domingo, 5 de junho de 2011

Pelada de Luxo

Zidane, Figo, Redondo, Davor Suker, Amavisca e Butragueño. Paul Breitner, Andreas Brehme, Paulo Sérgio, Augenthaler, Niko Kovac e Élber. Ex-craques (alguns nem tanto) de Real Madrid e Bayern, que hoje colocaram a rivalidade européia de lado, e jogaram um amistoso beneficente pelo desenvolvimento educacional na África. A "Corazón Classic Match 2011" foi disputada no Santiago Bernabéu e contou com a presença de 66 mil pessoas no estádio.

Jogos desse gênero são bastante comuns ao final de cada temporada, aqui no Brasil nem se fala. É "Amigos do Fulano x Amigos do Beltrano" em tudo que é canto. O que chama a atenção nesse caso é o tipo de apelo utilizado para atrair o público. Enquanto por aqui é comum você assistir a uma mescla de jogadores, ex-jogadores, atores, cantores, pilotos, gato, cachorro, periquito... no Bernabéu jogaram ex-jogadores, bastante identificados e que fizeram história por seus clubes. Isso dá uma tônica diferente tanto à qualidade do jogo (que deixa de ser uma pelada) quanto ao público presente (o verdadeiro torcedor de arquibancada e não os fãs de A, B ou C).

Claro que, no final das contas, o que importa realmente é o propósito das partidas, que quase sempre é arrecadar fundos/alimentos para determinada causa humanitária, o que não deixa de ser louvável. Mas para o público que realmente gosta e acompanha o futebol mais de perto, é bem mais legal assistir aos seus ídolos do que penetras de plantão maltratando a pobre da bola.

Ah, sim, o placar: Real Madrid 8x3 Bayern.

Um comentário:

Carlos Henrique Pereira disse...

E o que não falta no Brasil são bons ex-jogadores. A mistura de outros artista extra futebol talvez tenha o apelo de chamar pessoas que não curtem tanto futebol, mas que iriam para ver o seu ídolo da música mais de perto.