segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nada Como uma Boa Vitória

Nada como uma boa vitória para acalmar os ânimos e o otimismo retornar aos times de futebol. Nesse final de semana, destaco duas situações de fôlego pela vitória na rodada: o Flamengo na série A e o Bahia na série B, esse já com os pulmões cheios.
O Flamengo vinha de 3 derrotas consecutivas, em queda livre rumo à zona da degola. Perdeu por 3 x 0 para o Avaí, 2 x 1 para o Cruzeiro e 4 x 1 para o Grêmio, regressivamente. A última vitória havia sido quatro rodadas antes sobre o Corínthians no Maracanã, por 1 x 0. A seqüência de derrotas já estava levantando suspeitas sobre o técnico Andrade e gerando protestos por parte da torcida. A vitória deu novo ânimo à equipe, após voltar a jogar bem e ter o sérvio Petkovic jogando bem durante toda a partida. O 3 x 0 sobre o Santo André veio na hora certa para dar tranqüilidade ao time para tentar retomar o ritmo do começo do campeonato. Correr atrás do prejuízo dará trabalho, mas é o único caminho a ser seguido ou, então, ficará fadado à Sulamericana novamente ou voltar aos tempos de briga para não cair.

Pela série B, o Bahia conseguiu uma excelente vitória por 3 x 1 sobre o São Caetano e ampliou o fôlego conseguido após a vitória sobre o então líder Atlético-GO por 2 x1 duas rodadas antes e também por 2 x 1 sobre o Paraná na rodada anterior. O tricolor baiano se encontra agora em décimo lugar na competição, apenas a 7 pontos do grupo de acesso à série A. No ritmo que segue, estará no páreo da briga pela classificação e não mais ameaçado pelo fantasma da série C.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Amanhã é dia de casa cheia!!

Atendendo aos pedidos da imensa torcida tricolor, a Diretoria do Bahia manteve a promoção de todo mundo paga meia. Amanhã no Pituaçú, ou Pituaço como a galera tricolor gosta de chamar, será dia de casa cheia. O jogo é contra o São Caetano.
O time vem mostrando um futebol de mais raça depois da chegada do treinador Sergio Guedes. E depois de 2 empates e 2 vitórias, sendo a última uma virada pra cima do Paraná, em plena Curitiba, a torcida está empolgada e promete lotar.
Somente ontem foram vendidos 6mil ingressos e a expectativa é que hoje sejam vendidos pelos menos o dobro de ontem. E olha que ainda tem sábado para a torcida garantir seu ingresso e tentar bater o recorde de público do Bahia neste ano que foi de pouco mais de 25 mil pagantes no jogo contra o Vasco. O time pode não ser bom, mas tem plenas condições, com o apoio da torcida de brigar sim pelo acesso.
Na última terça-feira o atacante Jael começou a conquistar a preferência da torcida após marcar 2 vezes de cabeça e garantir a virada. No jogo contra o então líder Atlético de Goiás ele já havia marcado e hoje já é o artilheiro do time na Série B. Fora isso, o esforço e a forma de jogar, como um pivô, passando a bola para os companheiros que vêm de trás para definir encantaram a fanática torcida tricolor. A entrada do meia Hélton Luiz no 2º tempo dos jogos tem se mostrado necessária. O jogador cobra bem as bolas paradas e tem sido decisivo neste tipo de jogadas, antes para Nem definir, agora para Jael, ou seja o Bahia agora tem 2 opções de área excelentes. O zagueiro artilheiro e agora Jael.
Amanhã tem casa cheia!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEFA Champions League - Chaves da 1ª fase

Foram sorteados agora há pouco os grupos da primeira fase da UEFA Champions League. Vamos a eles:

Grupo A
Bayern de Munique
Juventus
Bordeaux
Maccabi Haifa


Nesse grupo, Juventus e Bayern aparecem como francos favoritos pela tradição e equipes que possuem. A chegada de Robben (negociado hoje) ao time alemão deve render frutos se a parceria com Ribery funcionar. Entretanto, o campeão francês corre por fora, especialmente se a má fase do Bayern de Munique durar mais algumas semanas. O israelense Maccabi Haifa completa o grupo como mero figurante mas pode ajudar a pender a balança caso consiga arrancar algum pontinho dos grandes.

