domingo, 29 de novembro de 2009

O clássico dos clássicos

Barcelona e Real Madrid fizeram hoje o jogo mais esperado do ano na Espanha. O super-clássico espanhol já vinha sendo disputado fora das 4 linhas por provocações de ambas as partes:
Casillas - "Só vejo o Barcelona pelo retrovisor." (em referência à liderança do Real Madrid)
C. Ronaldo - "Espero marcar 10 ou 20 gols no Barcelona".
Daniel Alves - "C. Ronaldo já sabe bem do que o Barcelona é capaz" (em referência à final da última Champions League vencida pelo Barça sobre o Man Utd, ex-time de Cristiano)
Guardiola - "Só faltava o Real não ser líder depois de ter gasto 270 milhões de euros".
Imprensa madrilenha - Cantera x Galácticos ("cantera" = divisões de base)
Imprensa catalã - Cantera x Cartera

Hoje foi o dia de deixar todo o blá-blá-blá de lado e resolver as diferenças dentro de campo. Melhor para o Barça que venceu por 1x0 e tomou a liderança do arqui-rival.
Antes do embate, suspense em ambos os lados por conta da incerteza na escalação de suas principais estrelas. C. Ronaldo e Messi saíram jogando e Ibrahimvic entrou no 2º tempo.
Em um duelo bastante equilibrado, o Real Madrid soube anular bem, sobretudo no 1º tempo, o toque de bola do Barcelona. Criou, inclusive, as melhores oportunidades. A melhor delas com C. Ronaldo que perdeu uma chance cara-a-cara com Valdés.

No 2º tempo, o futebol vistoso do Barcelona começou a aparecer. E numa escapada de Daniel Alves pela direita, o brasileiro cruzou na medida para Ibra pegar de primeira e fuzilar Casillas. Mas quando parecia que o gol daria mais tranquilidade para os catalães ampliarem o placar, Busquets cometeu uma infantilidade (usou a mão e parou um contra-ataque do Real) e foi expulso. O Real, então, cresceu no jogo mas contou com um Puyol em grande noite. O capitão do Barça travou na hora do chute chances claras de Marcelo, Higuaín e Benzema e salvou sua equipe. Do lado do Barcelona, Messi ainda contou com uma chance clara, após bom passe de Daniel Alves, mas Casillas fez boa defesa.

No clássico mais equilibrado dos últimos anos, deu Barcelona. O próximo duelo dessa temporada será no fim de semana de 10-11/04 do ano que vem. E o último, quem sabe, dia 25/05 na final da Liga dos Campeões no Santiago Bernabéu.

Fim de papo

O Flamengo assume, com méritos, a liderança do Brasileirão após 37 rodadas. A despeito da falta de disposição do Corinthians (alguém achou que seria diferente?), o Flamengo, que não tem nada a ver com isso, fez a sua parte e venceu. Coisa que o São Paulo não teve competência para fazer em seus dois últimos jogos e hoje aspira somente à Libertadores.

Agora a briga se resume apenas às 2 últimas vagas da Libertadores (Flamengo e Inter já estão lá; São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro brigam pelas outras 2 vagas) e do rebaixamento (Sport e Náutico já caíram; Santo André, Botafogo, Coritiba e Fluminense lutam pela salvação). Ou alguém acredita que o Grêmio vai engrossar o jogo contra o Flamengo para ajudar o Inter a ser campeão? Já faz muito tempo que eu não acredito em Papai Noel...

Parabéns, Flamengo. Parabéns, torcida rubro-negra.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Oito passam, oito ficam

Penúltima rodada da fase de grupos da UEFA Champions League e metade das 16 equipes já carimbaram seus passaportes para as oitavas-de-final. As outras 8 vagas serão definidas somente na última rodada.

Grupo A
Bordeaux 2 x 0 Juventus
Bayern de Munique 1 x 0 Maccabi Haifa

O Bordeaux confirmou sua boa fase na competição ao bater a Juventus em casa (um gol do brasileiro Fernando, ex-Juventude), resultado que deu sobre-vida aos bávaros na disputa pela 2ª vaga do grupo. Agora Juventus e Bayern farão um duelo emocionante em Turim para ver quem segue na competição e quem ficará com o prêmio de consolação (vaga na Liga Europa). Leve vantagem para a Juve que joga em casa e depende apenas do empate. O Bordeaux, já classificado como 1º, apenas cumpre tabela na última rodada.

Grupo B
CSKA 2 x 1 Wolfsburg
Manchester United 0 x 1 Besiktas

O já classificado Man Utd colocou em campo um time recheado de reservas e sofreu um revés em Old Trafford. Após 23 partidas de invencibilidade em casa na Champions, perdeu pelo placar mínimo para o turcos com grande atuação do goleiro Rustu, aquele mesmo que enfrentou o Brasil por 2 vezes na Copa de 2002. Na Rússia, o Wolfsburg saiu na frente mas levou a virada do CSKA, resultado que deixa as 2 equipes, e até o Besiktas, ainda com chances de classificação.

Grupo C
Real Madrid 1 x 0 Zürich
Milan 1 x 1 Olympique de Marselha

O Grupo C segue indefinido devido à já tradicional incompetência rossonera nos jogos em casa nessa competição (2 empates e 1 derrota no San Siro). Se tivesse vencido o Olympique, tanto Milan quanto o Real Madrid já estariam classificados, e a equipe italiana dependeria só de si pra ser primeira do grupo na última rodada (leva vantagem sobre o Real no confronto direto). Agora, terá que vencer o Zurich fora de casa pra não depender de nenhum outro resultado. Olympique e Real Madrid fazem um duelo direto em Marselha pela outra vaga. Os franceses precisam vencer por 3 gols de diferença para não depender de mais ninguém. Vitória por uma diferença menor só classifica os franceses caso o Milan não vença seu jogo. Já o Real se classifica até com derrota por 2 gols de diferença mas deverá buscar a vitória para ratificar o primeiro lugar da chave. De positivo para os blancos no jogo contra os suiços, somente o retorno de Cristiano Ronaldo após quase 2 meses afastado por contusão.

Grupo D
Porto 0 x 1 Chelsea
Apoel 1 x 1 Atlético de Madrid

No duelo dos classificados, deu Chelsea. Mesmo tendo criado as melhores oportunidades, o Porto esbarrou na trave e em Peter Cech e viu a usual eficiência londrina prevalecer mais uma vez. Já no duelo dos eliminados, o Atlético segue com sua (horrível) sina de não vencer na competição. Colchoneros e cipriotas brigarão pelo prêmio de consolação na última rodada. O Atlético precisará vencer o Porto em casa para não depender do resultado de APOEL x Chelsea. Difícil prever quem será o menos incompetente e vai levar a vaguinha da Liga Europa pra casa.

Grupo E
Fiorentina 1 x 0 Lyon
Debrecen 0 x 1 Liverpool

No grupo E aconteceu o (im)previsto. O Liverpool, franco favorito no início da competição, não obteve o milagre de chegar a última rodada com vida e deu adeus à competição. Os Reds até fizeram a sua parte mas a Viola venceu um desinteressado Lyon jogando em Florença e liquidou qualquer possibilidade de classificação dos londrinos. Do jeito que andam as coisas, a estadia do técnico Rafa Benítez na cidade dos Beatles está com os dias contados. Eliminado da principal competição e tropeçando aos montes na Premier, a temporada do Liverpool não deverá ser das melhores.

Grupo F
Rubin Kazan 0 x 0 Dynamo Kiev
Barcelona 2 x 0 Internazionale

O Barcelona chegou pressionado nessa rodada. Corria o risco de ser eliminado com 1 rodada de antecipação em caso de vitória do Rubin Kazan e derrota frente à Inter. No embate entre russos e ucranianos, deu empate, resultado que talvez tenha deixado os espanhóis mais tranquilos para seu jogo contra os italianos. E deu a lógica: o Barça deu uma resposta de campeão e bateu com facilidade a Inter mesmo desfalcado de seus 2 principais jogadores (Messi e Ibra). Fez 2x0 com menos de meia hora de partida e depois só administrou a habitual inoperância do time interista. O grupo continua em aberto, nenhuma vaga está definida e todos ainda têm chances de se classificar. Favoritismo para o Barça que pode perder até por 2 gols para o Dínamo em Kiev e para a Inter que depende de uma vitória sobre o Rubin Kazan.

Grupo G
Rangers 0 x 2 Stuttgart
Unirea 1 x 0 Sevilla

O Sevilla buscava consolidar a primeira colocação mas foi surpreendido pelos romenos que já se candidatam como a surpresa do torneio. Na última rodada, o Unirea jogará pelo empate contra o Stuttgart para avançar às oitavas. O jogo é na Alemanha, osso duro, mas se no início uma vaguinha na Liga Europa era um luxo, passar de fase na Champions já é um sonho mais do que palpável.

Grupo H
AZ 0 x 0 Olympiacos
Arsenal 2 x 0 Standard Liège

O Arsenal seguiu sua rotina de mandar no grupo: venceu fácil os belgas (1 gol do brasileiro Denílson) que se mantiveram vivos graças ao empate do Olympiacos na Holanda. Agora, o Liège e o Olympiacos duelam pela última vaga. Por ter perdido no primeiro turno por 2x1, os belgas precisam de uma vitória magra por 1x0 para avançarem. Os gregos jogam pelo empate ou até derrota desde que marque gols. Prenúncio de um jogo emocionante.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Empate com Sabor de Derrota

O domingo começou com aquele clima de decisão como nunca antes no Brasileirão na era dos pontos corridos. O São Paulo tinha a missão mais difícil, enquanto o Flamengo teria uma missão teoricamente fácil, pois enfrentaria um Goiás que já não brigava por nada em pleno Maracanã. Tendo isso em vista, sãopaulinos estavam apreensivos, enquanto flamenguistas estavam esperançosos em dormir com o time na ponta da tabela.
No jogo das 16h (horário do Nordeste), o Botafogo fez o que todos esperavam, pois lutava acima de tudo para se afastar da zona de rebaixamento, e, com uma atuação exemplar de Jobson, venceu o São Paulo por 3 a 2 no Engenhão. Foi um jogo brigado, cujo resultado afastava o alvinegro do Fluminense e ainda dava uma ajudinha ao Flamengo.
Já o rubronegro entrou em campo às 18:30h visivelmente afobado e desconcentrado. Não que houvesse o tradicional oba oba que ronda o time da Gávea, mas ao contrário, havia um excesso de vontade e expectativa que acabou atrapalhando a postura do time em campo. Provavelmente, a obrigação de vencer diante de sua torcida e chegar à liderança fez os jogadores se precipitarem e não conseguirem ser objetivos, como vinham sendo ao longo do campeonato. O Goiás jogou bem, manteve sua postura tática e chegou a levar muito perigo ao gol de Bruno. Mérito de um time que começou bem o campeonato, perdeu a linha no meio e voltou a jogar bem nos últimos dois jogos.
Em paralelo, o Internacional retomou as rédeas de candidato ao título e venceu o Atlético-MG em pleno Mineirão e voltou novamente ao G4 com cara de quem quer mais do que uma simples vaga na Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 o alvirubro gaúcho pulou para a terceira colocação e juntou-se ao grupo de candidatos ao título. Ao Galo resta apenas a briga pela Libertadores.
Devido à vantegem de pontos, o título está mais uma vez nas mãos do São Paulo, tendo o Flamengo como o candidato com mais possibilidades de atrapalhar o hepta da equipe paulista. Entretanto, Inter e Palmeiras também continuam podendo ser campeões, a depender das combinações de resultados.
Do jeito que vai, o campeão somente se definirá na última rodada.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

São Paulo com Faca e Queijo nas Mãos

Restando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão, o São Paulo está novamente com a taça nas mãos. Dois pontos à frente do Flamengo, o tricolor paulista depende apenas de seus próprios resultados para terminar campeão brasileiro pela quarta vez consecutiva. Já o rubro negro precisa vencer seus jogos e torcer por um tropeço do líder. O Palmeiras vem logo na cola a apenas 1 ponto do Flamengo e 3 do São Paulo e, assim como o time carioca, tem que vencer e torcer por tropeços dos times à sua frente. Considero estes os clubes que ainda têm chance de título, pois Internacional e Atlético-MG estão 6 pontos atrás do líder e o clube paulista certamente não perderá tantos pontos assim nessa reta final.
Dos três times da ponta da tabela, o Flamengo tem a rodada teoricamente mais fácil, pois enfrenta o decadente Goiás no Maracanã. Porém, tem que tomar cuidado porque o clube goiano ainda tem chances de classificação para a Libertadores e, certamente, brigará até o fim por isso. O Palmeiras irá a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, que também ainda briga por uma remota chance de entrar no G4 e é sempre um adversário difícil de ser batido em sua casa. O São Paulo vai ao Rio enfrentar o Botafogo e terá, talvez, a tarefa mais difícil dessa rodada entre os clubes da ponta, pois o Botafogo está vendo o Fluminense encostar e buscará a vitória para não entrar na zona de rebaixamento.
Dos times que também buscam vaga no G4, Cruzeiro e Avaí jogarão fora de casa. A raposa vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, que ainda foge da sombra do rebaixamento e o Avaí pega o Santo André, praticamente rebaixado. Dos times do Z4, o único que tem demonstrado força na tentativa de sair da zona é o Fluminense. O time vem fazendo uma bela campanha, mesmo que tardia, e se algum dos times à sua frente vacilar, ele consegue esapar da degola.
Deixarei aqui meus palpites apenas para os jogos dos clubes da parte de cima da tabela, considerando a disputa direta entre Atlético-MG e Internacional para entrar no G4.
Grêmio 1 x 0 Palmeiras
Botafogo 2 x 1 São Paulo
Flamengo 1 x 0 Goiás
Atlético-MG 3 x 2 Internacional

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Deixaram o São Paulo chegar...

Reta final do Campeonato Brasileiro e o Brasileirão mais indefinido dos últimos tempos (seja pelo título, vagas na Libertadores ou rebaixamento) ainda reserva os seguintes jogos para os integrantes do G4:

O Palmeiras pega Sport e Atlético-MG (casa), Grêmio e Botafogo (fora)
O São Paulo pega Vitória e Sport (casa), Botafogo e Goiás (fora)
O Flamengo pega Náutico e Corinthians (fora), Goiás e Grêmio (casa)
O Atlético-MG pega Coritiba e Palmeiras (fora), Inter e Corinthians (casa)


A tabela mais difícil é a do Atlético. Pega 2 adversários parte de cima da tabela (um deles o Palmeiras), um ameaçado pela degola e um coadjuvante indigesto. O Palmeiras terá 2 ameaçados pela degola, encara o melhor mandante do Brasileirão fora de casa e um postulante à título (Galo). O jogo contra o Atlético-MG pode acabar matando os dois em caso de um empate.

A melhor tabela é a do São Paulo pois só tem 1 compromisso realmente difícil que é vencer o desesperado Botafogo no Rio. O desinteressado Goiás também pode complicar mas os jogos no Morumbi não representam grandes riscos.
Já o Flamengo também não tem uma tabela tão complicada. Além disso, é o time que vem mais embalado, com uma grande sequência de bons resultados, tendo vencido inclusive adversários diretos (Palmeiras e Atlético-MG) e fora de casa. Outra ponto a favor dos rubro-negros é o embate com o Corinthians, que está doidinho para entregar o jogo e complicar a vida dos seus arqui-rivais no caminho rumo ao título.

Na base de pura "palpitologia", acho que o título fica entre São Paulo e Flamengo, com ligeira vantagem para o tricolor por um simples detalhe: hoje é o líder, com 2 pontos de vantagem. Se a reação do Flamengo é digna de time com pinta de campeão a do São Paulo também não fica muito atrás. Quando Muricy deixou a equipe, o São Paulo figurava na 15ª colocação e o sonho do tetra-hepta era uma utopia. Hoje, pela primeira vez no campeonato, conseguiu ser líder ao término de uma rodada. E nos últimos anos todo mundo sabe como costuma terminar um campeonato com o São Paulo como líder. Em contra-partida, o tricolor do Morumbi terá desvantagem em nº de vitórias caso empate em pontos com algum de seus concorrentes. Algo que não é novo, pois o São Paulo normalmente perde menos e empata mais que seus perseguidores. Foi assim também na corrida pelo título com o Grêmio no ano passado.
A ver o que nos reserva os próximos capítulos desse emocionante Brasileirão.

Mudanças a Parte de Cima da Tabela

Após a rodada do final de semana, o São Paulo chegou efetivamente à liderança do Brasileirão. Com o ponto ganho em Porto Alegre contra o Grêmio na quarta-feira, o tricolor paulista já havia ultrapassado o Palmeiras temporariamente. Assim, com a derrota do alviverde para o Fluminense nesse domingo, confirmou a liderança.
Na partida mais esperada do fim de semana, Atlético-MG e Flamengo disputavam suas situações no G4: se time mineiro ganhasse se igualaria em pontos ao São Paulo, ficando colado na disputa pelo título e o rubro negro carioca poderia ser ultrapassado pelo Cruzeiro e ficar fora do G4. Entretanto, o Flamengo conseguiu uma vitória contundente por 3 a 1 e ficou com a terceira colocação a dois pontos do líder São Paulo e um ponto atrás do Palmeiras. Desse modo, o clube deu um grande passo rumo à classificação para a Libertadores.
Quanto ao título, quanto menos partidas faltam para o fim do campeonato, mais difícil fica tirá-lo de São Paulo ou Palmeiras. Com a vitória no Mineirão, o Flamengo fica colado nos líderes, porém, depende dos tropeços dos dois primeiros, além de ter que garantir suas vitórias para não ser ameaçado de sair do G4. Assim também é a situação do Galo, que está a três pontos do São Paulo. Cruzeiro e Internacional também ainda brigam por vaga na Libertadores e certamente não darão moleza ao Atlético-MG e Flamengo.
Mais uma rodada e a classificação continua embolada, sem ter como dizer com certeza quem será o campeão. Qualquer tipo de assertiva continua sendo palpite ou chute, como queiram chamar.
Na parte de baixo da tabela, o campeonato parece ficar cada vez mais decidido: os times do Z4 já estão praticamente condenados à série B em 2010. Mesmo com a seqüência de vitórias, o Fluminense, primeiro da zona de rebaixamento, ainda está cinco pontos atrás de Botafogo e Coritiba restando apenas quatro partidas para o fim do campeonato. Ou seja, depende de vencer seus jogos e de que Botafogo ou Coritiba não vençam.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pegando Fogo!

