quinta-feira, 18 de junho de 2009

Itália em apuros... como sempre.

Finalizada a 2ª rodada da Copa das Confederações, já é possível traçar um panorama do que se pode esperar para as semi-finais. Como já era esperado, Espanha está matematicamente classificada enquanto o Brasil está virtualmente. As outras 2 vagas estão em aberto. No grupo A, a África do Sul de Joel joga por um empate contra a Espanha. Em caso de derrota, permite aos iraquianos sonharem com a vaga, podendo passar pelo fiasco de voltar pra casa (ou melhor, ficar em casa) ainda na 1ª fase. No grupo B, ao contrário do que se imaginava, a Itália está em "maus lençóis". Ou seria, como sempre está em "maus lençóis"?

É interessante o que ocorre com a seleção italiana. Pode não ter uma seleção brilhante mas sempre possui times competitivos. E, mesmo assim, sempre se complica nas fases iniciais dos torneios que disputa. Com exceção da Copa de 90, quando foram semi-finalistas (e também país-sede), e da Euro 2000 quando foram finalistas (100% na primeira fase), os italianos sempre passaram aperto. Em 94 estrearam perdendo pra Irlanda e passou de fase como 3ª colocada (naquela copa os 4 melhores terceiros colocados passavam de fase). Em 98, passou em 1ª do grupo mas empatou com o Chile na primeira fase. Em 2002 se classificou após um "jogo de compadres" com o México, para deixar a Croácia de fora. Em 2006 empatou com os Estados Unidos. Na Eurocopa também não é diferente. Em 92 não participou (eram apenas 8 equipes). Em 96 e 2004 caiu na primeira fase. Em 2008 passou como segunda colocada. E agora, pra não fugir às tradições, perde para o Egito. Está provado que os egípcios não são "galinha morta", o Brasil sabe muito bem disso. Mas não é time pra deixar a Itália de fora.

Ao mesmo tempo em que possui essa facilidade de deixar pontos contra times mais frágeis, os italianos costumar crescer nas fases seguintes, sempre fazendo jogos duríssimos. Em 94 tiraram a Nigéria, a invicta Espanha, a Bulgária (que havia tirado a Alemanha da Copa) até perder nos pênaltis pro Brasil. Em 98 saiu pra França (campeã) nos pênaltis. Em 2002 saíram nas oitavas num jogo polêmico contra a Coréia, é verdade, mas foram campeões em 2006 deixando a anfitriã Alemanha pelo caminho. Na Euro 2008, foram eliminados nos pênaltis para a campeã Espanha.

Particularmente, prefiro que os italianos fiquem de fora das semis, pois seria uma forma de "garantir", uma final Brasil x Espanha, jogo que todos querem ver. Como já haverá um jogaço Brasil x Itália no próximo domingo, seria bom para o time de Dunga passar por 2 bons, e diferentes, testes visando a copa do ano que vem. Caso os italianos passem, seria improvável mas não seria surpresa se eles eliminassem os espanhóis. E aí teríamos outro Brasil x Itália numa final com gosto de deja vú.

Pra não ficar em cima do muro, dou meus palpites:
Grupo A: Espanha e África do Sul. Espanha não quer mais nada com a vida, a África se contenta em ser segunda do grupo. Resumindo: jogo de compadres.
Grupo B: Itália passa. Ainda estão em 2º no grupo (devido ao saldo de gols) e se classificam se conseguirem o mesmo resultado dos egípcios. Os americanos irão aprontar pra cima do Egito, empate lá, empate cá e classificação suada... como sempre.

Nenhum comentário: