domingo, 28 de junho de 2009

Será que vai?

E mais uma vez o Bahia deixa 2 pontos pelo caminho. Como já ocorrera com o Ipatinga, quando poderia ter terminado a rodada em 3º em caso de vitória, ontem o Bahia empatou com o Duque de Caxias e perdeu a chance de terminar a rodada em 5º, com a mesma pontuação da Ponte Preta, quarta colocada.

"Ah, mas foi empate fora de casa, um bom resultado!" Não, não foi. Não foi porque o Bahia já havia empatado em casa na rodada anterior o que, por si só, já tornaria a vitória fora de casa uma obrigação, seja lá com quem fosse. E não foi um bom resultado porque o Bahia dispôs das melhores chances para ganhar o jogo e não o fez.

O consolo dessa vez é que o time teve uma postura melhor dentro de campo. Ao contrário, do jogo anterior, contra o Duque de Caxias o Bahia tomou a iniciativa do jogo, tanto no 1º como no 2º tempo. A escalação de Gallo foi decisiva para isso. Ele deixou de ser motorista de busú (que adora um volante) e armou o time com 2 meias na ligação. Com isso o time foi pra cima, buscou o gol e não jogou como time pequeno como geralmente acontece nas partidas em que atua fora de Salvador. Pena que esbarrou na falta de sorte (2 bolas na trave) e na falta de qualidade de alguns dos seus jogadores.

Joãozinho está visivelmente fora de forma. Perdeu um gol na pequena área no 1º tempo porque não bateu de canhota. Preferiu usar a direita e "furou". Mesmo assim ainda teria sido melhor tê-lo mantido em vez de substituí-lo por Beto. Joãozinho teria feito o gol que ele perdeu nos acréscimos, na cara do goleiro.
Ananias é simplesmente ridículo. Não domina uma bola direito, parece que ela queima no pé dele. Se não fosse pela bola que ele chutou na trave no primeiro tempo, ninguém teria notado sua presença em campo. Hélton Luis teve participação razoável mas não justificou os intensos pedidos da torcida pela sua entrada no time. Marcos também jogou mal. Não foi o lateral insinuante dos jogos em Pituaçu.

O campeonato ainda está no início, não chegamos ainda a 1/4 da disputa. Mas o Bahia já está em déficit de pelo menos 2 pontos para quem pensa em ascender a série A. Ano passado o Barueri, 4º colocado, subiu com 63 pontos. Em 2007 o Vitória subiu com 59 e em 2006 o América-RN subiu com 61. Se quiser subir, o Bahia precisa pensar em algo em torno de 62, 63 pontos (o Vitória em 2007 foi um "ponto fora da curva"). Isso dá uma média de mais ou menos 7 pontos a cada 12 disputados (4 jogos), ou seja, ganhar sempre em casa e empatar pelo menos 1 de cada 2 partidas fora. Nos primeiros 4 jogos o Bahia conseguiu (vitórias contra Paraná e Ceará, empate com a Portuguesa). Nos 4 seguintes, não (vitória sobre o ABC, empates contra Ipatinga e Duque de Caxias). Isso obriga o Bahia a fazer 9 pontos nos próximos 4 jogos para seguir no páreo.

A tarefa não é difícil. Basta 1 vitória fora de casa (e continuar vencendo em Salvador) para o Bahia voltar pro pelotão de frente. Os próximos 4 jogos serão contra Figueirense e Bragantino em casa (jogos difíceis) e América-RN e Campinense (lanterna) fora. Mesmo havendo um tropeço em casa, dá pra ganhar os dois fora e ficar na média. É esperar (e calcular) pra ver...

Nenhum comentário: