quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Brasil e Colômbia - Apenas um Empate

Apesar do bom jogo do Brasil, com muitas chances criadas e possibilidade de ter vencido o jogo, ficou claro alguns erros que o técnico da Seleção vem cometendo:  convocações duvidosas e escalações equivocadas. A convocação duvidosa da vez foi Thiago Neves, que já não vinha jogando bem no Fluminense há muito tempo e, mesmo assim, entrou como titular e permanceu em campo até o segundo tempo. Vale a teoria da valorização? Quanto à escalação, ter colocado Leandro Castán como lateral esquerdo, tendo Adriano e Fábio Santos no banco.
No mais, dentre os pontos positivos, podemos destacar que o miolo do setor defensivo da seleção já está bem definida e espero que possa ser mantida essa base até o mundial de 2014: Thiago Silva, David Luiz, Paulinho e Ramires. As laterais também já tem bons nomes, faltando talvez um bom nome para a reserva da lateral direita. 
Neymar comemora do golaço (fonte: globoesporte.com)
Do meio pra frente, ainda falta definir as coisas. Particularmente, ainda não estou convencido do modo de jogar sem centroavante. No Barcelona, o sistema funciona, mas isso foi trabalhado diariamente ao longo de anos. Tentar colocar isso numa seleção que ainda não está definida e que joga junto esporadicamente é um tanto quanto arriscado. Ter uma referência na área poderia até ajudar a liberar um pouco a marcação em cima de Neymar.
A volta de Kaká ajudou a dar um equilíbrio ao setor de criação e, se continuar jogando bem até a Copa, não vejo nenhum jogador em condições de tirar a vaga dele. Lucas é um excelente jogador, mas poderia tentar levantar um pouco mais a cabeça, que o ajudaria a ser excepcional. 
Falando do ponto de vista de hoje, a minha esperança para a copa reside em Oscar. O cara joga muito, foi para a Europa no momento certo e, se não houver alguma pedra no meio do caminho, chegará voando em 2014. Paulo Henrique Ganso vai ter que jogar muita bola em 2013 para tentar recuperar o tempo perdido entre lesões e comparações salariais com Neymar e voltar a jogar o futebol que encantou os brasileiros em 2010.

Um comentário:

Leonardo disse...

Oscar jogou? Não vi!
Castán de lateral foi foda mesmo. Totalmente perdido.