultado, normalíssimo, mas sim pelo futebol (não) apresentado. No mais, vitórias nas eliminatórias, incluindo a vitória histórica por 4x0 no Uruguai, liderança isolada, e um ótimo inicio de Copa das Confederações, com três vitórias em três jogos. Os resultados estão aí. E o futebol?
É com alegria que podemos afirmar que o bom futebol está voltando. Provavelmente pelos resultados que estão surgindo, a seleção está voltando a ter confiança e apresentar um bom futebol. Ainda estamos longe de uma seleção imbatível, mas já conseguimos ver uma seleção com uma defesa segura, um meio-campo lutador e um ataque rápido e decisivo.
Eu acredito que uma peça está sendo fundamental para esta melhora no futebol da seleção, o volante/meia do Benfica (ex-Cruzeiro) Ramires. Longe de ser craque, este jogador passa para o torcedor uma vontade de estar jogando e uma garra que há muito não víamos. Neste último jogo contra a Itália, foi um dos menos eficientes no meio-campo, mas sua movimentação, rapidez e marcação são incríveis, e acho que está contagiando seus companheiros com este espírito. O último jogador, que eu me lembro, com esta entrega em campo na seleção foi o próprio Dunga.
Alguns comentários são pertinentes neste momento.
A entrada de Miranda no jogo contra os EUA e a de Luizão neste jogo contra a Itália nos mostrou que temos um conjunto defensivo de boa qualidade, tanto titular como reserva, e isto é essencial para a Copa do Mundo. Quem não lembra que em 1994, tínhamos como zaga titular Ricardo Gomes e Ricardo Rocha e fomos campeões com Aldair e Márcio Santos?
André Santos já mostra alguma melhora, mas ainda longe do futebol que apresenta no Corinthians, mas já é a melhor aposta para a lateral-esquerda até o momento
Ronaldinho Gaúcho deve estar preocupado. Já não enxergamos lugar para ele no time principal. Ele vai ter que brigar muito para tentar um lugar no grupo que vai para a Copa.
Bem, com a expectativa criada por estas últimas apresentações, vamos esperar este encerramento da Copa das Confederações. Se não houver nenhuma zebra ( e o futebol adora fazer nossas previsões virarem chacotas) o próximo fim de semana reserva um jogão. Campeão da América contra campeão da Europa. Times que vêm com 100% até o momento e de grandes campanhas no ano. Deste jogo sairá o grande favorito para a Copa do Mundo. E agora, Dunga ?

2 comentários:

Vinicius Santos disse...

Particularmente acredito que o Brasil deverá enfrentar muitas dificuldades contra a África do Sul. Joel Santana sabe postar uma defesa bem equilibrada, apesar dos seus jogadores não apresentarem uma técnica razoável, e nossa seleção demonstra pouco poderio diante de situações como essas.

Carlos Henrique Pereira disse...

Acho que o Brasil passará pela Africa do Sul com uns 2 x 0, como a Espanha o fez. Para a grande final, se realmente Brasil e Espanha passarem, espero termos uma apresentação boa da Seleção, visto que a Espanha deve ir pra cima, dando espaço para o Brasil armar suas jogadas também.