quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As zebras estão à solta!

Se na rodada anterior foi dito que algumas equipes grandes queriam se complicar, a rodada de encerramento do primeiro turno serviu para reforçar a tese. Dessa vez as zebras passearam ainda mais e a ameaça de equipes grandes ficarem fora das oitavas passa ser bem realista.

Grupo A
Bordeaux 2x1 Bayern de Munique
Juventus 1x0 Maccabi Haifa

No grupo A, o Bordeaux está se metendo numa briga em que ninguém dava um tostão por ele. Com a vitória sobre os bávaros, os franceses assumiram a liderança do grupo com 7 pontos, 2 à frente da Juventus e 3 à frente do Bayern. Levando-se em conta que o Bordeaux recebe a Juventus no returno, uma vitória sobre os italianos pode garantir uma vaga na oitavas, ainda que seja como segundo colocado do grupo, deixando o pepino na mão dos outros dois grandes na briga pela outra vaga.

Grupo B
CSKA Moscou 0x1 Manchester United
Wolfsburg 0x0 Besiktas

Aqui os Man Utd nada de braçadas. 9 pontos de 9 possíveis e dada a fragilidade do grupo dos ingleses, pode-se dizer que agora os Red Devils só esperam o adversário da próxima fase. Muito chato esse grupo.

Grupo C
Real Madrid 2x3 Milan
Zurich 0x1 Marseille

O grupo C ficou mais apimentado depois da vitória rossonera no Santiago Bernabéu. Sem fazer uma grande partida mas aproveitando bem as ocasiões que criou, os milaneses deram um golpe de autoridade no Real que mais uma vez ficou devendo quando foi exigido. Perdeu da Juventus em casa na pré-temporada, perdeu do Sevilla no campeonato espanhol e agora perde do Milan. Ou seja, só ganhou de "ninguém". A imprensa espanhola já fala de uma "Cristiano-dependência" e conta as horas para o português voltar. O Milan por sua vez, consegue mais um bom resultado (no fim de semana havia batido a Roma por 2x1) e se recupera da hecatombe da rodada passada.

Grupo D
Chelsea 4x0 Atlético de Madrid
Porto 2x1 APOEL Nicósia

Resumo do grupo D: Chelsea garantido, Porto quase lá. O Atlético continua um fiasco. No campeonato espanhol tem apenas 6 pontos em 7 rodadas, números piores do que quando foi rebaixado. E no grupo D, segura a lanterna. Pior que os colchoneros, só o Fluminense.

Grupo E
Liverpool 1x2 Lyon
Debrecen 3x4 Fiorentina

O Liverpool segue em queda livre. No fim de semana perdeu pro Suderland com um gol esquisito (No chute de Darren Bent, a bola desviou em uma bola de brinquedo e enganou o goleiro) e agora perdeu para o Lyon de virada dentro de casa. Se a Champions sempre foi uma competição especial para os Reds, parece que esse ano será diferente. O Lyon (9 pontos) e a Fiorentina (6) por sua vez, aproveitam a má fase do favorito e abrem distância na corrida pelas vagas. O Liverpool (3 pontos) vai precisar de um excelente returno para reverter o quadro.

Grupo F
Internazionale 2x2 Dynamo Kiev
Barcelona 1x2 Rubin Kazan

No grupo F a zebra passeou, comeu pipoca, fez até compras. O favoritíssimo Barcelona perdeu em casa para os russos do Rubin Kazan. Após 2 jogos sem vitória e Messi há 3 jogos em branco, a imprensa espanhola (sempre ela) já fala numa crise no futebol da equipe e de sua principal estrela. Exageros à parte, o Barcelona mostra que é um time como qualquer outro: excelente mas não imbatível, e que também tem seus altos e baixos. Não acredito que essa derrota complique a vida da equipe blaugrana, entretanto, serve como um bom alerta. Já a Internazionale... ah, Internazionale... mais um empate, mais um jogo sem vitória (o oitavo consecutivo na Champions). Depois de conseguir uma excelente vitória no Calcio (triturou o Genoa: 5x0), a equipe mostrou a mesma falta de idéias na competição européia. 3 jogos, 3 empates, sendo que dois dentro de casa. Vai ser preciso melhorar muito no retuno...

Grupo G
Stuttgart 1x3 Sevilla
Rangers 1x4 Unirea

Outro grupo em que o líder navega em mares tranquilos. O Sevilla poderia ter se garantido hoje se o Rangers não tivesse tomado a sapecada que tomou. Um empate em Glasgow teria classificado os sevillanos. O bom trabalho que vem sendo feito nas últimas temporadas (2 Copas UEFA, boas campanhas no campeonato espanhol, lucrativas compras e vendas de jogadores) continua dando frutos e serve de lição para muitos clubes ditos "grandes" e com restrições orçamentárias bem menores.

Grupo H
AZ 1x1 Arsenal
Olympiacos 2x1 Standard Liège

O Arsenal, como previsto, lidera o grupo. Se não fosse pelo gol tomado no finzinho do jogo contra o AZ, a liderança seria ainda mais folgada. O tridente Van Persie, Cesc e Arshavin pode levar a equipe longe e o grupo H está servindo como um treinamento de luxo para os Gunners. A segunda vaga está se desenhando para os gregos que está fazendo prevalecer a maior experiência que possui sobre holandeses e belgas no torneio.

5 comentários:

André Renato disse...

Acabo de tomar ciência do blog e fiquei muito feliz pelo nível! Foi para os meus favoritos!


Dos grandes, quem mais preocupa é o Liverpool, pois se perder novamente para o Lyon e a Fiorentina vencer o Debrecen, em casa, o Liverpool fica a 6 pontos da vaga, faltando duas rodadas.

Sinceramente eu era um dos que apostava no Bordeaux sim. Foram campeões na França com uma arrancada espetacular, de 11 vitórias se não me engano, e o Bayern vinha - e ainda vem - irregular. Torço pro insucesso bávaro, por conta do van Gaal.

Afirmei em meu blog, no texto sobre a rodada de terça, que vejo o Sevilla como uma das oito melhores equipes da Europa. Dependendo do cruzamento, podem ir muito longe na LC.


Abraços! E visitem-me também!

Pedrero disse...

Pra vai ser assim:

Semifinais: Manchester U. 1 x 2 Milan

Chelsea 2 x 0 Bordeaux

Finais:

Chelsea 1 x 1 Milan - Nos Penaltis, Dida defende a cobrança de Lampard e o Milan vira o campeão.

Acesse meu blog: http://newsofspfc.blogspot.com

Mestre Benicha disse...

Pois é... e quem disse que a zebra só passei aqui nas terras tupiniquins??

Posso destacar como maior zebra da rodada o jogo do Barcelona...

Que decepção e que fase a do Messi hein?

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Jessica Corais disse...

Esta rodada tivemos grandes surpresas. Até o Real Madri, que pra mim é um das melhores equipes, ficou diante do Milan, que não vive uma boa fase.

A Liga está realmente emocionante.

Abraços, Jessica Corais

Saulo disse...

O Milan deu um show de bola pra cima do Real Madrid.