Grupo B
Manchester United
CSKA Moscou
Besiktas
Wolfsburg


Uma vaga é do Manchester. A outra será disputada em igualdade de condições entre russos, turcos e alemães. O Wolfsburg deve agradecer pela sorte que teve ao cair neste grupo pois estavam no pote nº 4 (o dos clubes teoricamente mais fracos) e só terá o Man Utd como bicho papão pela frente.

Grupo C
Milan
Real Madrid
Olympique de Marselha
Zürich

Esse clichê não posso deixar passar: o grupo C é o "grupo da morte" dessa Liga dos Campeões. 3
ex-campeões disputarão 2 vagas com clara vantagem para Milan e Real Madrid. Esse confronto também marcará o retorno de Kaká a San Siro depois de ter sido negociado com os Merengues. O Real, em especial, tem uma motivação a mais nessa Champions pois a final será jogada no seu estádio, o Santiago Bernabéu.
Do lado do Milan, Ronaldinho tentará reeditar seus melhores tempos de Barcelona no Bernabéu, onde já foi aplaudido de pé, e o holandês Huntelar buscará vingança por ter sido enxotado do ex-clube. O Olympique pode ter alguma chance se o Milan continuar risível como esteve na pré-temporada e o Zürich será um mero observador.

Grupo D
Chelsea
Porto
Atlético de Madrid
Apoel Nicósia


Chelsea papa uma das vagas com Porto e Atlético brigando pela outra. Será a chance de vingança dos colchoneros contra os portistas que os eliminaram da edição passada da Champions (dessa vez aposto no Atlético de Madrid). Os cipriotas fazem figuração no grupo.

Grupo E
Liverpool
Lyon
Fiorentina
Debrecen


O Liverpool é o favorito a uma das vagas desde que melhore sua má performance nesse início de campeonato inglês. O Lyon deve levar a segunda vaga mas terá a Fiorentina como um duro rival a ser batido. O Debrecen representarão a Hungria depois de quase 15 anos de ausência, desde a última participação do Ferencvaros, porém não devem ameaçar os outros 3 postulantes às 2 vagas.

Grupo F
Barcelona
Internazionale
Dynamo Kiev
Rubin Kazan

Barça e Inter, disparados, devem levar as 2 vagas. Será o confronto de Ibrahimovic e Eto'o contra os seus ex-clubes para ver quem se deu melhor com a troca. Ucranianos e russos tentarão o 3º lugar como prêmio de consolação.

Grupo G
Sevilla
Rangers
Stuttgart
Unirea Urziceni

Este é o grupo teoricamente mais fraco tecnicamente porém bastante equilibrado. O Sevilla entrou como cabeça-de-chave por ter tido um score melhor do que o Real Madrid nas competições européias dos últimos anos. A briga será dura contra escoceses e alemães que também têm bons time. Aposto em Sevilla e Stuttgart para as duas vagas. Os romenos ficam de coadjuvantes.

Grupo H
Arsenal
AZ
Olympiacos
Standard Liège

O Arsenal tirou a sorte grande. O campeão holandês AZ, os gregos do Olimpiakos e os belgas de Liège não devem ameaçar. Aposto nos holandeses para assegurarem a segunda vaga mesmo após a saída do técnico Van Gaal para o Bayern de Munique.

No dia 16/09, será dado o pontapé inicial da maior competição clubística do mundo. Dia 22/05, um sábado e não uma quarta-feira como de costume, será jogada a final. Um prato cheio para os amantes do bom futebol.

