segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tchau Mano, e Agora?

O anúncio da demissão do técnico da Seleção Brasileira, reprovado por boa parte da imprensa e dos torcedores, incluindo apenas uma ponta de esperança da parte deste que escreve, leva a um questionamento, no mínimo, preocupante: quem é o melhor substituto? Os técnicos brasileiros mais cotados para o cargo, segundo a imprensa e a manifestação de torcedores em sites e blogs internet afora, são: Muricy Ramalho, Felipão e Tite. Não necessariamente nessa ordem.
Muricy Ramalho, particularmente, nunca teve 100% da minha aprovação pelo estilo retranqueiro, que não deveria combinar com o futebol que a Seleção deveria apresentar em campo. Atualmente, apresenta um trabalho bastante questionável no Santos, cujo time depende de um jogador. Além, é claro, do baile que tomou do Barcelona no mundial ter mostrado que ele não soube como encarar o problema. Porém, o histórico dele com equipes com grandes jogadores, como Inter e São Paulo, além de sua seriedade e liderança contam pontos a favor.
Felipão tem um estilo parecido com o Muricy (ou vice versa) e é apreciado por muitos por ter sido o técnico do penta. Não se pode esquecer, porém, que Ronaldo e Rivaldo voaram baixo naquela copa, em que até Ronaldinho Gaúcho teve momentos de brilho com a amarelinha, quando a situação estava difícil diante da Inglaterra. No futebol moderno, afinal já se passaram dez anos, o histórico de Luiz Felipe Scolari não é dos melhores, dada suapassagem pelo Chelsea e agora com o rebaixamento do Palmeiras para a segunda divisão do Brasileirão. 
Tite tem um estilo muito parecido com o do Mano Menezes e, ao meu ver, seria trocar seis por meia dúzia, pois os resultados que ele obteve com o Corinthians foram resultado de anos de trabalho, o que talvez não dê tempo até 2014. Por ter um estilo parecido com o do atual técnico da canarinho, talvez consiga dar continuidade ao trabalho, aproveitando o que ficou de bom a seu favor. A decisão da CBF de apresentar o novo nome apenas em Janeiro nos leva a pensar que estão esperando Tite finalizar o seu compromisso com o Mundial do Corinthians.
No meio da briga, surge como uma remota possibilidade o nome de Pepe Guardiola, ex-técnico do melhor time do mundo, que já declarou mais de uma vez estar aberto a ser técnico da nossa Seleção. Seria perfeito para o intuito de se retomar o jogo de toque de bola envolvente que um dia já brilhou no futebol brasileiro e foi incorporado pela Espanha de maneira brilhante. Porém, há os que acham improvável e que "pega mal" ter um técnico estrangeiro no mundial em nosso país. Mas não seria interessante ter um estrangeiro em meio a tantas suspeitas de manobras de cartolas para valorização de jogadores? Ter alguém de cultura diferente da nossa não poderia inibir esse tipo de iniciativas pelo menos até o mundial em 2014? Certamente, representaria ganhos inestimáveis para o futebol da nossa seleção, que precisa urgentemente ser ressuscitado.

3 comentários:

IGOR PESSÔA disse...

Guardiola seria ideal para o futebol vistoso, o jogar bonito, não necessariamente vitorioso pois o tempo de trabalho é pequeno até a Copa. Mesmo assim eu traria! Acho que precisamos resgatar a mística da Amarelinha!

Carlos Henrique Pereira disse...

Ainda restam praticamente dois anos até a Copa e, agora, parece mais claro pelo menos a base da seleção principal com a qual ele poderia trabalhar nesse período.

Jorge Ramiro disse...

Trabalho em equipe eu acho que é mais importante para ganhar uma Copa do Mundo. No outro dia, Roberto Carlos veio para o meu petshop para comprar brinquedos para cachorro e conversamos sobre isso.