sábado, 27 de agosto de 2011

Barcelona, Outra Vez

O Barcelona faturou mais um título neste início de temporada: a Supercopa da Europa, jogando contra o Porto. O time catalão superou o português por 2 a 0 com mais uma bela atuação de Messi. O craque argentino segue a linha de tantos outros que não encantam na seleção se país, mas são geniais em seus clubes. Uma pergunta que sempre me vem à cabeça é o quão bom seria este atual time do Barcelona sem o craque argentino. O toque de bola, o domínio que sempre exerce em suas partidas é, indiscutivelmente, mérito de todo o grupo que, além de ter um excelente entrosamento, conta com outros jogadores de excelente nível, como Xavi e Iniesta.
Entretanto, olhando o histórico recente do Barcelona, os grupos vencedores do clube sempre contaram com um jogador excepcional de referência, suportado por um grupo de jogadores de ótima qualidade técnica. E, em muitos momentos, os protagonistas foram brasileiros: Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho foram os diferenciados do Barcelona em seus tempos e, hoje, este posto está com Messi. Talvez, o pensamento na continuidade para a base jogadores espanhóis seja a explicação para o alto investimento feito em Fábregas, tendo em mente que Messi ainda é muito jovem e ainda poderá excercer o seu papel por muito tempo. Será que eles já estão preparando algum outro em sua base, como fizeram con La Pulga?

domingo, 21 de agosto de 2011

And the Oscar goes to...

À seleção brasileira sub-20 pela título na Colômbia. Depois de bater na trave contra Gana há dois anos, dessa vez o penta veio. Agora é partir pro hexa na Turquia em 2013 e alcançar os hermanos na hegemonia da categoria.

A Ney Franco, técnico competente, experiente em trabalhos na base, não tão badalado quanto outros "figurões" do nosso futebol, mas que de forma discreta conseguiu reunir um grupo competitivo e vencedor.

A Henrique, artilheiro e melhor jogador do torneio. Ao goleiro Gabriel, que não merecia carregar a cruz de uma eventual eliminação pela falha no segundo gol sofrido. A Dudu, que foi o 12º jogador desse time e barbarizou sempre que foi posto em campo.

Ao próprio Oscar, que mostrou versatilidade, qualidade, sorte, oportunismo e foi o grande nome da decisão.

É Penta!!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mania de Perseguição

Posso estar com mania de perseguição, afinal quem não ficaria satisfeito com a convocação do melhor jogador do seu time para a Seleção Brasileira? Não coloco em xeque o merecimento da convocação de Ronaldinho Gaúcho para vestir a amarelinha, mas sim o momento e o que essa convocação pode representar.
A tônica do trabalho de Mano Menezes tem sido a renovação do quadro da seleção, no intuito de conseguir montar uma equipe forte para a disputa da Copa de 2014. É um trabalho que aprovo, mas que já poderia estar utilizando um mix de jogadores experientes com os garotos desde o começo. A convocação desses jogadores mais rodados poderia ter dado o ingrediente que faltou no jogo contra o Paraguai na Copa América, por exemplo.
No caso específico de Ronaldinho Gaúcho, trata-se de um jogador que, mesmo em seus melhores dias, nunca apresentou o que se esperava dele na seleção. Após a estreia espetacular, no tempo em que ainda jogava no Grêmio, o único momento de genialidade do craque com a amarelinha foi no jogo contra Inglaterra na Copa de 2002.
A volta para o Flamengo pareceu para muitos, inclusive para mim, mais um caso em que o jogador estaria voltando para o Brasil apenas para estar mais perto de casa e frequentar as rodas de samba. Entretanto, o jogador vem mostrando uma evolução surpreendente no Brasileirão, depois de muitas dúvidas sobre a sua real contribuição para o clube. E essa contribuição surpreendente do jogador, aliado ao bom grupo que o clube conseguiu reunir, colocou o Flamengo em condição de favorito ao título, disputando a ponta da tabela com o Corinthians neste momento. E é justamente quando o técnico, que tem uma afinidade assumida com o clube paulista, resolve convocar o jogador para um amistoso contra Gana, desfalcando o clube carioca por, pelo menos, duas rodadas e podendo deixar o jogador de fora justamente do confronto direto entre os dois clubes.
A quais conclusões podemos chegar?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Complô Pró-Corinthians ou Teoria da Conspiração?

Há algum tempo paira sobre o ar, mais especificamente na mídia de maneira geral, o que parece ser uma onda pró-Corinthians. Estive pensando sobre isso nos últimos tempos e listarei abaixo os motivos que poderiam levar a esse pensamento:
1. Andres Sanches, presidente do clube, viaja com a delegação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da África. Não vejo motivo para essa abertura da CBF para o presidente de um clube em detrimento de outros tantos grandes clubes no país.
2. O Corinthians foi o primeiro clube a romper com o Clube dos 13, alegando o andamento das negociações das cotas televisivas. Esse movimento é abertamente uma demonstração de apoio à CBF.
3. Todas as cidades/estádios que se candidataram a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 tiveram prazo justo e definido para apresentarem seus projetos para o pleito. A cidade de São Paulo já possuía um estádio bom os suficiente para abrigar os jogos da Copa, mas uma restrição imposta pela Fifa para que o estádio abrigasse a abertura dos jogos foi motivo para justificar a construção de um estádio desde o zero, que não teve projeto apresentado no prazo requerido pela entidade e nenhuma garantia de que ficaria pronto a tempo.
4. O técnico da Seleção Brasileira saiu diretamente do Corinthians para a seleção e não faz questão de esconder o apreço pelo ex-clube.
5. Amistoso da Seleção Brasileira é agendado para o mesmo dia em que Corinthians e Santos farão o jogo que os igualam aos demais da tabela, o que desfalca o time da vila de seus principais jogadores. Sem contar o período da Copa América.
6. Desde o final de 2009 a imprensa paulista começou a divulgar pesquisas contestando o superioridade da torcida do Flamengo sobre a do Corinthians, sendo perceptível a diferença, principalmente quando se vai para o Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Inclusive minimizam o crescimento da torcida do São Paulo decorrente dos resultados expressivos do Clube nas últimas duas décadas.
O plano de crescimento do Corinthians é arrojado e tem o forte lado positivo de estar no estado mais rico do país. Entretanto, pontos como os citados acima levam a uma séria desconfiança a respeitos dos métodos desse plano. Pode ser apenas paranoia de torcedor de outro clube, mas acredito que caiba pelo menos uma análise para se descartar essa possibilidade.