terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes 2010

Pouca gente está sabendo mas nesta quarta-feira começa o Mundial de Clubes da Fifa. Como não há brasileiros no torneio esse ano, a competição não tem sido tão promovida aqui no Brasil. Esse ano, o torneio saiu de Yokohama, no Japão, e passou para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O Mundial de Clubes, no atual formato em que é disputado hoje (antes era a Copa Intercontinental em jogo único), começou a ser disputado em 2000 e teve o Corinthians como campeão da 1ª edição, e Edílson (o "capetinha"), eleito o Bola de Ouro. Essa edição foi disputada no Brasil e contou com a participação do Real Madrid (campeão europeu em 2000), Man United (campeão em 99), o Necaxa (México), Al Nassr (Arábia Saudita), South Melbourne (Austrália), Raja Casablanca (Marrocos), Vasco (campeão da Libertadores de 98 e não o Palmeiras, campeão em 99) e Corinthians (campeão do "torneio sabe-Deus-o-quê"). Uma esbórnia só.

Em 2001, o torneio seria disputado na Espanha mas foi cancelado (talvez pra Fifa repensar melhor os critérios de participação de cada clube). Passados 4 anos, o torneio voltou a ser disputado em 2005, dessa vez com clubes campeões de todas as seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania). Em 2005 deu São Paulo com Rogério Ceni como Bola de Ouro. Em 2006 deu Inter, com Deco eleito Bola de Ouro. Em 2007 o Milan e Kaká paparam esses prêmios e em 2008 o Manchester e Rooney levaram.

Para quem quiser acompanhar tudo, amanhã tem o "jogaço" Al Ahli x Auckland City FC. Quem quiser assistir ao que interessa, pode colocar logo um lembrete no celular para o dia 19/12, dia da final entre o Barça de Messi e o Estudiantes de Verón.

8 comentários:

Futebol ao Cubo disse...

Fala, cara!

Olha, se o Atlante tivesse na chave do Estudiantes eu não cravaria essa final tão facilmente, mas como o Atlante cruza com o Barcelona, acho improvável que não tenhamos a inédita final Europa x América do Sul.

Espero que não me ache um louco, mas faltam meia hora pro jogo Al Ahli x Auckland City e estou realmente ansioso haha

Abraços!

Leo disse...

Vc é louco mesmo viu brother! Ahah
Abç!

Pedrero disse...

Que pena que o São Paulo não está esse ano...

Mas no ano que vem vai tar!!

Jefferson freire disse...

O Vasco caiu d eparaquedas, colocaram ele lá para ganhar, mas nem assim eles conseguiram. Ano que vem meu Mengão esta´ra lá conquistando o bi.

Abção

Marcela M. disse...

Boa noite!
Gostamos muito do seu Blog e temos interesse de parceria...
Caso queira, entre em contato conosco pelo marcelasemler@gmail.com

Desde já obrigada!
Esquadrão Interativo
http://www.esquadraointerativo.com.br

Jefferson freire disse...

Ainda de férias?

Abços

Anônimo disse...

Como vc diz q o Mundial de 2000 é "Uma esbórnia só"??? Deveria pesquisar melhor antes de falar certas bobagens. O torneio de 2000 tinha campeões continentais do mundo inteiro, de todas as confederações. Por ser o primeiro Mundial, logicamente nenhum time já havia sido indicado para ele, nem no ano anterior e nem em nenhum outro, o q deu margem para a CONMEBOL, e naum a FIFA, indicar o Vasco (q aliás era o melhor time do Brasil na época, com Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano, por exemplo, tanto q viria a ser o campeão brasileiro dakele ano) ao invés do Palmeiras, mas naum antes de conversar com a diretoria palmeirense e essa aceitar naum disputar o torneio para disputar o do ano seguinte, tanto q o Palmeiras chegou a ser indicado pela Conmebol para o Mundial de 2001, já q ela teria 2 ou 4 vagas. Já o Corinthians é pior ainda sua falta de informação (ou inteligência), pois ele se classificou como campeão do país-sede, como acontece em todos os mundiais, menos os de 2005 e 2006. Além do mais, esse mundialzinho com 2 jogos é a maior chatisse, o de 2000, com 2 times brasileiros e 2 europeus (4 favoritos ao título) foi mil vezes melhor, e o da Espanha, com 12 ou 16 times, seria melhor ainda.

Anônimo disse...

Visitem este blog e votem em quem acham que vai vencer o mundial 2010:
www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com