
sábado, 27 de agosto de 2011
Barcelona, Outra Vez

domingo, 21 de agosto de 2011
And the Oscar goes to...
A Ney Franco, técnico competente, experiente em trabalhos na base, não tão badalado quanto outros "figurões" do nosso futebol, mas que de forma discreta conseguiu reunir um grupo competitivo e vencedor.
A Henrique, artilheiro e melhor jogador do torneio. Ao goleiro Gabriel, que não merecia carregar a cruz de uma eventual eliminação pela falha no segundo gol sofrido. A Dudu, que foi o 12º jogador desse time e barbarizou sempre que foi posto em campo.
Ao próprio Oscar, que mostrou versatilidade, qualidade, sorte, oportunismo e foi o grande nome da decisão.
É Penta!!!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Mania de Perseguição

terça-feira, 9 de agosto de 2011
Complô Pró-Corinthians ou Teoria da Conspiração?
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Excelentes Ataques e Péssimas Defesas

terça-feira, 26 de julho de 2011
No final, o melhor foi campeão

quinta-feira, 14 de julho de 2011
Mudança de Postura

terça-feira, 12 de julho de 2011
E agora, José, ou melhor, Brasil?

terça-feira, 5 de julho de 2011
Desinteresse pela Amarelinha

segunda-feira, 4 de julho de 2011
Copa América 2011: Um começo de empates

Em relação à dupla Neymar e Ganso, acredito que a responsabilidade e a confiança neles depositadas tenham pesado. Ganso, principalmente, apareceu pouco e não criou nada comparado ao que se espera dele. Neymar, por sua vez, pareceu buscar um pouco mais o jogo, mas também não conseguiu render.
Atuando como mais um dos 90 milhões de técnicos que temos no Brasil (uma aproximação, desconsiderando-se boa parte das mulheres,dos marginalizados sem acesso a TV ou outro tipo de fonte de informação e os que simplesmente não ligam para futebol), não acho que o resultado do jogo em si seja motivo para substituições de jogadores neste momento. Talvez uma mudança de posicionamento, maior exploração dos laterais, como Daniel Alves, que possui reconhecida capacidade de apoiar o ataque, e uma pressão mais forte para objetividade de nossos jogadores possa melhorar substancialmente o desempenho de nossa seleção.
domingo, 26 de junho de 2011
Tristeza Monumental

Deu para ver acima que não faltaram chances para o River permanecer na 1ª divisão. Some-se a tudo isso, o fato de que na Argentina, o regulamento é feito para proteger os ditos "grandes" de desatres como esses. Diferente da maioria dos campeonatos nacionais, o cálculo do rebaixamento é feito em cima da média de pontos dos últimos 3 campeonatos, o que dá a idéia do quanto os millonarios flertaram com o descenso. É preciso fazer 3 campeonatos ruins, jogar um mata-mata com um time da B e ainda perder a vantagem do empate no confronto para ser rebaixado na Argentina. E o River conseguiu.
Um gigante na 2ª divisão não é novidade a nivel mundial. Milan, Juventus, Manchester Utd, Arsenal, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Grêmio, Palmeiras... a lista é enorme. Que o River tire lições desse rebaixamento e o encare como uma oportunidade de rever seus erros e retomar seus dias de glória. O River de Di Stéfano, Passarella, Francescoli, Marcelo Salas, Ariel Ortega, Aimar, Hernán Crespo e outros craques do passado.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Santos x Barcelona
Do Barcelona não há muito o que se especular. Dá pra escalar HOJE o provável time que irá enfrentar o Santos numa hipotética final: Valdés, Daniel, Puyol, Piqué, Abidal, Busquets, Xavi, Iniesta, Villa, Pedro e Messi. Podem ocorrer mudanças pontuais por problemas de contusão (que assolaram o time na última temporada), reforços que se destaquem (O chileno Alexis Sanchez, ou quem sabe Kun Aguero, podem cavar uma vaguinha se forem contratados) ou algum novo craque que surja em La Masía (Thiago Alcântara, filho do brasileiro Mazinho, está comendo a bola no europeu Sub-21 com a seleção espanhola). Mas pelo menos 70% a 80% do time deve ser esse aí.
E o Santos? Zé Eduardo já foi (desfalque que será bastante sentido... pelo Barcelona). Neymar afirma que quer ficar mas será difícil resistir ao canto da sereia vindo de Madrid. O valor de sua multa rescisória (45 milhões de euros) é proibitiva para a grande maioria dos clubes europeus, mas não para o Real. A imprensa espanhola já divulga até um pré-acordo assinado com a jóia santista.
Ganso nem sequer está disfarçando que quer ficar. Ele já vem de uma relação bastante desgastada devido à renovação de contrato que não foi efetivada na época em que esteve contundido. Após a final da Libertadores, deu declarações evasivas sobre seu futuro, e comenta-se até que ele tem frequentado aulas de italiano. Algum dos gigantes de Milão deve ser o seu destino. O arrivederci parece estar próximo.
Grande parte da expectativa para esse jogo (e das chances do Santos vencer o Barcelona) passa pelo Santos manter suas 2 estrelas no elenco. Vencer o Barcelona será dificílimo mas é totalmente possível em jogo único. Com Arouca jogando a bola que vem jogando, com a experiência e entrega de Elano, com uma zaga um pouco mais jovem (Léo, Durval e Dracena não vão segurar Messi e cia) mas, principalmente, com os 2 fora-de-série defendendo o peixe. A diretoria do Santos terá muuuuito trabalho até dezembro.
Mas se até o Inter de Gabiru conseguiu...
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Novela Sem Fim

