segunda-feira, 29 de junho de 2009

Denúncia de véspera

O vice-presidente Fernando Carvalho do Internacional criou um dossiê com os erros de arbitragem que favoreceram o Corinthians durante esta Copa do Brasil, e incluindo o lance de Tinga no campeonato brasileiro de 2005 que foi um erro capital e no fim este resultado deu o título ao Corinthians. Tudo isso às vésperas da decisão da Copa do Brasil, para criar polêmica e agitar ainda mais o clássico de quarta-feira.

Ele não está errado, denuciar é válido, o Corinthians tem dois títulos "manchados" deste modo, este já citado em 2005, e o da Copa do Brasil contra o Brasiliense em 2002, no gol em São Paulo que houve falta não marcada do ataque corintiano. Na mesma forma, que na final do ano passado contra o Sport, o Corinthians teve um pênalti claro em cima de Acosta no segundo tempo, que poderia dar o título ao Corinthians, acho que este lance não está no conjunto de Fernando Carvalho.

Não lembro de todos os jogos do Inter no campeonato de 2005, mas, com certeza, foi beneficiado em algum jogo pela arbitragem e, também, prejudicado em outros, e ele pode lembrar que seria campeão se ganhasse o jogo contra o Coritiba já rebaixado na última rodada, e ele perdeu. Se ganhasse, não haveria todo este clamor, e tudo estaria resolvido. A falta duvidosa que foi marcada pro Inter contra o Flamengo nas quartas-de-final que resultou no gol de Andrézinho também não deve estar na fita de Fernando Carvalho.

Na verdade, a arbitragem sempre pendem pro times grandes, no caso, os times do Nordeste sempre são mais prejudicados que os do Sul e tudo é logo esquecido, o gol anulado do Vitória contra o Palmeiras foi um erro normal, mas quando o mesmo lance aconteceu com o Brasil contra os EUA, foi um escândalo.

Se fosse um clamor pela moralização do futebol, eu acreditaria, bateria palmas para Fernando Carvalho, mas não é, ele quer fazer com a arbitragem desta vez penda para outro lado. Quer se fazer de prejudicado e deixar o time corintiano nervoso com estas acusações. O Inter vem caindo nestas últimas rodadas e está numa posição muito difícil para este último jogo. Ele tenta motivar a equipe de qualquer modo e está em seu direito.

Vai ser um jogão, ainda mais agora com estas acusações, o que esperamos é que mesmo com todo este clima criado não haja violência pois os ânimos devem estar acirrados. E que a denúncia de Fernando Carvalho possa agir da maneira correta e não hajam erros de arbitragem.

Um comentário:

Renato disse...

Vamos fazer o seguinte: uma pesquisa séria sobre "títulos manchados"! E vc verá que não se salvará ninguém. E sabe por quê? Porque o erro da arbitragem é aleatório, isto é, beneficia e prejudica aleatoriamente. Posso lembrar de várias situações para vários times: botofago contra santos, virada de mesa do São Paulo no paulista, erro do juiz a favor do Inter em vários momentos do capeonato de 2005, etc. etc. Sou corinthiano sim; foi falta no Penalty no Tinga, sim; mas uma abordagem imparcial do probelma revelaria exatamente isso: todos são prejudicados e beneficiados aleatoriamente.