Meio da Semana de Empates

Rodada curta do Brasileirão no meio da semana com apenas dois jogos: Santos x Inter e Barueri x Corinthians. No primeiro jogo, muitos gols no empate por 3 x 3, que resultou na volta do Inter ao G4 e ainda com uma partida a menos. O segundo jogo também terminou empatado, em 2 x 2. Com os empates, e por se tratar de apenas dois jogos, não houve mudança significativa na tabela, a não ser pelo retorno do Internacional ao G4. O colorado terá chance de ficar ainda melhor na tabela, caso vença o Góiás em caso no próximo domingo.
Pela Copa Sulamericana, Flamengo e Fluminense empataram novamente, desta vez em 1 a 1, e o Fluminense avançou na competição. Como o Flamengo foi o mandante do primeiro jogo, que terminou em 0 a 0, o Fluminense garantiu o empate com gols no segundo jogo para avançar seguindo critério de desempate da competição.
Aguardamos um final de semana mais animado e sem tantos empates para movimentar efetivamente a tabela do Brasileirão.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Europa bombando!

O pontapé inicial do futebol europeu já foi dado há algum tempo. As fases prévias da Liga dos Campeões terminam essa semana (destaque para Atlético de Madrid x Panathinaikos e Arsenal x Celtics) e os principais campeonatos já começaram. Na Alemanha, o Bayern, do controverso Van Gaal (o mesmo que tirou Rivaldo do Barça e enxotou Lúcio do Bayern nessa temporada), começou a Bundesliga claudicante e perdeu para o caçula Mainz por 2x1. A Internazionale estreou com um tropeço em casa diante de outro caçula, o Bari. Na Inglaterra, depois de um tropeço no meio da semana contra o modesto (e também caçula) Burnley, o Manchester triturou o Wigan fora de casa: 5x0. O Arsenal segue bem e goleou novamente: 4x1 diante do Portsmouth. Já o Liverpool tomou 3x1 do Aston Villa em casa e vai perdendo espaço na briga pelo título. O Chelsea continua 100% e é co-líder ao lado do Tottenham. Será que os Spurs conseguirão finalmente uma vaguinha na Liga dos Campeões deixando um dos grandes de fora? Em 2006 bateu na trave, perdeu a vaga para o arqui-rival Arsenal na última rodada.

No entanto, sem a "Liga das Estrelas", não dá pra dizer que a temporada européia efetivamente começou. Desde o último período galático de Florentino que não se criava tanta expectativa em torno da liga espanhola. É a chance do campeonato espanhol voltar a ser o centro das atenções na Europa. Lugar que um dia já foi do hoje decadente "Calcio" (quando tinha jogadores do quilate de Van Basten, Gullit, Maradona, Careca...) e que ultimamente vem sendo ocupado pela "Premier League" com seus bilionários contratos televisivos e audiência massiva das torcidas nos estádios.

O Real Madrid monopolizou as atenções durante o período de contratações tirando os principais astros das grandes ligas: Kaká do campeonato italiano, Cristiano Ronaldo do inglês e Benzema do francês. "Só" faltou Ribéry que vai ficar pro ano que vem (opinião do colunista). O time ainda não está azeitado, o que é normal em início de temporada, mas tem condições de aspirar a todos os títulos que disputar. Hoje já deu mostras de evolução com uma convincente vitória sobre o Rosenborg (4x0) na disputa do troféu Santiago Bernabéu. Kaká vem sendo o grande destaque nessa pré-temporada. Cristiano ainda não engrenou.

