sábado, 4 de junho de 2011

O que pensar?

Amistosos da seleção despetram diferentes reações nos brasileiros que gostam de funtebol, dentre eles, ceticismo dos que acham que é história pra boi dormir, que é apenas caça-niquel; outros que pensam que tudo é festa e jogo da seleção é mais uma oportunidade para tomar uma cerveja; e, outros como, provavelmente, o técnico, usam os amistosos para testar os jogadores. Sob essa ótica, tentei acompanhar o jogo do Brasil, analisando alguns jogadores cujas convocações foram surpresa ou falta de opção e outros que realmente são promessas. Também, é sempre bom observar a tendência do estilo de jogo do técnico, para saber se vai ser mais retranqueiro, se vai priorizar o ataque ou modificar a postura dentro de campo.

Esse amistoso contra a Holanda poderia ter um atrativo de revanche, de se estar jogando no Brasil, de ser um clássico, mas como se trata de um mero amistoso, vamos nos ater aos pontos citados anteriormente. Sobre os convocados, façamos uma breve análise sobre os convocados:

Desde quando vi o nome de Fred na lista de Mano, não entendi o porque. Trata-se de um jogador que não se encontra em seu melhor nível e que parece não ter grandes ambições na carreiram além do dinheiro. Em contrapartida, fiquei a pensar em quem poderia ocupar melhor essa posição de centro-avante. Temos hoje uma promessa do Inter, Leandro Damião, mas que não sabemos se ainda será realmente um grande centro-avante ou se vai ficar apenas na promessa. Ou seja, não temos uma opção definida para a posição.

Na zaga, temos um excelente nome que é o Thiago Silva, mas temos a pendência de encontrar um nome certo para substituir Lúcio, que tem muitos defeitos, mas também tem qualidades incontestáveis. Talvez fosse o caso do Mano começar o trabalho com alguém que mesmo não sendo absoluto possa ser uma opção pensando-se em 2014.

Ainda na defesa, temos atualmente uma situação diferente de tempos atrás: estamos muito bem servidos na lateral direita com Daniel Alves e Maicon, enquanto André Santos não convence na esquerda. E, mais uma vez, temos a questão crucial: ele não é o lateral esquerdo ideal, mas quem pode substituí-lo incontestavelmente?

Dentre outras observações que pude fazer durante o jogo, temos atualmente a situação de Robinho: nunca será o craque que esperávamos que fosse ser um dia, mas também é um jogador que se desenvolveu bem taticamente desde que foi para a Europa e funciona bem - não mais como um atacante, mas como um meia avançado. Será que Kaká voltará ao nível de titular absoluto no meio da seleção? Pensando em 2014, temos em Lucas a esperança de termos novamente um craque no meio de campo de nossa seleção. Encontrando-se uma maneira de extrair o melhor dele e de Ganso juntos, teremos um senhor meio-campo de criação.

Completando o ataque, temos Neymar que indubitavelmente é a maior promessa do nosso futebol atual. Apesar do jogo apagado de hoje, é perceptível o toque diferenciado na bola.

Finalizando, a Copa América está aí e teremos uma boa oportunidade para avaliar o trabalho de Mano Menezes até o momento, que tem o grande desafio de renovar o nosso quadro de jogadores da seleção, visando o título em 2014.

2 comentários:

Gabriel disse...

Pois é, Z, o jogo hoje me deu sono, achei que no primeiro tempo estavam se poupando por causa do calor. No segundo tempo houve uma melhora mas o time da Holanda é bom também, com seus méritos. Sobre Fred também não entendi, espero que não seja um novo Vagner Love (sem jogar nada e sempre convocado). A lateral esquerda tem Marcelo e Adriano, André Santos já estará muito velho na Copa. O substituto de Lucio é Davi luis. Eu só espero que não criemos uma Ganso dependência no meio campo.

Leo disse...

Kaká é uma merda! Esqueçam Kaká! André Santos é outro totalmente dispensável.
E Hernane não pode ficar de fora. Pelo menos entre os 22 ele tinha que estar.