quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEFA Champions League - Chaves da 1ª fase

Foram sorteados agora há pouco os grupos da primeira fase da UEFA Champions League. Vamos a eles:

Grupo A
Bayern de Munique
Juventus
Bordeaux
Maccabi Haifa


Nesse grupo, Juventus e Bayern aparecem como francos favoritos pela tradição e equipes que possuem. A chegada de Robben (negociado hoje) ao time alemão deve render frutos se a parceria com Ribery funcionar. Entretanto, o campeão francês corre por fora, especialmente se a má fase do Bayern de Munique durar mais algumas semanas. O israelense Maccabi Haifa completa o grupo como mero figurante mas pode ajudar a pender a balança caso consiga arrancar algum pontinho dos grandes.

Grupo B
Manchester United
CSKA Moscou
Besiktas
Wolfsburg


Uma vaga é do Manchester. A outra será disputada em igualdade de condições entre russos, turcos e alemães. O Wolfsburg deve agradecer pela sorte que teve ao cair neste grupo pois estavam no pote nº 4 (o dos clubes teoricamente mais fracos) e só terá o Man Utd como bicho papão pela frente.

Grupo C
Milan
Real Madrid
Olympique de Marselha
Zürich

Esse clichê não posso deixar passar: o grupo C é o "grupo da morte" dessa Liga dos Campeões. 3
ex-campeões disputarão 2 vagas com clara vantagem para Milan e Real Madrid. Esse confronto também marcará o retorno de Kaká a San Siro depois de ter sido negociado com os Merengues. O Real, em especial, tem uma motivação a mais nessa Champions pois a final será jogada no seu estádio, o Santiago Bernabéu.
Do lado do Milan, Ronaldinho tentará reeditar seus melhores tempos de Barcelona no Bernabéu, onde já foi aplaudido de pé, e o holandês Huntelar buscará vingança por ter sido enxotado do ex-clube. O Olympique pode ter alguma chance se o Milan continuar risível como esteve na pré-temporada e o Zürich será um mero observador.

Grupo D
Chelsea
Porto
Atlético de Madrid
Apoel Nicósia


Chelsea papa uma das vagas com Porto e Atlético brigando pela outra. Será a chance de vingança dos colchoneros contra os portistas que os eliminaram da edição passada da Champions (dessa vez aposto no Atlético de Madrid). Os cipriotas fazem figuração no grupo.

Grupo E
Liverpool
Lyon
Fiorentina
Debrecen


O Liverpool é o favorito a uma das vagas desde que melhore sua má performance nesse início de campeonato inglês. O Lyon deve levar a segunda vaga mas terá a Fiorentina como um duro rival a ser batido. O Debrecen representarão a Hungria depois de quase 15 anos de ausência, desde a última participação do Ferencvaros, porém não devem ameaçar os outros 3 postulantes às 2 vagas.

Grupo F
Barcelona
Internazionale
Dynamo Kiev
Rubin Kazan

Barça e Inter, disparados, devem levar as 2 vagas. Será o confronto de Ibrahimovic e Eto'o contra os seus ex-clubes para ver quem se deu melhor com a troca. Ucranianos e russos tentarão o 3º lugar como prêmio de consolação.

Grupo G
Sevilla
Rangers
Stuttgart
Unirea Urziceni

Este é o grupo teoricamente mais fraco tecnicamente porém bastante equilibrado. O Sevilla entrou como cabeça-de-chave por ter tido um score melhor do que o Real Madrid nas competições européias dos últimos anos. A briga será dura contra escoceses e alemães que também têm bons time. Aposto em Sevilla e Stuttgart para as duas vagas. Os romenos ficam de coadjuvantes.

Grupo H
Arsenal
AZ
Olympiacos
Standard Liège

O Arsenal tirou a sorte grande. O campeão holandês AZ, os gregos do Olimpiakos e os belgas de Liège não devem ameaçar. Aposto nos holandeses para assegurarem a segunda vaga mesmo após a saída do técnico Van Gaal para o Bayern de Munique.

No dia 16/09, será dado o pontapé inicial da maior competição clubística do mundo. Dia 22/05, um sábado e não uma quarta-feira como de costume, será jogada a final. Um prato cheio para os amantes do bom futebol.

3 comentários:

Mestre Benicha disse...

Bons grupos, mas estou já ansioso para acompanhar Inter x Barcelona (ou Ibra x Eto'o) e Milan x R. Madrid.

Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Iboti disse...

Todos devem estar na expectativa para os que devem ser os melhores jogos da primeira fase: Barça X Inter e Mila X Real Madrid. Dois embates entre italianos e espanhóis!

Anônimo disse...

Hm hm.. that's amazing but honestly i have a hard time understanding it... I'm wondering what others have to say....