Do outro lado, o Barcelona, que dispensa comentários. O time contratou pouco, é verdade, mas depois do triplete da última temporada, não há necessidade de grandes investimentos. Destaque apenas para Ibrahimovic que vem com a grande responsabilidade de substituir Eto'o. Para Eto'o, será muito mais fácil brilhar em um time "caseiro" como a Inter.
Depois de uma boa pré-temporada nos Estados Unidos, o Barça já papou seu primeiro título oficial com a Supercopa do Rei da Espanha. Duas boas vitórias sobre o Athletic Bilbao (2x1 / 3x0) mostraram que o futebol da equipe não tirou férias e que ainda é o time a ser batido, não só na Espanha como na Europa. O grande desafio de Guardiola será manter a equipe motivada depois de tantos êxitos.

Além do início do campeonato espanhol, essa semana também reserva o sorteio dos grupos da 1ª fase da Liga dos Campeões. O sorteio ocorre na quinta-feira, 27/08. Voltaremos com os comentários das chaves após o sorteio.

Brasileirão 2° Turno

Mais uma rodada do segundo turno do Brasileirão e coisas interessantes aconteceram: O São Paulo perdeu sua série de invencibilidade ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-PR e o Avaí aumentou sua série de invencibilidade para 11 jogos, com um 3 a 0 em cima do Flamengo, e entrou para o G-4.

O Flamengo se vê em situação pior a cada rodada. Com o desfalque de jogadores lesionados , o time sucumbe à falta de qualidade do elenco, perdendo posições e vendo se aproximar a zona de rebaixamento. Há muita responsabilidade incumbida a jogadores principiantes e lapsos de atenção têm custado pontos ao rubro negro carioca há algumas rodadas. Continuando assim, o time terminará a competição de maneira bem diferente da que começou, brigando para não cair, em vez de brigar pelo G-4. A evolução apresentada pelos demais clubes da competição, como o São Paulo, Avaí, Cruzeiro, dentre outros, não foi acompanhada pelo time da Gávea, que se vê cada vez mais em situação delicada.

A partida entre Corinthians e Botafogo foi marcada pela péssima atuação da arbitragem, validando um gol de mão do Botafogo e marcando um pênalti inexistente a favor do Corinthians. Para manter o costume, os jogadores do Botafogo saíram de campo se dizendo prejudicados pela arbitragem, esquecendo-se do gol de mão. A atuação grotesca do árbitro baiano levanta mais uma vez um sinal de alerta para a qualidade do corpo de arbitragem do futebol do país.

Confiram abaixo a classificação atual:

domingo, 23 de agosto de 2009

Campeonato Italiano

A temporada do futebol europeu começou pra valer com a primeira rodada do Campeonato Italiano. Neste sábado aconteceram os primeiros jogos, com vitória do Milan sobre o Siena por 2 a 1 e o empate entre Bologna e Fiorentina em 1 a 1. Os demais jogos ocorrem nesse domingo, conforme segue abaixo.

Inter de Milão x Bari
Catania x Sampdoria
Genoa x Roma
Juventus x Chievo
Lazio x Atalanta
Livorno x Cagliari
Palermo x Napoli
Udinese x Parma

Embora tenha sido apenas a primeira partida do clube rossonero na temporada, Ronaldinho Gaúcho deu sinal de que pretende corresponder à responsabilidade a ele incubida pelo técnico Leonardo e pelo dono do Milan, Silvio Berlusconi, de ser o principal jogador do time após a saída de Kaká. Além de ter sido o garçom de Pato nos dois gols do time, ainda teve um gol de falta bem anulado devido a impedimento de Pato e uma tentativa de gol de bicicleta. Como fã do Gaúcho, espero que ele possa voltar a atuar como nos bons tempos de Barcelona, para que possamos assistir a um bom futebol arte novamente, visto que este tem estado em falta ultimamente.