A cada rodada, o Brasileirão esquenta mais e torna necessário prestar atenção a cada partida que ocorre, sem deixar a expectativa cair para as que virão. Nova mudança no desenho das colocações, pricipalmente na ponta da tabela, e o título continua em aberto faltando apenas cinco rodadas para o final da temporada. Na parte de baixo a situação continua difícil para os quatro últimos.

O São Paulo havia assumido a liderança temporariamente após a vitória sobre o Barueri e com o empate do Palmeiras com o Corinthians, ficou em segundo com a mesma quantidade de pontos do verdão. O Atlético-MG bateu o Goiás e permanece colado nos líderes, na terceira colocação. Com a derrota do Inter para o Botafogo, o Flamengo permaneceu no G4 pela primeira vez. Bom sinal.


Falando em Botafogo, o time conseguiu uma excelente vitória sobre o Internacional e ganhou um fôlego extra na briga para não cair. O Fluminense conseguiu mais uma vitória importante, derrotando o Cruzeiro em pleno Mineirão. No clássico dos desesperados do Pernambuco, o Náutico levou a melhor contra o Sport e se manteve na décima oitava colocação, enquanto empurrou o rubro negro para a lanterna. O Santo André também conseguiu uma vitória importante e manteve-se na décima sérima colocação.


Após uma breve análise dos resultados e da disposição dos times na tabela, a competição continua indefinida. Na parte de cima da tabela, a diferença entre o Palmeiras, líder, e o Internacional, quinto, é de apenas seis pontos. Com a derrota para o Fluminense, o Cruzeiro, sexto colocado, deixou a diferença para o líder aumentar para sete pontos. Embora tenha ficado mais difícil para a raposa buscar o tírulo, para o G4 a diferança é de apenas 3 pontos. Mais uma vez, sigo achando que o título ficará entre os três primeiros colocados: Palmeiras, São Paulo ou Atlético-MG, mas com o Flamengo querendo participar da festa seriamente.

Cheguei a duvidar do Galo há algumas rodadas, pois havia perdido o embalo, mas o time conseguiu retomar o ritmo a tempo e segue forte na cola dos dois primeiros. O São Paulo está provando mais uma vez que é um time de chegada e que sabe aproveitar muito bem os tropeços dos adversários e manter a regularidade. O Palmeiras conseguiu bons resultados enquanto os demais times ainda se organizavam e, apesar de todos os tropeços, ainda conseguiu se manter na ponta da tabela. O Flamengo tem uma difícil missão se quiser realmente ser campeão, mas não impossível.


Faltando cinco jogos, a rodada que vem será decisiva, pois envolve o confronto direto contra o Atlético-MG e, em caso de vitória, assume a terceira colocação e se mantém pertinho dos dois primeiros. Os líderes também têm partidas difíceis pela frente, pois o São Paulo pega o Grêmio em Porto Alegre, ainda apostando todas as suas fichas para tentar uma vaga remota no G4, enquanto o Palmeiras vai ao Rio enfrentar o Fluminense, que finalmente parece que resolveu jogar bola para tentar escapar do rebaixamento. Se eles perderem, poderão ver o Atlético-MG assumir a liderança ou o Flamengo ficar a apenas um ponto. O Internacional vai a Barueri e tentará todas as suas fichas para tentar voltar o G4.

Na parte de baixo da tabela, a coisa segue feia para os times do Z4. Mesmo estando sem perder há seis rodadas – três vitórias e três empates, após a derrota para o Flamengo, o Fluminense ainda está na penúltima colocação e a cinco pontos do Botafogo, que é o primeiro acima da zona de rebaixamento. A coisa segue muito feia para todos os quatro times, visto que o Botafogo, Atlético-PR e Coritiba não estão dispostos a deixar espaço para eles.