sexta-feira, 31 de julho de 2009

Balanço da Rodada

Com a rodada do meio desta semana, definiu-se uma nova configuração na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o Palmeiras é o líder isolado da competição e o Atlético-MG, que ocupava aquele lugar agora figura na segunda colocação a 3 pontos do líder e com Internacional e Goiás logo atrás com 27 e 26 pontos respectivamente.

O Vitória foi goleado pelo Avaí em Santa Catarina por 4 x 0 e deixou o G-4, ocupando a quinta colocação com 24 pontos, seguido do Corínthians, com a mesma pontuação. Enquanto o clube paulista ficou apenas no empate contra o Santo André, o Avaí conseguiu uma sequência impressionante de cinco vitórias, sendo três vitórias fora, após a última derrota em casa para o Botafogo por 2 x 1 na décima rodada e agora figura na primeira metade da tabela, na oitava colocação, com 22 pontos - apenas 4 pontos atrás do G4.

No Maracanã, o Flamengo derrotou o galo mineiro de virada por 3 x 1 e subiu três posições, estabelecendo-se a apenas 3 pontos do G4 com 23 pontos em sétimo lugar. E segue o dilema: fica Andrade ou vem técnico novo? A diretoria demonstra ter a intenção de manter o interino no cargo enquanto bons resultados forem sendo alcançados. O time tem demonstrado mais disposição em campo desde a saída do técnico Cuca, com Kleberson e Leo Moura voltando a participar mais do jogo.

Na parte de baixo da tabela, Sport, Atlético-PR, Fluminense e Náutico fizeram os seus papéis e perderam mais uma partida cada um. Agora vêm Botafogo e Coritiba respirarem um pouco mais com 16 pontos - 3 acima do Sport que ocupa a décima sétima colocação.

Segue abaixo tabela de classificação completa após a rodada de número 15:

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como Previa o Script

O Palmeiras venceu o Fluminense (1 x 0) pela décima quinta rodada do Brasileirão, ontem, e chega à liderança do campeonato. Já o Fluminense mergulha e vai para a penúltima colocação na disputa, firmando-se como pior clube carioca da competição. Hoje, o alviverde paulista torce pelo Flamengo contra o Atlético-MG para se ver isolado na ponta da tabela.
Provavelmente o Fluminense não caia, visto que ainda faltam 23 rodadas de campeonato para o time se acertar e a diferença de pontos entre os últimos da zona da queda e as equipes da sulamericana é de apenas 7 pontos. Porém, o Fluminense não tem demonstrado sinais de que vá resolver seus problemas internos tão cedo. Se no ano passado Renato gaúcho disse que o Fluminense iria brincar no Brasileiro e deu no que deu, imagine agora, que ele está dizendo que não é mágico? Sabemos que o time está nessa condição não por ter um elenco ruim, coisa que está generalizada no campeonato desse ano, mas sim por problemas entre clube e patrocinador que já se arrastam há tempos. Não me surpreenderia se começassem a chamar o Fluminense por outro nome.
Na onda da má fase (que já dura alguns anos) dos clubes cariocas, o Botafogo empatou com o Coritiba fora de casa, 2 x 2, e se manteve uma posição acima da zona da degola e tem na manga a carta de ter uma partida a menos. Portanto, tem uma rodada a mais como chance para se acertar. Entretanto não tem demonstrado capacidade de reação para galgar resultados expressivos ao longo da competição.
Fechando a análise dos clubes do Rio de Janeiro, o Flamengo vive o seu dilema de time-quase-bom, com muitas indefinições e desfalques e com os velhos problemas políticos do clube. Agora, mais do que nunca, tem-se a expectativa de que o Galinho Zico assuma as rédeas do futebol, como se pode ler a respeito no blog do Expresso da Bola. Entretanto, esse projeto não deve influenciar muito no andamento do time nesta temporada: se der certo, é coisa para 2010. Após a série de resultados ruins dentro de casa, conquistando apenas 2 pontos em 9 disputados, conseguiu respirar após a vitória sofrida por 2 x 1 sobre o Santos na Vila Belmiro e agora recebe o Atlético-MG, que briga com o Palmeiras na ponta da tabela. Parada dura.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Convocação (Quase) sem Novidades

O técnico da seleção brasileira divulgou hoje a lista dos convocados para o amistoso contra a Estônia. Como já era de se esperar o treinador manteve praticamente a mesma equipe que atuou e venceu a Copa das Confederações na África do Sul em Junho deste ano. Por enquanto nada dos Ronaldos, que ainda não demonstraram capacidade física e técnica para voltarem a usar a canarinho. O curioso foi Ronaldinho Gaúcho aparecer na divulgação da partida, feita pela Federação de Futebol da Estônia.