Ronaldinho Gaúcho em partida contra o Siena

No próximo final de semana, teremos o início do Campeonato Espanhol, que promete ser a liga com maior exposição na mídia após a nova formação dos galáticos do Real Madrid, representados por Cristiano Ronaldo e Kaká e com a junção de Ibrahimovic ao lado de Messi no Barcelona. Estará completa a opção de bons jogos para quem gosta de acompanhar as principais ligas do futebol mundial.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Final do Primeiro Turno da Série B

Após a vitória por 2 a1 do Bahia sobre o Atlético-GO, atual líder da competição, o Vasco tem a chance de terminar o primeiro turno na liderança do campeonato. Com uma campanha cheia de altos e baixos no primeiro turno, os números agora parecem fechar bem e o time cruzmaltino começará o segundo turno com mais tranqüilidade. Será que o Vasco conseguirá superar as comparações com a campanha de 2008 do Corínthians e liderar o restante da competição, sagrando-se campeão sem dúvidas? Isso somente o tempo pederá dizer.

O Atlético-GO vinha isolado na liderança do campeonato, mas a derrota para o tricolor baiano, que mesmo após a vitória ocupa apenas o 13° lugar, não permitiu que o time goiano abrisse vantagem sobre o time de São Januário. Agora, a equipe vê sua liderança comprometida. Porém, mesmo com a derrota, o time de Goiás segue como forte candidato ao título ou, no mínimo, a se classificar para série A.

Ontem ocorreram apenas as partidas entre Bahia e Atlético-GO e entre Campinense e Portuguesa. Este último jogo terminou empatado em 3 a 3. Para completar a rodada, teremos mais dois jogos na sexta-feira, às 21:00h - Juventude x Guarani e Figueirense x São Caetano - e mais seis jogos no sábado, conforme segue abaixo.

sábado, 15 de agosto de 2009

Palpites Rodada 19

Mais uma rodada do Brasilerão neste final de semana e vou colocar os meus palpites. Comentários com palpites serão bem vindos e poderemos conferir ao final da radada.

Santo André 1 x 3 Internacional
Palmeiras 3 x 1 Botafogo
Avaí 2 x 1 Náutico
Grêmio 1 x 2 Flamengo
Fluminense 1 x 1 Coritiba
Corinthians 2 x 1 Atlético-MG
Goiás 3 x 2 Vitória
Sport 2 x 2 São Paulo
Cruzeiro 2 x 1 Santos
Atlétco-PR 2 x 1 Barueri

Veremos!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sem Sal

Fluminense e Flamengo protagonizaram um clássico para se esquecer. Como já era previsto, os dois times entraram com equipes mistas e o público respondeu à altura: apenas cerca de dez mil torcedores no Maracanã. O jogo começou agitado, muita correria e com o Flamengo chegando mais próximo ao gol. O segundo tempo seguiu com poucos lances que empolgassem.

Sinceramente, acho lamentável o descaso dos times brasileiros em relação à Copa Sulamericana, pois, mesmo não sendo uma Libertadores da América, é uma competição oficial que poderia trazer retorno de público e prestígio internacional às equipes. Sem dar a devida importância, acaba-se tendo pouco retorno com essa quantidade baixa de público. E os times não estão em condições de fazer pouco de qualquer dinheiro.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Desse jeito não sobe!!

Jogando em Pituaçu o ECBahia não conseguiu mais do que um empate com a Ponte Preta e se aproximou ainda mais da zona de rebaixamento à Série C. De positivo fica a coragem do treiandor em mudar o time e colocá-lo para cima da Ponte. Pena que o estádio vazio, para os padrões do Bahia, menos de 6 mil pagantes, não conseguiu empurrar o time, como aconteceu na virada contra o Vasco.

Outro destaque da rodada foi Marcelo Ramos, praticamente expulso do Bahia, que balançou a rede 2 vezes no empate do Ipatinga contra o Atlético-GO. Engraçado que liberaram Marcelo e trouxeram o Joãozinho, eu só não sei pra quê.

