quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Oito passam, oito ficam

Penúltima rodada da fase de grupos da UEFA Champions League e metade das 16 equipes já carimbaram seus passaportes para as oitavas-de-final. As outras 8 vagas serão definidas somente na última rodada.

Grupo A
Bordeaux 2 x 0 Juventus
Bayern de Munique 1 x 0 Maccabi Haifa

O Bordeaux confirmou sua boa fase na competição ao bater a Juventus em casa (um gol do brasileiro Fernando, ex-Juventude), resultado que deu sobre-vida aos bávaros na disputa pela 2ª vaga do grupo. Agora Juventus e Bayern farão um duelo emocionante em Turim para ver quem segue na competição e quem ficará com o prêmio de consolação (vaga na Liga Europa). Leve vantagem para a Juve que joga em casa e depende apenas do empate. O Bordeaux, já classificado como 1º, apenas cumpre tabela na última rodada.

Grupo B
CSKA 2 x 1 Wolfsburg
Manchester United 0 x 1 Besiktas

O já classificado Man Utd colocou em campo um time recheado de reservas e sofreu um revés em Old Trafford. Após 23 partidas de invencibilidade em casa na Champions, perdeu pelo placar mínimo para o turcos com grande atuação do goleiro Rustu, aquele mesmo que enfrentou o Brasil por 2 vezes na Copa de 2002. Na Rússia, o Wolfsburg saiu na frente mas levou a virada do CSKA, resultado que deixa as 2 equipes, e até o Besiktas, ainda com chances de classificação.

Grupo C
Real Madrid 1 x 0 Zürich
Milan 1 x 1 Olympique de Marselha

O Grupo C segue indefinido devido à já tradicional incompetência rossonera nos jogos em casa nessa competição (2 empates e 1 derrota no San Siro). Se tivesse vencido o Olympique, tanto Milan quanto o Real Madrid já estariam classificados, e a equipe italiana dependeria só de si pra ser primeira do grupo na última rodada (leva vantagem sobre o Real no confronto direto). Agora, terá que vencer o Zurich fora de casa pra não depender de nenhum outro resultado. Olympique e Real Madrid fazem um duelo direto em Marselha pela outra vaga. Os franceses precisam vencer por 3 gols de diferença para não depender de mais ninguém. Vitória por uma diferença menor só classifica os franceses caso o Milan não vença seu jogo. Já o Real se classifica até com derrota por 2 gols de diferença mas deverá buscar a vitória para ratificar o primeiro lugar da chave. De positivo para os blancos no jogo contra os suiços, somente o retorno de Cristiano Ronaldo após quase 2 meses afastado por contusão.

Grupo D
Porto 0 x 1 Chelsea
Apoel 1 x 1 Atlético de Madrid

No duelo dos classificados, deu Chelsea. Mesmo tendo criado as melhores oportunidades, o Porto esbarrou na trave e em Peter Cech e viu a usual eficiência londrina prevalecer mais uma vez. Já no duelo dos eliminados, o Atlético segue com sua (horrível) sina de não vencer na competição. Colchoneros e cipriotas brigarão pelo prêmio de consolação na última rodada. O Atlético precisará vencer o Porto em casa para não depender do resultado de APOEL x Chelsea. Difícil prever quem será o menos incompetente e vai levar a vaguinha da Liga Europa pra casa.

Grupo E
Fiorentina 1 x 0 Lyon
Debrecen 0 x 1 Liverpool

No grupo E aconteceu o (im)previsto. O Liverpool, franco favorito no início da competição, não obteve o milagre de chegar a última rodada com vida e deu adeus à competição. Os Reds até fizeram a sua parte mas a Viola venceu um desinteressado Lyon jogando em Florença e liquidou qualquer possibilidade de classificação dos londrinos. Do jeito que andam as coisas, a estadia do técnico Rafa Benítez na cidade dos Beatles está com os dias contados. Eliminado da principal competição e tropeçando aos montes na Premier, a temporada do Liverpool não deverá ser das melhores.

Grupo F
Rubin Kazan 0 x 0 Dynamo Kiev
Barcelona 2 x 0 Internazionale

O Barcelona chegou pressionado nessa rodada. Corria o risco de ser eliminado com 1 rodada de antecipação em caso de vitória do Rubin Kazan e derrota frente à Inter. No embate entre russos e ucranianos, deu empate, resultado que talvez tenha deixado os espanhóis mais tranquilos para seu jogo contra os italianos. E deu a lógica: o Barça deu uma resposta de campeão e bateu com facilidade a Inter mesmo desfalcado de seus 2 principais jogadores (Messi e Ibra). Fez 2x0 com menos de meia hora de partida e depois só administrou a habitual inoperância do time interista. O grupo continua em aberto, nenhuma vaga está definida e todos ainda têm chances de se classificar. Favoritismo para o Barça que pode perder até por 2 gols para o Dínamo em Kiev e para a Inter que depende de uma vitória sobre o Rubin Kazan.

Grupo G
Rangers 0 x 2 Stuttgart
Unirea 1 x 0 Sevilla

O Sevilla buscava consolidar a primeira colocação mas foi surpreendido pelos romenos que já se candidatam como a surpresa do torneio. Na última rodada, o Unirea jogará pelo empate contra o Stuttgart para avançar às oitavas. O jogo é na Alemanha, osso duro, mas se no início uma vaguinha na Liga Europa era um luxo, passar de fase na Champions já é um sonho mais do que palpável.

Grupo H
AZ 0 x 0 Olympiacos
Arsenal 2 x 0 Standard Liège

O Arsenal seguiu sua rotina de mandar no grupo: venceu fácil os belgas (1 gol do brasileiro Denílson) que se mantiveram vivos graças ao empate do Olympiacos na Holanda. Agora, o Liège e o Olympiacos duelam pela última vaga. Por ter perdido no primeiro turno por 2x1, os belgas precisam de uma vitória magra por 1x0 para avançarem. Os gregos jogam pelo empate ou até derrota desde que marque gols. Prenúncio de um jogo emocionante.

3 comentários:

Futebol ao Cubo disse...

Fala, cara!

Grande Rüstü, um goleiro totalmente folclórico, não vai surgir nunca mais na Turquia outro como ele.

Agora, amigo, se me permite uma singela correção, o Besiktas só tem chances de Liga Europa. Se vencer o CSKA e o Wolfsburg perder, ele leva desvantagem no confronto direto diante dos alemães (0x0 e 0x3). No caso de um tríplice empate, Wolfsburg se classifica também.

Particularmente aposto no Unirea, e torço por isso também, não teremos tão cedo a chance de ver uma escola tão tradicional como a Romênia em mata-mata de Champions League, além de ser dirigido pelo grande Dan Petrescu.

Abraços!

Futebol ao Cubo disse...

Ops, deixa eu corrigir uma grande besteira que eu falei. De fato o Besiktas só tem chance de Liga Europa, mas se vencer o CSKA e o Wolfsburg perder, obrigatoriamente estará tendo um tríplice empate, não existe a possibilidade de apenas Besiktas e Wolfsburg irem pra critério de desempate.

Cadê Meu Camisa 10? disse...

Essa Champions está recheada de surpresas, minha decepção fica com o Liverpool que precocemente ficou fora do torneio.. Abs..

Acessem: Cadê Meu Camisa 10?