Imagem: Divulgação do amistoso na Estônia

Ocorreram duas mudanças em relação ao time que disputou a última competição que merecem comentários: a volta do lateral esquerdo Marcelo no lugar de Kleber, anteriormente sugerida por colunistas deste blog (#1 , #2), e a surpresa, mas não desmerecida, convocação de Diego Tardelli, ocupando o lugar de Alexandre Pato. O atacante do Atlético-MG vem se destacando na condição de goleador e tem se envolvido cada vez menos em polêmicas, como eracostume do jogador quando mais jovem. Dunga usa bem a sua premissa de testar jogadores e faz uma aposta interessante.

Marcelo já foi testado anteriormente na seleção e teve atuações regulares. Porém, com as atuações fracas de Kleber e a ainda pouca experiência de André Santos, voltou a ser o principal nome brasileiro para a posição. Espero que possa se firmar e acabar com a indefinição em relação à lateral esquerda após a saída de Roberto Carlos.

Até a Copa do Mundo não deveremos ver mudanças radicais nas convocações, apenas ajustes finos nas posições e eventuais trocas entre jogadores que apresentarem queda de rendimento e outros que, por sua vez, apresentarem futebol para merecerem estar na seleção. Afinal, não se costuma mexer em time que está ganhando. Se Ronaldinho Gaúcho aproveitar bem a condição de principal jogador que o Milan está oferecendo a ele, deverá ter a oportunidade de disputar novamente uma copa do mundo. Caso contrário, dificilmente voltará a merecer usar a canarinho. Em relação ao Fenômeno ainda é cedo para qualquer prognóstico positivo a seu respeito.

Confira a convocação abaixo:

GOLEIROS

Julio César - Inter de Milão
Gomes - Tottenham Hotspur

LATERAIS

Daniel Alves - Barcelona
André Santos - Fenerbahçe
Maicon - Inter de Milão
Marcelo - Real Madrid

ZAGUEIROS

Lúcio - Inter de Milão
Juan - Roma
Luisão - Benfica
Miranda - São Paulo

MEIAS

Felipe Melo - Juventus
Elano - Manchester City
GIlberto Silva - Panathinaikos
Josué - Wolfsburg
Julio Baptista - Roma
Kaká - Real Madrid
Kleberson - Flamengo
Ramires - Benfica

ATACANTES

Robinho - Manchester City
Diego Tardelli - Atlético-MG
Luis Fabiano - Sevilla
Nilmar - Villarreal

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Jogo Duro na Vila

Jogo duro de assistir na Vila Belmiro, nesse domingo. Santos e Flamengo demonstraram um futebol apático e sem criatividade, em uma partida cujos gols aconteceram em cima de falhas dos adversários e jogadas individuais.

O Santos entrou em campo com o tabu de nunca ter perdido uma partida oficial para o Flamengo em casa a seu favor, mas mostrou desde o começo que não defenderia esse tabu de 33 anos com propriedade. O rubro negro estava apostando suas fichas no ataque, com o Imperador e um Sheik, que se esforça bastante em todos os jogos.

O primeiro tempo terminou com apenas uma chance de gol clara para o anfitrião, com Neymar de cara pro gol, e uma batida de falta violenta por parte de Adriano em favor do visitante. O Santos tinha 60% de posse de bola, enquanto o Flamengo se limitava a tentativas de ligações diretas entre defesa e ataque, tentando a sorte com seu dois homens de frente. No segundo tempo, o Flamengo voltou mais ligado no jogo e Luxemburgo, ao perceber que o rendimento do seu time havia caído (ainda mais), fez uma substituição dupla e Robson, que havia entrado no lugar de Roberto Brum, abriu o placar ao receber sozinho em condições para chute de fora da área e Bruno não conseguiu alcançar. 1 x 0 Santos, em uma partida que parecia estar com o placar definido devido ao desempenho das duas equipes.