Resultados da Rodada:
11/08/2009
Guarani 2 x 1 Ceará
Bragantino 1 x 0 Figueirense
Juventude 1 x 2 São Caetano
Atlético-GO 2 x 2 Ipatinga-MG
Bahia 2 x 2 Ponte Preta
América-RN 2 x 2 Vasco
Fortaleza 2 x 2 Vila Nova-GO
Campinense 2 x 2 Paraná Clube
Duque 2 x 1 Portuguesa
Brasiliense 1 x 1 ABC



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Inter Vivo

O Internacional mostrou que ainda está vivo na disputa pelo título do Brasileirão 2009: goleou o Sport em casa por 3 a 0 e está de volta ao G-4 com 5 pontos a menos que o líder Palmeiras e com um jogo a menos. Ou seja, ainda tem a possibilidade de encostar ainda mais no primeiro colocado da competição.
Após a derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil, o time foi colocado em xeque por apresentar um aparente abatimento após a perda do título, enquanto o alvinegro do Parque São Jorge ganhou status de candidato ao título. Entretanto, após todas as movimentações da janela de transferências, a situação parece ter se invertido, principalmente, após o técnico Mano Menezes ter jogado a toalha em relação ao título do Campeonato Brasileiro devido ao desmanche ocorrido na equipe.

A situação menos favorável dentro do G-4 é a do Goiás, que apesar de estar em segundo lugar com 32 pontos, tem um jogo a mais que o líder e dois a mais que Atlético-MG e Inter, que vem logo em seguida. Porém ainda mantém 2 pontos à frente do São Paulo, em quinta colocação e com a mesma quantidade de jogos, 18.

Confira tabela de classificação atualizada abaixo:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Clássico das Torcidas

Ontem ocorreu mais uma partida entre os dois clubes de maior torcida do país, Flamengo e Corinthians, no Maracanã. Mesmo com aproximadamente 50 mil torcedores no estádio, o primeiro tempo do jogo não empolgou, com um Flamengo pouco criativo, sem conseguir vencer a defesa do timão. O rubro negro carioca voltou para o segundo tempo mais focado na partida e pressionou o Corinthians, até que Adriano abriu o placar aos 13 minutos. Com isso o atacante se isolou na artilharia do campeonato com 10 gols marcados.

Foi uma partida em que o Flamengo foi superior ao Corinthians, que demonstrou mais uma vez ter sentido todas as perdas que sofreu na janela de transferências para o futebol europeu. Faltou criatividade no meio de campo e eficiência no ataque, além de um mal posicionamento da defesa que permitiu movimentação fácil do ataque do Flamengo, com Adriano e Emerson desperdiçando algumas chances boas de gol. Desse modo o alvinegro paulista chegou a cinco partidas sem vitória e ocupa apenas a décima primeira posição.

Do lado rubro negro, pode-se notar um grande esforço e disposição dos jogadores em campo, como Leo Moura e Kleberson, que vêm sendo criticados justamente. Outra boa surpresa foi a entrada de Petkovic como titular, que apesar de não ter feito uma partida brilhante, demonstrou estar disposto a jogar para o time. No ataque, Emerson provou mais uma vez estar se dando bem com Adriano, criando condições para o centroavante marcar através de jogadas de volocidade e boa movimentação. O Imperador participou ativamente da partida, tanto ajudando a defesa, quanto protagonizando boas jogadas de ataque, apesar de ter perdido gols que não perderia em sua melhor fase. O seu gol deu a vitória merecida ao time carioca e o colocou na oitava posição na tabela, há três pontos do G4, lembrando que o Internacional tem partidas a menos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Série B

E não é que estávamos esquecendo da Série B?

Fiquem tranquilos que o Craques de Bola: o Blog agora também trará para vocês a análise da rodada da Série B, e em especial o desempenho do Esporte Clube Bahia, time de maior torcida do Norte/Nordeste e detentor de 2 títulos nacionais.

Há exatos 15 anos o Bahia venceu o Campeonato Baiano com o histórico gol de Raudinei, que se encontra em Salvador para comemorar junto com a torcida do Bahia este memorável título, conseguido com um gol de empate aos 46 minutos do 2º tempo com uma Fonte Nova lotada por 97 mil torcedores.



