quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ronaldo: o fenômeno de volta?

A agitada semana do Fenômeno começou com uma declaração em tom de brincadeira, mas que gerou bastante polêmica entre os torcedores do Flamengo, em que o craque colocava em xeque as pesquisas que apontam a torcida do Rubro Negro carioca como a maior do país. Teve seu ápice ontem, na partida contra o Fluminense, com uma atuação que remonta aos velhos tempos, marcando 3 dos 4 gols do Corínthians. Agora, ganha mais um ingrediente: uma pesquisa divulgada pelo globoesporte.com aponta Ronaldo como o jogador mais querido do país, com 22,64% dos votos, seguido por Kaká com 21,18%. Após mais uma contusão e tempo de recuperação que o deixou longe dos gramados por mais de um ano, Ronaldo voltou surpreendendo a todos no Corínthians, após período de recuperação na Gávea.

Apesar de toda a polêmica gerada pela declaração, sempre fui fã do futebol do craque e sempre torci - e continuo torcendo - para sua recuperação plena, mesmo achando muito difícil que ele atinja novamente a condição física ideal. O retorno do Fenômeno aos gramados, apresentando um futebol de alto nível empolgou a todos e já se começa a especular a sua volta para a seleção brasileira. Porém, vale à pena ressaltar que já faz mais de 14 anos que o jogador deixou o país para jogar em clubes de ponta em campeonatos de altíssimo nível. Ou seja, além do seu talento nato, foi condicionado a enfrentar defesas altamente sólidas e bem preparadas, que reuniam os melhores do mundo no mesmo campeonato, como a exemplo da Champions League. Portanto, ele retorna ao Brasil com uma maneira de jogar - e que já demonstrou que isso ele não esqueceu mesmo estando fora de forma - condicionada a furar barreiras e goleiros com a qual não se está acostumado no futebol do nosso país.


Desse modo, valeria à pena refletir, principalmente para uma boa conversa de bar, se o Fenômeno realmente estaria pronto para voltar à seleção na copa do mundo apenas alcançando reduzir peso e entrar em forma adequada, mesmo jogando em um campeonato onde, por ventura, venha enfrentando times com defesas menos sólidas ou despreparadas para enfrentar atacantes do seu nível. Depois dele ainda não apareceu nenhum atacante na seleção que fosse unanimidade, como o foram o próprio Nazário, Romário e Careca em tempos que acompanhei a nossa seleção.

4 comentários:

José da Silva disse...

Não sei se o Fenômeno terá pique para mais uma copa do mundo. Acho que teremos que nos conformar com Luis Fabiano e torcer para que Pato evolua bastante até a copa da África do Sul em 2010.

Gabriel disse...

Ronaldo na seleção é uma possibilidade se não for pra jogar de titular e sim como arma pro segundo tempo, mesmo assim teríamos que ter mais um reserva de nível para Luis Fabiano, o que até hoje não temos.
Sobre voltar a forma, eu já desisti, ele não volta mais, a forma dele é esta...

Leo disse...

É... forma esférica.

IGOR PESSÔA disse...

Ele vai é levar o pessoal pras "barcas"....