O Flamengo, valendo-se da boa vontade dos jogadores, visto que a técnica não era o forte da equipe, foi para cima do Santos e Adriano acertou um tirambaço de fora da área, que foi aceito pelo goleiro Felipe. 1 x 1. Mais uma vez, os clubes demonstravam pouco esforço e capacidade para modificar o placar, quando Bruno Paulo, novato vindo das divisões de base do time carioca, apontou pela direita e fez um cruzamento que passou por toda a área santista até ser desviada por Pará para o fundo da rede do seu próprio time. Assim, foi decretado o placar final: Santos 1 x 2 Flamengo.
Enquanto os torcedores do Flamengo assistiam à deprimente vitória do seu clube na Vila Belmiro, Obina - ex-xodó da mesma, fazia a festa em Presidente Prudente, marcando os 3 gols do triunfo do Palmerias sobre o arquirrival Corinthians.

domingo, 26 de julho de 2009

Arriba México!

Por Leonardo Alves, enviado especial no México

Imagine o Brasil perdendo em casa para a Argentina. Ruim, não é? Agora imagine perder uma final por 5x0. Guardadas as devidas proporções, foi isso que aconteceu hoje na final da Copa Oro (a "Copa América" da CONCACAF). Jogando no Giant Stadium, diante de quase 80000 torcedores, os EUA foram derrotados pelo México. E, para os mexicanos, ganhar dos EUA tem o mesmo sabor de uma vitória da seleção brasileira sobre a Argentina.
Depois de um primeiro tempo truncado e sem gols, o México abriu o placar aos 9 minutos em um pênalti convertido por Torrado. Depois disso, os EUA se perderam em campo e os outros gols vieram "por osmose". Giovanni dos Santos - aquele mesmo, ex-Barcelona e campeão sub-17 batendo o Brasil na final - fez o segundo aos 16, Carlos Vela fez o terceiro aos 19, José Castro marcou o quarto aos 34 e o argentino naturalizado, Guillermo Franco, fez o quinto já nos acréscimos.
Festa nas ruas mexicanas pelo título e pela quebra de um longo jejum. Desde 99 não venciam os EUA em solo americano (eram 9 derrotas e 2 empates). A vitória também serviu como tira-teima no torneio: agora "La Tri" é a maior vencedora da competição com 5 títulos conquistados, contra 4 dos Estados Unidos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Demorou!

Após sequência de resultados ruins à frente do Flamengo, com o rubro negro carioca apenas na 11a. posição no Brasileirão, Cuca é demitido. Com a pouca tolerância que se tem com treinadores no futebol nacional, o Flamengo vinha mantendo o treinador no cargo sob protestos da torcida. Defendo que o treinador não deva carregar sozinho a culpa pelos maus resultados do time, mas mudanças devem ser feitas após resultados ruins e o que se via era um treinador que insistia nos próprios erros dentro e fora de campo.

Ao longo do ano, após a conquista do Carioca, por diversas vezes algum jogador teve que vir à imprensa defender o treinador e colocar panos quentes nos desentendimentos que se passavam dentro do clube. Como o ditado diz que "onde há fumaça, há fogo", chegou a hora em que não se pôde mais controlar o incêndio, após o empate em 1 a 1 contra o Barueri em pleno Maracanã. Foi uma sequência de 3 jogos em casa, em que o Flamengo conquistou apenas 2 dos 9 pontos disputados. Resta agora saber se o novo técnico conseguirá encontrar o tom certo de trabalho e esquema tático que aproveite melhor os jogadores que o clube dispõe. Especula-se que Wagner Mancini possa vir a ser o novo treinador.
Como no Flamengo as coisas funcionam diferente de todos os outros clubes, fatores extra campo, como diretores, cartolas e etc. , acabam influenciando fortemente os resultados dentro das quatro linhas e o time que tem um elenco razoável, com um atacante de nível internacional, não consegue obter resultados compatíveis.
Resultados do Flamengo no Brasileirão 2009 sob o comando de Cuca:
Cruzeiro 2 x 0 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Avaí
Santo André 1 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Atlético-PR
Sport 4 x 2 Flamengo
Coritiba 5 x 0 Flamengo
Flamengo 4 x 0 Internacional
Fluminense 0 x 0 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Vitória
São Paulo 2 x 2 Flamengo
Flamengo 1 x 2 Palmeiras
Flamengo 2 x 2 Botafogo
Flamengo 1 x 1 Barueri

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quem dá mais?

No vai e vem do mercado da bola, nunca sabe-se o que esperar. após as declarações do presidente Belluzzo sobre efetivar Jorginho no cargo de treinador para poder investir mais no elenco e não no salário do técnico após a primeira negociação com o ex-técnico do São Paulo, eis que o Palmeiras anunciou ontem a contratação de Muricy Ramalho.

O presidente do Palmeiras nega que o salário esteja na casa do que se tem especulado - R$ 460 mil, mas com certeza não é o mesmo que pagariam ao interino. Ou seja, nome ainda pesa muito nas decisões tomadas pelos grandes clubes.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cariocas em Queda Livre

Mais uma rodada do Brasileirão e os clubes cariocas continuam em maus lençóis. No jogo entre Flamengo e Botafogo, a história recente do confronto entre os dois times se repete: empate por 2 x 2 e reclamações de erros da arbitragem. Coincidências à parte, com o resultado o rubro negro carioca se vê cada vez mais longe do G4 e a estrela solitária se vê mais fundo em direção ao rebaixamento.

Fonte: globoesporte.com


Pior do que o Botafogo está o Fluminense, que ocupa a penúltima colocação do campeonato – duas atrás do Botafogo – após a derrota por 4 x 1 para o Goiás. Com grande desentendimento interno entre clube e patrocinador, até o momento, a situação do time das Laranjeiras é a que mais preocupa, pois pode ficar tarde demais quando a situação for resolvida.

Enquanto isso, na série B, o Vasco vem com uma campanha irregular e ainda não covenceu. Apesar de ocupar a terceira colocação após a vitória por 3 x 0 sobre o ABC de Natal, o time ainda não se mostra 100% capacitado para o retorno à elite do futebol nacional, como fez o Corinthians quando passou por lá no ano passado.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maldição Tricolor

Libertadores 2007 - São Paulo eliminado pelo Grêmio. Grêmio perde final para o Boca.
Libertadores 2008 - São Paulo eliminado pelo Fluminense. Fluminense perde final para a LDU.
Libertadores 2009 - São Paulo eliminado pelo Cruzeiro. Cruzeiro perde final para o Estudiantes.

É melhor os times brasileiros deixarem o São Paulo seguir em frente das próximas vezes...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Manchester City: dinheiro traz felicidade?

O clube inglês, tradicional coadjuvante do gigante conterrâneo Manchester United, tem nos investimentos árabes sua esperança de se tornar grande. Antes da contratação de Robinho mal ouvíamos falar do City em terras tupiniquins e eu só o conhecia por ser o time do coração dos irmãos Gallaghers da banda inglesa Oasis.

Eis que após os investimentos do oriente médio, o clube ganhou reforços de Robinho, que se juntou a Elano, tentou comprar Kaká junto ao Milan e passou a figurar nas páginas de jornais, revistas, sites e blogs esportivos com suas altas pretensões. A mais nova contratação do time, anunciada esta semana, foi o atacante argentino Tevez, que chegou soltando farpas contra seu ex-técnico no rival Manchester United e se mostrando empolgado com a oportunidade de ser titular no City.

Porém, pudemos ver na última temporada que ainda falta muita coisa para o Manchester City chegar lá. Terminando a temporada em 10º lugar na Premier League, o time apresentou bastante deficiência técnica de alguns jogadores e demonstrou que necessita de reforços não só no ataque.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cara-de-pau

Palavras do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, após o triunfo do Galo sobre o Cruzeiro (3x0): "Foi um jogo anormal porque jogaram com um time fraco, time reserva, mas se não tivesse feito 'cai, cai' teria tomado de oito. O importante é que nosso freguês voltou".

Palavras típicas de dirigente amador, que deixa o lado "torcedor" aflorar em demasia quando seu clube vence o maior rival. Declarações desse tipo cabem aos torcedores, talvez aos jogadores, mas não ao mandatário máximo de um clube.

Pior até dos que as declarações, é a cara-de-pau do dirigente. Parece que ele esqueceu que o Atlético-MG bateu o time reserva do Cruzeiro, que não vencia o maior rival há 12 jogos com 10 derrotas e apenas 2 empates, que foram goleados de forma humilhante nas duas últimas finais do campeonato mineiro e que enquanto ele goza de uma liderança "virtual" no Brasileirão, seu adversário está prestes a conquistar a América e a jogar com o Barcelona no final do ano.

Como diria o poeta: "me faça uma garapa!"

domingo, 12 de julho de 2009

3 anos sem Zidane

Na última quinta-feira, 09/07, completou-se 3 anos desde o a final da última Copa, vencida pela Itália sobre a França. Vitória que ficou marcada muito mais pela cabeçada de Zidane em Materazzi (supostamente por insultos do italiano à família do francês) do que pelo futebol praticado por ambas as equipes.

Entretanto, considero muito mais emblemático lembrar que fazem 3 anos que o futebol perdeu a magia de Zinedine Zidane. Filho de pais argelinos, nascido em Marselha em 23/06/1972, Zidane começou a jogar futebol no modesto Cannes, transferindo-se para o Bordeaux em 92. Em 96 chegou à Juventus por 3 milhões de euros, sendo vendido em 2001 para o Real Madrid por 71 milhões de euros. Campeão mundial pela França em 98 com dois gols marcados contra o Brasil na final, na época foi considerado por muitos brasileiros como um jogador mediano cujos gols na final foram "acidentais". Foi necessária, então, uma nova aula em 2006 para calar os críticos.

Numa época em que basta um jogador fazer alguns golzinhos e firulas - além de possuir um
bom empresário - para ser considerado "craque", costumo dizer que "craque" é muito mais que isso. Craque, além dos recursos técnicos, é aquele jogador imprevisível, que a gente não faz idéia do que irá "aprontar" no próximo lance. Hoje há muito poucos deles: os Ronaldos (a despeito da forma física atual), Messi e Cristiano Ronaldo (se continuarem mantendo a regularidade)... com um pouco de boa vontade dá pra incluir mais alguns. E Zidane sempre teve lugar cativo nesse hall, tanto pelo belo futebol que apresentava quanto pelos inúmeros títulos que ganhou (aliás, todos que um jogador de futebol pode obter).

Jogador alto, magro, de perfil até desengonçado, não tinha o biotipo dos grandes jogadores. Isso até pegar na bola...
Para matar a saudade, aí vai um pouquinho de Zidane em um momento de descontração em um ginásio de Marselha:
http://www.youtube.com/watch?v=cYsjH8o0G74&feature=PlayList&p=B1F9BB5845809AEF&index=0

sábado, 11 de julho de 2009

Brasileirão 2009

A rodada do Brasileirão do fim de semana promete deixar os boleiros ligados na TV, com três jogos em especial que merecem destaque. Em Belo Horizonte, teremos o clássico local. Primeira partida entre os dois clubes após a final do campeonato estadual, quando o Cruzeiro passou com extrema facilidade pelo Atlético, dessa vez conta com o galo mineiro brigando pela liderança e a raposa apenas na décima terceira colocação, em tempos que se prepara para disputar a segunda partida da final da Taça Libertadores da América. O Atlético deve vir com tudo para sua revanche e tentar voltar ao topo da tabela, enquanto o Cruzeiro terá que dosar o preparo para o jogo da quarta-feira, sem no entanto comprometer-se demais na competição nacional.

Em São Paulo, o tricolor recebe o Flamengo, num jogo em que o rubro negro carioca tenta obter o melhor resultado para encostar no G4, ou até mesmo entrar no grupo, a depender dos resultados de Palmeiras e Corínthians. O São Paulo, atual campeão brasileiro, que passa por má fase e com ambiente conturbado após a súbita saida do técnico Muricy Ramalho, busca engrenar para se recuperar na competição e sair do modesto décimo quarto lugar. O Flamengo entra em campo sem cinco titulares, fora a saída de Ibson. Portanto, teremos um Flamengo remendado, que busca entrar no G4 e um São Paulo tentando reencontrar o futebol apresentado nas últimas temporadas.

O Grêmio recebe o Corínthians em Porto Alegre, após a sua saída da Libertadores e o clima de campeão que paira sobre o time paulista. O técnico Mano Menezes enfrenta seu ex-clube e com certeza deposita muita fé no desempenho de Ronaldo contra os gaúchos. Já o Grêmio quer deixar para trás a derrota no torneio continental e trilhar o caminho para garantir nova presença no ano que vem. Estando apenas na décima posição, terá que aproveitar ao máximo os jogos dentro de casa para estabelecer-se na ponta da tabela.

Para não passar em branco os demais jogos da rodada, segue lista de confrontos abaixo, com o meus palpites:

Sábado

18h30 Palmeiras 2 x 1 Náutico
18h30 Grêmio Barueri 0 x 0 Coritiba
18h30 Avaí 1 x 1 Botafogo

Domingo

16h00 São Paulo 0 x 1 Flamengo
16h00 Atlético-PR 2 x 2 Internacional
16h00 Grêmio 2 x 1 Corinthians
16h00 Cruzeiro 1 x 2 Atlético-MG
18h30 Fluminense 2 x 0 Santo André
18h30 Vitória 3 x 2 Santos
18h30 Sport 0 x 0 Goiás

Os comentários estão abertos a palpites e opniões a respeito da rodada.

P. S. Na Série B, o Bahia perdeu por 4 x 1 para o América de Natal e se vê cada vez mais longe de voltar à elite do futebol nacional, enquanto os seus fanáticos torcedores vêem o rival Vitória figurar na terceira posição da Série A, apresentando um bom futebol.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ronaldo: o fenômeno de volta?

A agitada semana do Fenômeno começou com uma declaração em tom de brincadeira, mas que gerou bastante polêmica entre os torcedores do Flamengo, em que o craque colocava em xeque as pesquisas que apontam a torcida do Rubro Negro carioca como a maior do país. Teve seu ápice ontem, na partida contra o Fluminense, com uma atuação que remonta aos velhos tempos, marcando 3 dos 4 gols do Corínthians. Agora, ganha mais um ingrediente: uma pesquisa divulgada pelo globoesporte.com aponta Ronaldo como o jogador mais querido do país, com 22,64% dos votos, seguido por Kaká com 21,18%. Após mais uma contusão e tempo de recuperação que o deixou longe dos gramados por mais de um ano, Ronaldo voltou surpreendendo a todos no Corínthians, após período de recuperação na Gávea.

Apesar de toda a polêmica gerada pela declaração, sempre fui fã do futebol do craque e sempre torci - e continuo torcendo - para sua recuperação plena, mesmo achando muito difícil que ele atinja novamente a condição física ideal. O retorno do Fenômeno aos gramados, apresentando um futebol de alto nível empolgou a todos e já se começa a especular a sua volta para a seleção brasileira. Porém, vale à pena ressaltar que já faz mais de 14 anos que o jogador deixou o país para jogar em clubes de ponta em campeonatos de altíssimo nível. Ou seja, além do seu talento nato, foi condicionado a enfrentar defesas altamente sólidas e bem preparadas, que reuniam os melhores do mundo no mesmo campeonato, como a exemplo da Champions League. Portanto, ele retorna ao Brasil com uma maneira de jogar - e que já demonstrou que isso ele não esqueceu mesmo estando fora de forma - condicionada a furar barreiras e goleiros com a qual não se está acostumado no futebol do nosso país.


Desse modo, valeria à pena refletir, principalmente para uma boa conversa de bar, se o Fenômeno realmente estaria pronto para voltar à seleção na copa do mundo apenas alcançando reduzir peso e entrar em forma adequada, mesmo jogando em um campeonato onde, por ventura, venha enfrentando times com defesas menos sólidas ou despreparadas para enfrentar atacantes do seu nível. Depois dele ainda não apareceu nenhum atacante na seleção que fosse unanimidade, como o foram o próprio Nazário, Romário e Careca em tempos que acompanhei a nossa seleção.

Para quem gosta de futebol europeu

Quem curte o futebol europeu sofre com esse período monótono de férias e contratações de jogadores. Então, aí vai um aperitivo até começarem os campeonatos nacionais e continentais:

Copa da Paz
Datas: 24 de julho a 2 de agosto

Participantes:
Sevilla-ESP, Juventus-ITA e Seongnam Ilhwa-COR (grupo A),
Real Madrid-ESP, LDU Quito-EQU e Al-Ittihad-ARS (grupo B),
Málaga-ESP, Aston Villa-ING e Atlante-MEX (grupo C),
Lyon-FRA, Besiktas-TUR e Porto-POR (grupo D).
Os vencedores de cada grupo se enfrentam nas semi-finais.

Tabela:
24/julho: Sevilla x Juventus (Sevilha), LDU x Al-Ittihad (Jerez)
25/julho: Málaga x Aston Villa (Málaga), Lyon x Besiktas (Huelva)
26/julho: Sevilla x Seongnam (Sevilha), Real Madrid x Al-Ittihad (Madri)
27/julho: Málaga x Atlante (Málaga), Lyon x Porto (Huelva)
28/julho: Juventus x Seongnam (Jerez), Real Madrid x LDU (Madri)
29/julho: Besiktas x Porto (Sevilha), Aston Villa x Atlante (Málaga)
31/julho: 1º do A x 1º do B (Sevilha), 1º do C e 1º do D (Málaga)
2/agosto: Final (Sevilha)

World Football Challenge
Datas: 19 a 26 de julho

Participantes: Chelsea-ING, América-MEX, Milan-ITA e Internazionale-ITA
Jogos nos EUA e os times se enfrentam entre si. Quem fizer mais pontos será o campeão.

Tabela:
19/julho: América x Inter (Palo Alto)
21/julho: Chelsea x Inter (Pasadena)
22/julho: América x Milan (Atlanta)
24/julho: Chelsea x Milan (Baltimore)
26/julho: Inter x Milan (Foxboro), Chelsea x América (Arlington)

Copa Audi
Datas: 29 e 30 de julho

Participantes: Bayern de Munique-ALE, Boca Juniors-ARG, Milan-ITA e Manchester United-ING

Tabela:
29/julho: Boca Juniors x Manchester United, Bayern de Munique x Milan
30/julho: Decisão do terceiro lugar e final

Torneio de Amsterdã
Datas: 24 a 26 de julho

Participantes: Ajax-HOL, Benfica-POR, Atlético de Madrid-ESP e Sunderland-ING
Cada time joga 2 vezes, quem fizer mais pontos, leva. E além dos pontos por vitória/empate, cada gol marcado também vale 1 ponto.

Tabela:
24/julho: Benfica x Sunderland, Ajax x Atlético
26/julho: Atlético x Sunderland, Ajax x Benfica

Copa Emirates
Datas: 1º e 2 de agosto

Participantes: Arsenal-ING, Atlético de Madrid-ESP, Rangers-ESC e Paris Saint-Germain-FRA
Mesmo regulamento do torneio de Amsterdã.

Tabela:
1º/agosto: Rangers x PSG, Arsenal x Atlético
2/agosto: PSG x Atlético, Arsenal x Rangers

Copa Wembley
Datas: 24 a 26/julho

Participantes: Barcelona-ESP, Celtic-ESC, Tottenham-ING e Al-Ahly-EGI
Mesmo regulamento do torneio de Amsterdã.

Tabela:
24/julho: Celtic x Al-Ahly, Barcelona x Tottenham
26/julho: Al-Ahly x Barcelona, Tottenham x Celtic

Troféu Ramón de Carranza
Datas: 13 a 15/agosto

Participantes: Cádiz-ESP, Deportivo La Coruña-ESP, Sevilla-ESP e Valencia-ESP

Tabela:
13/agosto: Cádiz x Deportivo
14/agosto: Sevilla x Valencia
15/agosto: Decisão do terceiro lugar e final

Troféu Teresa Herrera
Datas: a serem definidas

Participantes: Deportivo La Coruña-ESP e outros três a definir

Troféu TIM
Data: 14 de agosto

Participantes: Milan-ITA, Internazionale-ITA, Juventus-ITA
Os times jogam entre si em partidas de 45 minutos. Vitória no tempo normal vale três pontos, vitória nos pênaltis dois pontos e derrota nos pênaltis um ponto. Quem somar mais pontos, leva.

