quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Agora, A Copa

Depois do apagão do blog durante o feriado prolongado - acabamos nos desligando da internet por alguns dias, voltamos a postar sobre a seleção brasileira já classificada para a Copa do Mundo do ano que vem, na África do Sul. A classificação foi carimbada numa ótima apresentação em Buenos Aires, vencendo a Argentina por 3 a 1. Fragilidades, da defesa argentina à parte, nunca foi fácil vencê-los lá.

No segundo jogo, ontem em Salvador, o Chile começou o jogo freneticamente, buscando também já carimbar o seu passaporte para o ano que vem. Entretanto abriu a defesa e o Brasil fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Porém, no finalzinho da primeira etapa, Felipe Melo cometeu pênalti em Sanchez e Suazo bateu para descontar para os chilenos. Achando pouco ter cometido a penalidade máxima, Felipe Melo faz uma falta desnecessariamente violenta no camisa 7 do adversário e tomou cartão vermelho, indo para o vestiário mais cedo, logo no início do segundo tempo. Com um a menos, o Brasil não demorou muito para sofrer o gol de empate.

Abrirei um parêntesis neste momento para falar sobre o ponto de vista deste blogueiro naquela situação. Dunga fora severamente criticado pela imprensa nacional durante todo o seu trabalho na seleção, mesmo mostrando com números e bom futebol que estava fazendo o melhor possível. Venceu Copa América, Copa das Confederações, vem liderando as eliminatórias, garantindo a classificação para a Copa com três rodadas de antecedência. Mas, mesmo assim, vimos reportagens, comentários em blogs, principalmente os de grande representatividade na imprensa nacional, desqualificando a vitória por 3 a 1 sobre o nosso maior rival, alegando que o time de Maradona não teria uma boa defesa.

Ora, ninguém consegue ser unanimidade, ainda mais se tratando de futebol no Brasil, país onde todos que gostam de futebol têm suas próprias opniões e preferências quanto às convocações e esquemas táticos. Porém, temos que pelo menos reconhecer que os resultados estão aí. Se na Copa do Mundo conseguiremos vencer, dependerá de muitos outros fatores que não apenas os técnicos, como os emocionais e motivacionais dos jogadores, pois sabemos que temos à diposição do técnico muitos dos melhores jogadores do mundo, incluindo o melhor goleiro.

Então, num jogo em que sabíamos que o Chile buscaria a vitória e que o Brasil não estava com o melhor dos retrospectos em jogos em terras tupiniquins, o empate após um começo alucinante parecia sentenciar a real fraqueza da equipe.

Entretanto, a volta por cima mesmo com um jogador a menos e a ampliação do placar para 4 a 2, mostrou que, independente de qualidade técnica, os jogadores demonstraram vontade de jogar. Considerando que tínhamos entrado em campo com 4 desfalques, pôde-se ver que os jogadores do banco podem dar conta do recado, caso seja necessário.

E ainda mais: com 3 gols na partida e uma apresentação brilhante, Nilmar mostrou que a titularidade absoluta de Robinho pode, finalmente, ser questionada. Daniel Alves, substituindo Elano - outra unanimidade da era Dunga, deu muito mais poder ofensivo à equipe, aparecendo com criatividade, habilidade, precisão de passe e finalização.

Se poderemos vencer a Copa do Mundo no ano quem, só saberemos quando estivermos mais perto da competição e vermos como estarão os rendimentos dos atuais convocados e possíveis convocáveis até lá.

11 comentários:

Rodrigo Garcia disse...

Gostei muito do Brasil contra o Chile,eu que pensei que seria um jogo monótono e chato,quebrei a cara.
O jogo foi corrido e emocionante até o fim.
Eu destaco Nilmar e Daniel Alves,os dois fizeram uma boa partida.
Agora,eu acho que o Dunga é que nem Deus,escreve certo por linhas tortas. rsrsrsrsr
Um abraço.

http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol Sem Censura)

Marcelo Suyço disse...

Prezado Carlos, Exclente crônica, a pegação no Pé com Dunga é impordoavel, Muricy é muito mais grosso, e muito menos malhado.. Mas fazer o que.. Tudo bem que quando começou a convocar uns Afonsos da vida, mereceu críticas, mas isso ele já parou de fazer a tempos, e as críticas continuão.

Marcelo Suyço disse...

Obrigado pela visita.. colocarei o seu na minha lista.

diop disse...

Eu tenho 21 anos, e realmente posso dizer que, das seleções brasileira que vi jogar, essa é a que consegue unir com bastante sincronia, as características básicas de um time vencedor: união, determinação e técnica apurada.

Dunga está de parabéns. Ele é mais uma prova de que o trabalho a longo prazo tem grandes chances de dar resultado, basta ter paciêcia e perseverança, atributos que faltam a quase todos os dirigentes dos nossos clubes.

Jessica Corais disse...

Dunga conseguiu armar bem a seleção brasileira, agora com a entrada do Nilmar ontem, fica bastante complicado essa história do Robinho ser titular.

Abraços, Jessica Corais

Blog do Tavares disse...

Gostei da sua análise, é uma visão interessante. Concordo que o Robinho não deve ser o titular, já há algum tempo ele não merece esse posto. O Elano é outro, mas esse está em processo de "pegamento de banco" :D

Eu tenho uma visão que não levo muito em conta os resultados, gosto de ver o jogo dinâmico e bem jogado, por isso ainda não acho que a Seleção esteja jogando bem, à excessão de alguns poucos jogadores. Espero que dê tempo de esse time ficar do jeito que eu penso que pode ser até chega na Copa.

Gostei muito do seu blog, grande abraço!!

ArgentinaBrasilJuntos disse...

Gosto muito da maneira de jogar do Brasil. Acho que o Dunga já sabe o jeito para ganhar sempre!
Parabéns pelo blog!
Um abraço desde Buenos Aires!
Sebastián

Thiago Campos disse...

Acho que independente de qualquer coisa, o Brasil já é favorito a Copa... Duvido que muita coisa mude até lá... Junto do time do Ricardo Teixeira, incluo Inglaterra e Espanha na disputa.. o resto é resto..

Acessem: http://cademeucamisa10.com

Mestre Benicha disse...

Tudo bem, a seleção não vem jogando um futebol brilhante e o Dunga não é um poço de simpatia, mas temos que admitir que a seleção canarinho vem evoluindo e jogando um futebol competitivo e objetivo.

Acho que temos todas as condições de levar a Copa, apesar de achar que o Dunga ficaria ainda mais rabugento com a conquista.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

André Peixoto disse...

A seleção jogou muito e venceu o Chile com show de Nilmar.
Agora veremos na Copa do ano que vem.
Muito obrigado pela visita e volte sempre: http://esportetotalbh.blogspot.com/

Anônimo disse...

E ai cara , tudo bem , meu nome é Juliano Junior e achei o seu blog maneiro!!!!!!

Eu tenho um blog relacionado à tudo o que acontece com o Santos Futebol Clube!
Quer fazer parceria?? adoraria ser seu parceiro de BLOG!

qualquer coisa , visitá lá meu blog :
http://jlntudosobrefutebol.blogspot.com/

MSN:
julianojunior289@hotmail.com

Espero pela resposta!

valeuu pela atenção e até +