terça-feira, 11 de setembro de 2012

Torcidas Distorcidas

07/09/12, Estádio do Morumbi - São Paulo - Brasil 1x0 África do Sul



10/09/12, Estádio do Arruda - Recife - Brasil 8x0 China



Em comum entre as duas atuações, apenas o resultado de vitória. O futebol apresentado, bem como o comportamento da torcida, foram bem distintos em ambos os jogos. Afinal, a seleção jogou melhor porque a torcida ajudou ou a torcida ajudou porque a seleção jogou melhor?

Qualidade dos adversários à parte (sim, a China é bem pior), a seleção jogou melhor ontem onde teve apoio incondicional da torcida pernambucana, desde a sua chegada a Recife, é bom frisar. O oposto ocorreu em São Paulo no feriado da Independência: futebol ruim aliado a uma torcida hostil. Sobram justificativas e teses para comportamentos tão diferentes dos torcedores:

- Os torcedores de fora do Sul-Sudeste raramente têm a oportunidade de ver os (pseudo)craques brasileiros em ação, seja na seleção, muito menos nos seus clubes.

- O torcedor paulistano é mais exigente que o nordestino.

- O torcedor nordestino que assistiu à seleção é "torcedor". O torcedor paulista que assistiu à seleção é "expectador".

- O interesses "clubistas" dos torcedores paulistanos estavam acima do desejo de uma boa apresentação da seleção.

- Os paulistanos têm senso crítico e não toleram a "Seleção da CBF". Os torcedores nordestinos são mais inocentes e idolatram a "Seleção da CBF".

... (e por aí vai).

Torcedor, antes de tudo, é um consumidor. Ele paga (caro) para assistir a um evento e isso lhe dá o direito de julgar a qualidade do mesmo. Aplausos e vaias, portanto, são plenamente aceitáveis sob esse aspecto. O torcedor paulistano, como qualquer outro, tinha todo o direito de vaiar um espetáculo que não lhe agradava, ainda mais um espetáculo com um componente emocional tão forte como é o futebol.

O que não me parece muito coerente é sair do conforto de casa, pegar ônibus/metrô/carro, pagar passagem/combustível/estacionamento, pagar ingresso (repito: caro) predisposto a hostilizar um evento, seja ele qual for. As vaias no Morumbi surgiram antes dos 15 minutos de jogo. As vaias a Damião, os gritos de "Luís Fabiano", as críticas a Neymar surgiram na metade inicial do primeiro tempo. Ninguém pode julgar a qualidade de um espetáculo, seja ele um filme, uma peça de teatro ou um jogo de futebol, com menos de 1/4 de transcorrido.

"Ah, mas essa seleção da CBF/Nike é uma vergonha, é vitrine de jogador de empresários, só joga amistosos caça-níqueis com seleções fracas. Tem que ser vaiada mesmo".O presidente do seu clube faz tudo isso e nem assim você vaia seu time desde o início. Seu clube também elege a CBF, sabia disso?

É notório que a seleção de Mano não caiu nas graças de nós, brasileiros. O choro do técnico e dos jogadores de que eles precisam de "carinho" do torcedor não procede, pois eles não tem dado "qualidade" em troca, isso é notório. Mas, se a seleção de Mano não me agrada, eu posso desprezá-la. Seria a melhor forma de manifestar minha indignação e protesto.

Se for pra gastar 100 paus pra isso, prefiro fazê-lo de casa comendo um bom churrasquinho e tomando minha cervejinha. 

3 comentários:

IGOR PESSÔA disse...

Excelente post! A nossa "Seleção" não têm mesmo despertado meu interesse. Isso de vaiar com 15m é dose mesmo...

Carlos Henrique Pereira disse...

Há algum tempo, a torcida do Brasil é contra todo e qualquer treinador/seleção - só é a favor quando ganha a Copa. Paulistano, principalmente de classe média-alta em diante, tem uma mania absurda de reclamar de tudo. Estão em eterna insatisfação - isso é bom em alguns aspectos, mas tuim em outros.

Carlos Henrique Pereira disse...

ruim*