Preocupada com mais um barraco jurídico a enlamear o futebol brasileiro a FIFA resolveu fazer uma pesquisa com todos os envolvidos. Enviou a cada uma das partes do imbróglio uma carta com a seguinte pergunta:
“Honestamente, qual é a sua opinião isenta sobre o título de campeão brasileiro de 1987 da primeira divisão de futebol reivindicado na Justiça Comum pelo Sport Club Recife?”.
A pesquisa foi um grande fracasso. Por quê?
A imprensa esportiva não sabia o que era opinião isenta. A Justiça comum não sabia o que era futebol. E a CBF pediu maiores explicações sobre o significado do termo honestamente.
Pra completar, o Flamengo não sabia o que era Sport Club Recife e nem CBF. E o Sport até agora não respondeu a carta porque ainda não sabe o que é um título de Primeira Divisão.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Copa do Brasil

domingo, 5 de junho de 2011
Pelada de Luxo
Jogos desse gênero são bastante comuns ao final de cada temporada, aqui no Brasil nem se fala. É "Amigos do Fulano x Amigos do Beltrano" em tudo que é canto. O que chama a atenção nesse caso é o tipo de apelo utilizado para atrair o público. Enquanto por aqui é comum você assistir a uma mescla de jogadores, ex-jogadores, atores, cantores, pilotos, gato, cachorro, periquito... no Bernabéu jogaram ex-jogadores, bastante identificados e que fizeram história por seus clubes. Isso dá uma tônica diferente tanto à qualidade do jogo (que deixa de ser uma pelada) quanto ao público presente (o verdadeiro torcedor de arquibancada e não os fãs de A, B ou C).
Claro que, no final das contas, o que importa realmente é o propósito das partidas, que quase sempre é arrecadar fundos/alimentos para determinada causa humanitária, o que não deixa de ser louvável. Mas para o público que realmente gosta e acompanha o futebol mais de perto, é bem mais legal assistir aos seus ídolos do que penetras de plantão maltratando a pobre da bola.
Ah, sim, o placar: Real Madrid 8x3 Bayern.
sábado, 4 de junho de 2011
O que pensar?
Esse amistoso contra a Holanda poderia ter um atrativo de revanche, de se estar jogando no Brasil, de ser um clássico, mas como se trata de um mero amistoso, vamos nos ater aos pontos citados anteriormente. Sobre os convocados, façamos uma breve análise sobre os convocados:
Desde quando vi o nome de Fred na lista de Mano, não entendi o porque. Trata-se de um jogador que não se encontra em seu melhor nível e que parece não ter grandes ambições na carreiram além do dinheiro. Em contrapartida, fiquei a pensar em quem poderia ocupar melhor essa posição de centro-avante. Temos hoje uma promessa do Inter, Leandro Damião, mas que não sabemos se ainda será realmente um grande centro-avante ou se vai ficar apenas na promessa. Ou seja, não temos uma opção definida para a posição.
Na zaga, temos um excelente nome que é o Thiago Silva, mas temos a pendência de encontrar um nome certo para substituir Lúcio, que tem muitos defeitos, mas também tem qualidades incontestáveis. Talvez fosse o caso do Mano começar o trabalho com alguém que mesmo não sendo absoluto possa ser uma opção pensando-se em 2014.
Ainda na defesa, temos atualmente uma situação diferente de tempos atrás: estamos muito bem servidos na lateral direita com Daniel Alves e Maicon, enquanto André Santos não convence na esquerda. E, mais uma vez, temos a questão crucial: ele não é o lateral esquerdo ideal, mas quem pode substituí-lo incontestavelmente?
Dentre outras observações que pude fazer durante o jogo, temos atualmente a situação de Robinho: nunca será o craque que esperávamos que fosse ser um dia, mas também é um jogador que se desenvolveu bem taticamente desde que foi para a Europa e funciona bem - não mais como um atacante, mas como um meia avançado. Será que Kaká voltará ao nível de titular absoluto no meio da seleção? Pensando em 2014, temos em Lucas a esperança de termos novamente um craque no meio de campo de nossa seleção. Encontrando-se uma maneira de extrair o melhor dele e de Ganso juntos, teremos um senhor meio-campo de criação.
Completando o ataque, temos Neymar que indubitavelmente é a maior promessa do nosso futebol atual. Apesar do jogo apagado de hoje, é perceptível o toque diferenciado na bola.
Finalizando, a Copa América está aí e teremos uma boa oportunidade para avaliar o trabalho de Mano Menezes até o momento, que tem o grande desafio de renovar o nosso quadro de jogadores da seleção, visando o título em 2014.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Voltamos!