Até mais e tenham uma boa leitura.

Brasileirão e Estréia de Kaká no Real Madri

Mesmo com o empate em 1 a 1 contra o Grêmio em casa, o Palmeiras continua na liderança do Brasileirão com 35 pontos. O Goiás está em segundo com 32 pontos, após a vitória em casa contra o Flamengo por 3 a 2 e o Atlético-MG está na cola com 31 pontos, mas com um jogo a menos.
O que mais vem chamando a atenção nas últimas rodadas é a recuperação do São Paulo, que começou o campeonato mal das pernas, mas, com a entrada de Ricardo Gomes no lugar de Muricy Ramalho, vem conquistando excelentes resultados. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na última rodada, o tricolor paulista conquistou sua quarta vitória consecutiva e uma seqüência de seis jogos sem derrota - cinco vitórias e um empate. Com isso o time já ocupa a quinta colocação na tabela do campeonato.

Enquanto não começa a temporada 2009 - 2010 do futebol europeu, acompanhamos as transferências bastante interessantes, importantes e caras que costumam acontecer nesse período e seus desdobramentos.

Certamente o que mais ocupou as manchetes da imprensa nacional foi a nova geração de galáticos do Real Madri, que contou com a contratação praticamente simultânea de Kaká e Cristiano Ronaldo, seguidos de Benzema e Xabi Alonso. Hoje, Kaká e Xabi Alonso estréiam no time merengue em um amistoso contra o Toronto FC no Canadá e poderemos ver a primeira partida com os craques brasileiro e português jogando lado a lado. Com a nova geração de galáticos, o Real Madri espera igualar o feito do rival Barcelona, que conquistou o Tripete - Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões - na temporada 2008 - 2009.

O futebol espanhol certamente concentrará grande parte das atenções da imprensa desportiva na temporada, pois contará com pelo menos três fortes candidatos à bola de ouro: Messi, Kaká e Cristiano Ronaldo, além de Ibrahimovic recém contratado pelo time do Camp Nou.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Entre Tapas e Beijos

A relação time-torcida é sempre uma variável que depende estreitamente do desempenho do time. Salvo exceções, como a torcida do Bahia, que apoia o time sempre, seja qual for a série em que o time estiver jogando. No caso de outros grandes clubes brasileiros, nos acostumamos, por exemplo, a ver a torcida do Corinthians protestar, invadir sede, dentre outros atos, até que houve uma mudança drástica na diretoria. Foi como se o limite de paciência da torcida tivesse chegado ao fim, depois de tantos embates, e isso tivesse de alguma forma afetado a direção do clube.

Eu sempre digo que a torcida do Flamengo deveria ser mais veemente em sua cobranças em relação ao time, que não ganha um Brasileiro desde 1992 e uma Libertadores desde 1981 - eu nem era nascido. Vimos desde o ano passado um pequeno esboço de cobrança, com a faixa "Brasileiro é Obrigação" e " Respeitem a Nação". Entretanto, basta qualquer resultado positivo para que a torcida, ou pelo menos grande parte dela, volte a cantar e ficar feliz, parecendo se contentar com pouco. Esse clima de altos e baixos e de redenção com baixo esforço parece ter tomado conta de parte do elenco a ponto de um jogador como Leonardo Moura achar que tem o direito de xingar e se exaltar ao fazer um gol de empate contra o Náutico - até então lanterna da competição - dentro de casa.

Acredito que jogadores que deixaram duas classificações em Libertadores escaparem vergonhosamente, não tenham direito de se manifestar até que consigam algum título além de campeonato carioca. Brasileiro é sim obrigação. Talvez esse time não tenha competência para tanto, mas que pelo menos deixem claro para quem paga para ir ao estádio que estão tentando fazer o melhor dentro de campo. Se não quiser ouvir vaias, é muito simples: jogue bem.