segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desperdícios e Muitos Gols no Fim de Semana

Inter e São Paulo não aproveitaram suas chances de assumir a ponta da tabela nos jogos deste final de semana. A tarefa do Inter era mais difícil, pois enfrentava o Vitória no Barradão e sucumbiu por 2 a 0. A parada estava nas mãos dos São Paulo, que, após os seguidos tropeços de Inter e Palmeiras, estava com a chance de assumir a ponta isoladamente e deixar a batata quente para o porco, na quarta-feira. Entretanto, mesmo contando com a ajuda da arbitragem com o erro grotesco em um pênalti não marcado a favor do Santo André, o SPFC não conseguiu passar do empate. Assim, alcançou o Palmeiras em pontos, mas o verdão joga na quarta-feira e pode reassumir a liderança isoladamente. Mas, independente de ser o líder ou não, o certo é que o time do Morumbi chegou para brigar pelo título, que lhe tem sido um tanto natural nos últimos anos.

Chamaram a atenção, também, os jogos com grande números de gols. Em Porto Alegre, o Grêmio enterrou ainda mais o Fluminense na lanterna do campeonato, aplicando uma goleada de 5 a 1. Agora, parace que o time das Laranjeiras voltará ao lugar que lhe é de direito desde antes da Copa João Havelange, em 2000. No Pacaembu, o Goiás foi responsável por mais um capítulo da frenagem do Corinthians na competição. Mesmo com toda euforia e expectativa criadas em torno da volta do Fenômeno, o time goiano ignorou o alvinegro e venceu por 4 a 1. Com a vitória, o Goiás ultrapassou o Atlético-MG e assumiu a última vaga do G4.

No Maracanã, o Flamengo venceu o Coritiba com uma excelente apresentação de seus principais jogadores, Adriano e Petkovic. O sérvio abriu o placar com um golaço de falta, lembrando os velhos tempos. Aos 37 anos, mas com pique de 17, Pet lançou Adriano, que emendou um belo chute por cobertura e fez o segundo gol. Para fechar o placar em grande estilo, Williams emendou um tirambaço de fora da área, sem chances para o goleiro do coxa. Se conseguirem segurar o oba oba na Gávea após mais esse excelente resultado, posso até começar a acreditar que o Flamengo conseguirá chegar ao G4, aliviando a decepcionante campanha até o momento. No outro jogo de placar elástico, na Ressacada, o Avaí fez mais uma demonstração de sua excelente e surpreendente campanha no Brasileirão e não tomou conhecimento do Barueri: 4 a 0 e o time está em sétimo a apenas 5 pontos do G4.


Dois jogos terminaram empatados em 0 a 0. A partida entre Santos e Botafogo, na Vila Belmiro, foi retrato do futebol atual das duas equipes e não conseguiram tirar os zeros do placar. Ruim para o peixe e pior ainda para o glorioso, que ostenta a antepenúltima colocação no campeonato. No sábado, o Atlético-MG foi ao Recife enfrentar o Náutico e, como nunca é fácil vencer o timbú em sua casa, também não conseguir arrancar mais de um ponto do time pernambucano. Resultado: deixa a zona de classificação para a libertadores e não demonstra mais aquela expressividade do começo do campeonato.

O Palmeiras vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro com a difícil tarefa de vencer para se afastar do fantasma do São Paulo. Porém, sabemos que contra o azul celeste no Mineirão, um empate já seria um bom resultado para o time do Palestra Itália. O Campeonato está na rodada de número 25, restando ainda mais 13, e a diferença de pontos entre os líderes e o Cruzeiro, que é o último na zona de classificação para a sulamericana, é de apenas 12 pontos. Na quarta-feira, o Palmeiras tem a chance de aumentar essa diferença ou o Cruzeiro pode ajudar a embolar ainda mais o campeonato.

Embora o histórico e estrutura das equipes nos leve a pensar que o título deve realmente ficar entre os 3 primeiros, Palmeiras, São Paulo e Internacional, uma olhada nos números nos diz que ainda não podemos ter nenhuma certeza a respeito do final desse campeonato. É um belo equilíbrio que está servindo para consolidar o modelo dos pontos corridos e tornar o camponato muito bom de se acompanhar e torcer. Confira a classificação abaixo:


10 comentários:

Eduardo Costa disse...

Muito bom o teu blog. Passei a conhecer ele só agora mas gostei muito.
Estou te seguindo la no twitter.
Te convido a acessar o meu blog e comentar lá.
http://futeboleuropeu2009.zip.net
Abraço

Thiago Campos disse...

Meu tricolor vacilou nessa rodada, mas na parte de cima me preocupa consideravelmente a aproximação do Goiás e do Grêmio, na próxima rodada eles se enfrentam e na minha opinião quem vencer vem com tudo pela disputa da taça..

Acessem: http://cademeucamisa10.com
Estou adicionando o blog de vocês na minha lista d links, se puderem dar uma força tbm, agradeço..

Jessica Corais disse...

O interessante é que este ano o SP não venceu o Santo André. Em três jogos foram dois empates e uma derrota.

Agora cabe o Palmeiras um bom resultado quarta para abrir 3 pontos do SP na luta pelo título.

Abraços, Jessica Corais

Marcelo Suyço disse...

Fala Carlos, Blz, bom post belo resumo. Só não achei que o Góias ignorou meu time não.. rss Ele atropelou mesmo..rssssssss
Sobre o jogo do São Paulo, imagina o a conversa sobre o Apito amigo e blá blá blá, se fosse contra o Corinthians, Belos Gols no Maracá.. belos gols.

disse...

Cara quem empata com o Botafogo em casa não merece nem ir pra Sul-americana, o Santos é um bando em campo. Parabens pelo teu excelente blog! Abraços

Mestre Benicha disse...

Foi uma bela rodada.

Destaco o topo da tabela, São Paulo e Inter tropeçaram e o Goiás e Grêmio estão chegando. Falta ver o que o Palmeiras vai aprontar.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Vinicius Santos disse...

Acordaram o gigante adormecido. O mengo dá sinais que vai chegar pra valer e o próximo jogo contra o inter será fundamental. Se ganhar, vai embalar e chegar junto ao G4, o que é pouco para a grandeza do clube. Seu devido lugar é no topo da tabela.

Impasse Livre disse...

pois é, carlos...me chamou a atenção o lance do penalti do fabão no andré lima e o do miranda no fernando. E o Inter perder pro Vitória. no mais, é isso...excelçente blog... e o meu Vascão vai subir! abs,leandro

Jefferson freire disse...

O SP inexplicavelmente perdeu uma chance não costuma perder. Já o meu Mengão foi muito bem. Agora é conseguir um bom resultado contra o Inter.


Abços

Rodrigo Garcia disse...

O tricolor paulista deu um vacilo;O Inter eu achei até normal,jogar no barradão não é fácil.
O Fluzão já era,só um milagre mesmo.
Agora bonito mesmo quem fez foi Flamengo,venceu bem o Coxa no Maracanã,tomara que o time continue com a mesma pegada,eficiência e disposição para os próximos jogos.
Carlos,desculpa eu aparecer pouco por aqui,o problema é que tô sem tempo pra nada,e são tantos blogs,que acabo até me atrapalhando.

Valeu parceiro.