domingo, 14 de junho de 2009

Copa das Confederações

E começou a ConfeCup, o torneio de tiro curto da FIFA que reúne todos os campeões continentais (Brasil, Espanha, Estados Unidos, Egito, Iraque e Nova Zelândia), o campeão mundial (Itália) e o país sede da próxima Copa do Mundo (África do Sul). Mais do que um simples embate entre esses campeões, a Copa das Confederações é um ensaio do que a África do Sul terá a oferecer em 2010. Servirá, portanto, para espantar as desconfianças ou aumentar a pulga atrás da orelha sobre as reais possibilidades dos sul-africanos sediarem a próxima Copa.
E pelo menos na confecção da tabela, os sul-africanos se mostraram bastante inteligentes. O grupo A é composto pela embaladíssima Espanha, campeã européia, e das "babas" África do Sul, Iraque e Nova Zelândia. No grupo B, os tradicionais Brasil e Itália, além de Estados Unidos e Egito. Fica clara a intenção dos organizadores de colocar os donos da casa nas semi-finais do torneio. Resta saber se eles terão competência para isso.
A África do Sul, treinada pelo fanfarrão Joel Santana (aquele mesmo que treinou o Flamengo no vexame histórico causado pelo gordinho Cabañas), começou com um empate insosso contra o Iraque. Não sei de quem eu tenho mais pena, se dele ou do time que ele treina.
A Espanha, confirmando as expectativas, triturou a Nova Zelândia: 5x0, com 3 de Torres, 1 de Villa e outro de Fábregas. Não fez mais do que a obrigação, é verdade. Mas a facilidade com que a Espanha tem feito a "obrigação" nos seus últimos jogos impressiona. Invicta há 33 jogos (a apenas 2 de igualar o recorde do Brasil) e com 13 vitórias consecutivas, terá a chance nesse torneio de ratificar que a fama de "amarelona" ficou realmente pra trás com a conquista da Eurocopa. Um provável confronto com o Brasil pode ser o que falta a equipe de Del Bosque para chegar em 2010 como "A" favorita para a conquista do mundial.
E o Brasil de Dunga? Estréia amanhã contra o Egito, procurando manter a sequência de vitórias (e bons jogos) obtida nas eliminatórias. Se para a Espanha a Copa das Confederações começa apenas nas semi-finais, para o Brasil começa um pouco antes, no próximo domingo, quando enfrenta a Itália.
E para os supersticiosos, fica o alerta: nenhuma seleção que venceu a Copa das Confederações conseguiu repetir o êxito no mundial do ano seguinte. O Brasil chegou perto em 98 quando foi finalista do mundial após ter vencido a Austrália em 97. Se continuar dando essa lógica, tomara que os espanhóis levem essa copinha pra casa.

Nenhum comentário: