domingo, 26 de julho de 2009

Arriba México!

Por Leonardo Alves, enviado especial no México

Imagine o Brasil perdendo em casa para a Argentina. Ruim, não é? Agora imagine perder uma final por 5x0. Guardadas as devidas proporções, foi isso que aconteceu hoje na final da Copa Oro (a "Copa América" da CONCACAF). Jogando no Giant Stadium, diante de quase 80000 torcedores, os EUA foram derrotados pelo México. E, para os mexicanos, ganhar dos EUA tem o mesmo sabor de uma vitória da seleção brasileira sobre a Argentina.
Depois de um primeiro tempo truncado e sem gols, o México abriu o placar aos 9 minutos em um pênalti convertido por Torrado. Depois disso, os EUA se perderam em campo e os outros gols vieram "por osmose". Giovanni dos Santos - aquele mesmo, ex-Barcelona e campeão sub-17 batendo o Brasil na final - fez o segundo aos 16, Carlos Vela fez o terceiro aos 19, José Castro marcou o quarto aos 34 e o argentino naturalizado, Guillermo Franco, fez o quinto já nos acréscimos.
Festa nas ruas mexicanas pelo título e pela quebra de um longo jejum. Desde 99 não venciam os EUA em solo americano (eram 9 derrotas e 2 empates). A vitória também serviu como tira-teima no torneio: agora "La Tri" é a maior vencedora da competição com 5 títulos conquistados, contra 4 dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: