segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Europa bombando!

O pontapé inicial do futebol europeu já foi dado há algum tempo. As fases prévias da Liga dos Campeões terminam essa semana (destaque para Atlético de Madrid x Panathinaikos e Arsenal x Celtics) e os principais campeonatos já começaram. Na Alemanha, o Bayern, do controverso Van Gaal (o mesmo que tirou Rivaldo do Barça e enxotou Lúcio do Bayern nessa temporada), começou a Bundesliga claudicante e perdeu para o caçula Mainz por 2x1. A Internazionale estreou com um tropeço em casa diante de outro caçula, o Bari. Na Inglaterra, depois de um tropeço no meio da semana contra o modesto (e também caçula) Burnley, o Manchester triturou o Wigan fora de casa: 5x0. O Arsenal segue bem e goleou novamente: 4x1 diante do Portsmouth. Já o Liverpool tomou 3x1 do Aston Villa em casa e vai perdendo espaço na briga pelo título. O Chelsea continua 100% e é co-líder ao lado do Tottenham. Será que os Spurs conseguirão finalmente uma vaguinha na Liga dos Campeões deixando um dos grandes de fora? Em 2006 bateu na trave, perdeu a vaga para o arqui-rival Arsenal na última rodada.

No entanto, sem a "Liga das Estrelas", não dá pra dizer que a temporada européia efetivamente começou. Desde o último período galático de Florentino que não se criava tanta expectativa em torno da liga espanhola. É a chance do campeonato espanhol voltar a ser o centro das atenções na Europa. Lugar que um dia já foi do hoje decadente "Calcio" (quando tinha jogadores do quilate de Van Basten, Gullit, Maradona, Careca...) e que ultimamente vem sendo ocupado pela "Premier League" com seus bilionários contratos televisivos e audiência massiva das torcidas nos estádios.

O Real Madrid monopolizou as atenções durante o período de contratações tirando os principais astros das grandes ligas: Kaká do campeonato italiano, Cristiano Ronaldo do inglês e Benzema do francês. "Só" faltou Ribéry que vai ficar pro ano que vem (opinião do colunista). O time ainda não está azeitado, o que é normal em início de temporada, mas tem condições de aspirar a todos os títulos que disputar. Hoje já deu mostras de evolução com uma convincente vitória sobre o Rosenborg (4x0) na disputa do troféu Santiago Bernabéu. Kaká vem sendo o grande destaque nessa pré-temporada. Cristiano ainda não engrenou.

Do outro lado, o Barcelona, que dispensa comentários. O time contratou pouco, é verdade, mas depois do triplete da última temporada, não há necessidade de grandes investimentos. Destaque apenas para Ibrahimovic que vem com a grande responsabilidade de substituir Eto'o. Para Eto'o, será muito mais fácil brilhar em um time "caseiro" como a Inter.
Depois de uma boa pré-temporada nos Estados Unidos, o Barça já papou seu primeiro título oficial com a Supercopa do Rei da Espanha. Duas boas vitórias sobre o Athletic Bilbao (2x1 / 3x0) mostraram que o futebol da equipe não tirou férias e que ainda é o time a ser batido, não só na Espanha como na Europa. O grande desafio de Guardiola será manter a equipe motivada depois de tantos êxitos.

Além do início do campeonato espanhol, essa semana também reserva o sorteio dos grupos da 1ª fase da Liga dos Campeões. O sorteio ocorre na quinta-feira, 27/08. Voltaremos com os comentários das chaves após o sorteio.

3 comentários:

Clítia Milagres disse...

Olá...passando para uma visitinha.
Parabéns pelo blog

http://abelaeabola.blogspot.com

Iboti disse...

Com o início da temporada européia, não faltarão bons jogos para os amantes do futebol. Continuo apostando no Barça.

Mestre Benicha disse...

Início de temporada européia é, para muitos o momento futebolístico mais esperado do ano, quando não tem copa.

Particularmente falando, estou louco para ver um duelo entre Barcelona e o Real Madrid.

Será um jogaço!

Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com