domingo, 26 de junho de 2011

Tristeza Monumental

Às vésperas do início na Copa América na Argentina, outro fato roubou as manchetes dos jornais esportivos no país hermano: a queda do River Plate para segunda divisão. Depois de perder de forma incrível para o Lanús, em casa, na última rodada do Clausura, o River precisou disputar o play-off da permanência com o Belgrano, em 2 jogos, e com vantagem do empate no somatório dos placares. Não foi suficiente. A derrota por 2x0 na última quarta-feira e o empate por 1x1, hoje (aniversário de 15 anos da Libertadores de 96), no Monumental de Nuñez, sacramentaram o rebaixamento. Agora, somente Boca e Independiente permanecem imaculados na categoria principal do futebol argentino.

Deu para ver acima que não faltaram chances para o River permanecer na 1ª divisão. Some-se a tudo isso, o fato de que na Argentina, o regulamento é feito para proteger os ditos "grandes" de desatres como esses. Diferente da maioria dos campeonatos nacionais, o cálculo do rebaixamento é feito em cima da média de pontos dos últimos 3 campeonatos, o que dá a idéia do quanto os millonarios flertaram com o descenso. É preciso fazer 3 campeonatos ruins, jogar um mata-mata com um time da B e ainda perder a vantagem do empate no confronto para ser rebaixado na Argentina. E o River conseguiu.

Um gigante na 2ª divisão não é novidade a nivel mundial. Milan, Juventus, Manchester Utd, Arsenal, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Grêmio, Palmeiras... a lista é enorme. Que o River tire lições desse rebaixamento e o encare como uma oportunidade de rever seus erros e retomar seus dias de glória. O River de Di Stéfano, Passarella, Francescoli, Marcelo Salas, Ariel Ortega, Aimar, Hernán Crespo e outros craques do passado.

Um comentário:

Carlos Henrique Pereira disse...

O esquema de 3 anos é uma mão na roda para os grandes Argentinos, mas mesmo assim não salvou o River. Dá pra imaginar como a situação deve estar péssima no clube. Momento de tristeza histórica para boa parte dos Argentinos, que em sua grande maioria se dividem entre torcedores do Boca e River, e sobra uma pequena parcela para os outros clubes.