E retornamos falando um pouco do clima "fim de festa" no futebol do Velho Continente. Com o fim da UEFA Champions League, os fãs de futebol europeu vão ficar meio órfãos até a temporada 2011-2012 dos principais campeonatos europeu recomeçar. Hora então de acompanhar o vai-e-vem do mercado da bola, os jogos e torneios amistosos (os famosos "caça-níqueis") que os clubes organizam... e pouca coisa além disso.
Enquanto a coisa não começa pra valer, vamos fazer um review do que aconteceu nos principais campeonatos europeus e o que esperar deles para a próxima temporada. Começaremos pela Itália:
Artilheiro: Di Natale - Udinese (28 gols)
Classificados para a Champions League: Milan, Inter, Napoli (fase de grupos) e Udinese (play-offs)
Classificados para Europa League: Lazio (play-offs), Roma (fase preliminar)
Rebaixados: Sampdoria, Brescia e Bari
Promovidos: Atalanta, Siena (garantidos) e mais 1 a ser definido em play-off entre Padova, Novara, Varese e Reggina
Revelação: Napoli
Decepção: Juventus
Temporada mediana dos times da bota. Aliás, como tem sido nos últimos anos, salvo raras exceções. E esse baixo desempenho será castigado fortemente a partir da próxima temporada, quando a Itália terá apenas 3 vagas, e não mais 4, na Champions League. O rendimento ruim de seus clubes em nivel europeu fez com que a Alemanha a ultrapassasse no ranking da UEFA ganhando assim mais uma vaga para a competição a partir de 2012-2013.
EUROPA
Aprovados: Nenhum
Na Champions, Milan e Roma caíram logo nas oitavas, para Tottenham e Shaktar Donetski, respectivamente. A Inter ainda chegou às quartas mas foi eliminada ridiculamente pelo Schalke 04 (com direito a um 2x5 em San Siro).
Na Liga Europa, a Itália não teve um representante sequer a partir das oitavas. A Juve caiu logo na fase de grupos com inacreditáveis 6 empates em 6 jogos! Palermo e Sampdoria também caíram ainda na primeira fase. Já o Napoli sucumbiu logo no primeiro mata-mata frente ao Villareal.
ITÁLIA
Aprovados: Milan, Napoli, Udinese e Lazio
Na Serie A, destaque para o Milan que evitou o hexa da Inter e voltou a ser campeão após 7 anos. Mesmo sem ser brilhante, conseguiu o scudetto liderando quase que de ponta a ponta, graças aos lampejos de brilhantismo de Pato e Ibra, da regularidade de Robinho e da boa incorporação de Cassano no meio da temporada. A defesa, com Thiago Silva e Nesta, também se mostrou como um dos pontos fortes do time, sofrendo apenas 24 gols em todo o campeonato.
Destaque também para a excelente campanha do Napoli, que chegou até a brigar pelo título a certa altura do campeonato, e para a arrancada sensacional da Udinese, que lhe valeu a última vaga para a próxima Champions. Liderada pela dupla Di Natale - Alexis Sánchez, o time de Udine desbancou o favoritismo da Lazio de Hernanes (que fez ótima temporada) e terminou em 4º lugar.
Recuperação: Inter e RomaFizeram uma temporada de razoável para medíocre. Os nerazurri começaram muito mal, ainda sob o comando de Rafa Benítez, mas colocaram o Mundial de Clubes no bolso. Porém, o estrago no Italiano foi muito grande e nem a chegada de Leonardo, que até teve um bom início, foi capaz de manter a hegemonia da Inter na bota. O consolo acabou sendo o título da Copa da Itália que deve acabar servindo pra segurar o emprego do brasileiro no comando do time.
Os romanos foram ainda piores. Nunca aspiraram a nada importante em toda a temporada. Acabaram "premiados" com uma vaguinha na próxima Europa League.
Reprovados: Sampdoria e Juventus
A Samp começou a temporada sonhando com a Liga dos Campeões e acordou na Série B. Eliminada ainda na fase preliminar do maior torneio europeu, foi parar na Europa League onde também não conseguiu avançar de fase. Na bota, acabou pagando caro pelas saídas de Cassano (saiu após brigar com o presidente) e Pazzini (vendido à Inter em janeiro) e não conseguiu a salvação.
Já a Juve... aaah, a Juve! Desde que voltou a Serie A, nunca mais foi a mesma. O maior vencedor de scudetti não conseguiu sequer uma vaguinha na Liga Europa do ano que vem. Não conseguiu nem avançar de fase na Europa League num grupo que tinha Lech Poznan e Salzburg! Salvo alguns bons momentos de Milos Krasic e Del Piero (é, ele mesmo), o time piemontês não terá nada do que sentir falta dessa temporada. Resta agora a esperança de que Antonio Conte, ex-jogador e novo técnico do time, possa dar um jeito nesse time.
No próximo post, um review dos campeonatos da terra da Rainha.