Troféu Berlusconi
Data: 17 de agosto

Participantes: Milan-ITA e Juventus-ITA em partida única.

Troféu Premier League Asia
Datas: 29 a 31 de julho

Participantes: West Ham-ING, Tottenham-ING, Hull-ING, Beijing Guoan-CHN

Tabela:
29/julho: West Ham x Tottenham, Hull x Beijing Guoan
31/julho: Decisão do terceiro lugar e final

Troféu Santiago Bernabéu
Data: 25 de agosto

Participantes: Real Madrid-ESP e Milan-ITA em partida única. E Kaká enfrentando o ex-clube pela 1ª vez.

Troféu Joan Gamper
Data: 18 de agosto

Participantes: Barcelona-ESP x Adversário a definir

Troféu Naranja
Data: 8 de agosto

Participantes: Valencia-ESP e Arsenal-ING em partida única

Troféu do Guadiana
Datas: 16 a 18 de julho

Participantes: Benfica-POR, Anderlecht-BEL, Olhanense-POR e Athletic Bilbao-ESP

Tabela:
16/julho: Benfica x Athletic
17/julho: Olhanense x Anderlecht
18/julho: Decisão do terceiro lugar e final

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais uma vez, Flamengo!

Flamengo e Olympikus anunciaram oficialmente a parceiria comercial entre o clube e a fabricante de material esportivo, que aportará quantias consideráveis à receita do clube: R$ 21 milhões por ano e o pagamento da metade do salário de Adriano. Curiosamente, a Olympikus somente se utilizará de Adriano no que tange os materiais esportivos, ou seja, basicamente a venda de camisas, pois o jogador tem contrato com a Nike – inclusive usou chuteiras da Nike na apresentação das novas camisas da Olympikus.

Em tempos de vagas magras no Flamengo (como sempre, mas de uma forma acentuada nos últimos tempos), com o desmembramento de outros esportes no clube, como a ginástica olímpica, perdendo atletas de peso, o patrocínio da Olympikus e suas novas propostas de marketing beneficiarão não apenas o futebol, mas também o basquete do clube, responsável pelos últimos maiores trufos esportivos do clube. Na onda das novas estratégias de marketing, o goleiro Bruno ganha linha personalizada e as novas camisas de goleiro serão comercializadas com seu autógrafo estampado. A linha de roupas esportivas será ampliada com mais ofertas para o público feminino e infantil e com ampliação da disponibilidade de tamanhos.
Mais uma vez o Flamengo começa uma campanha de marketing, mas que parece ter sido desenvolvida com mais solidez que investidas anteriores, devido ao tempo de negociação que se inciou há mais de um ano, quando o Flamengo ainda tinha contrato com a Nike. Quando conseguir fechar as cotas de patrocínios para a camisa, estimada em torno dos R$ 20 milhões, o Flamengo estará novamente com uma receita fixa invejável, a ser somada ainda com as arrecadações dos jogos. Entretanto, porém, contudo e todavia, além dos problemas financeiros conhecidos por todos, some-se aos motivos de procupação a histórica má administração do futebol do clube, que até hoje tem prejudicado mais do que ajudado em termos financeiros e esportivos. Sendo assim, esperemos para ver como ficarão as coisas na Gávea a partir de agora.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que você faria com € 212.000.000,00?

Depois de Kaká e Cristiano Ronaldo, o Real fechou com o zagueiro Albiol do Valência e Benzema, atacante do Lyon. A enxurrada de dinheiro já está em 212 milhões de euros, R$ 576 milhões no câmbio de hoje. São mais de 10 mega-senas iguais à sorteada semana passada. Daria para...

- O Flamengo pagar toda a sua dívida. E ainda sobrariam uns "trocados"...

- O Bahia comprar 7 Daniel Alves. Se ele ainda valesse o que valia quando o Bahia o vendeu, dava pra mais de 500.

- Pagar metade da dívida do Michael Jackson.

- Construir 2 estádios para a Copa de 2014 no Brasil.

- Empregar 5 gerações de Sarney no Senado.

- Pagar um intercâmbio para Joel Santana em todos os países de língua inglesa.

Só não pra comprar uma estrelinha de campeão brasileiro...