terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes 2010

Pouca gente está sabendo mas nesta quarta-feira começa o Mundial de Clubes da Fifa. Como não há brasileiros no torneio esse ano, a competição não tem sido tão promovida aqui no Brasil. Esse ano, o torneio saiu de Yokohama, no Japão, e passou para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O Mundial de Clubes, no atual formato em que é disputado hoje (antes era a Copa Intercontinental em jogo único), começou a ser disputado em 2000 e teve o Corinthians como campeão da 1ª edição, e Edílson (o "capetinha"), eleito o Bola de Ouro. Essa edição foi disputada no Brasil e contou com a participação do Real Madrid (campeão europeu em 2000), Man United (campeão em 99), o Necaxa (México), Al Nassr (Arábia Saudita), South Melbourne (Austrália), Raja Casablanca (Marrocos), Vasco (campeão da Libertadores de 98 e não o Palmeiras, campeão em 99) e Corinthians (campeão do "torneio sabe-Deus-o-quê"). Uma esbórnia só.

Em 2001, o torneio seria disputado na Espanha mas foi cancelado (talvez pra Fifa repensar melhor os critérios de participação de cada clube). Passados 4 anos, o torneio voltou a ser disputado em 2005, dessa vez com clubes campeões de todas as seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania). Em 2005 deu São Paulo com Rogério Ceni como Bola de Ouro. Em 2006 deu Inter, com Deco eleito Bola de Ouro. Em 2007 o Milan e Kaká paparam esses prêmios e em 2008 o Manchester e Rooney levaram.

Para quem quiser acompanhar tudo, amanhã tem o "jogaço" Al Ahli x Auckland City FC. Quem quiser assistir ao que interessa, pode colocar logo um lembrete no celular para o dia 19/12, dia da final entre o Barça de Messi e o Estudiantes de Verón.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ronaldo, cabra da peste

Antes de completar minhas considerações sobre os grupos da Copa, venho fazer uma reverência ao mais novo hexa-campeão brasileiro. Mas este título, tem nome, sobrenome e história.
Em um ano que a torcida flamenguista esperava que o eteno ídolo Ronaldo vestisse finalmente a camisa rubro-negra, outro Ronaldo tomou o status de ídolo.
Ronaldo Angelim, cearense, 34 anos, autor do gol do título. Quem mais que um nordestino, com sotaque e fisionomia características, pode ser tão característico da maior torcida do Brasil ?
O nordeste, exceto algumas cidades específicas, torce para os times do eixo Rio-SP, que tem mais visibilidade, mais espaço na mídia e nos antigos rádios que captavam a rádio Globo do Rio. No início da década de 80, levados por um ds maiores times já vistos no futebol brasileiro, o Nordeste virou rubro-negro.
O clamor de maior torcida do país, se deve muito ao nordeste. E Ronaldo Angelim foi o Nordeste brasileiro que cabeceou a bola e fez a nação rubro-negra comemorar mais um título.
Para a torcida rubro-negra, mais do que nunca : THERE´S ONLY ONE RONALDO.

domingo, 6 de dezembro de 2009

A emoção chegou à Bota

Estava começando a ficar chato. A Inter, mais uma vez, começava a abrir uma diferença de pontos importante frente aos outros concorrentes. Liderava com 7 pontos de vantagem sobre o Milan e 8 sobre a Juve. E tinha agora um clássico com a "Vecchia Signora" onde poderia deslanchar ainda mais na ponta. Ainda bem que a Juve não deixou que isso acontesse!
No Derby D'Italia, que até pouco tempo reunía as únicas 2 equipes que nunca haviam sido rebaixadas (hoje só a Inter goza desse privilégio), deu Juventus. O resultado deu mais emoção ao campeonato já que o Milan também venceu e reduziu para 4 a vantagem nerazzura. Agora a Inter, ainda líder, tem 35 pontos, seguida por Milan (31) e Juventus (30).

No Delle Alpi, a Juventus abriu o placar com um gol esquisito. Del Piero cobrou falta para dentro da área, a bola bateu na perna de Lúcio e enganou Júlio César. A Inter não demorou a reagir e empatou 6 minutos depois com Samuel Eto'o completando cruzamento de Stankovic. No 2º tempo, a Juventus definiu o marcador após bonita jogada de Marchisio. O italiano pegou um rebote de Júlio César num chute de Sissoko e concluiu encobrindo o arqueiro brasileiro após driblar Walter Samuel.

No San Siro, o Milan bateu a Sampdoria após um início arrasador. No primeiro minuto de jogo abriu o placar através de Borriello (assistência de Ronaldinho). Aos 8 minutos, nova assistência de Ronaldinho e golaço de Clarence Seedorf. Aos 23, Pato marcou o terceiro e fim de papo. 3x0 Milan e nova vitória do time de Leonardo que vem jogando um bom futebol e crescendo na competição.
Hoje houve outro clássico, entre Roma x Lazio. Melhor para a Roma que venceu por 1x0 com gol de Cassetti e subiu para o sexto lugar.

A próxima rodada promete. A Inter visita a Atalanta, que vem numa crescente na Serie A. A Juventus visita o Bari e o Milan recebe o Palermo, podendo diminuir ainda mais a distância para a Internazionale. Emoção à vista no Calcio.

Nem Pet Nem O Imperador

Os zagueiros fizeram a diferença e marcaram os gols da vitória do Flamengo sobre o Grêmio. Após o tricolor gaúcho fazer um a zero, levando a torcida do Flamengo ao desespero, David empatou em um chute de descarrego. No segundo tempo foi a vez de Ronaldo Angelim fazer de cabeça, para coroar a virada rubro negra rumo ao título.

Foto: Ronaldo Angelim comemora o gol do título.(fonte: globoesporte.com)

A opção por reservas parece ter dado novo fôlego ao Grêmio e seus jogadores mostraram serviço, ao contrário do que se especulou durante toda a semana. Foi certamente uma das melhores partidas do Grâmio fora de casa nesse campeonato.

Mais uma vez o time rubro negro entrou nervoso em campo com o Maracanã lotado e não conseguiu acertar muita coisa. Os jogadores do Grêmio, que não tinham nada a ver com isso, foram à luta e conseguiram abrir o placar com uma boa jogada pela direita, tendo Roberson a colocar a bola pra dentro aos 21 minutos de jogo. Adriano perdeu algumas boas chances, até que David pegou uma sobra de frente pro gol e acertou o canto do goleiro Marcelo oito longos minutos depois.

No segundo tempo, o goleiro do time gaúcho fez ótimas defesas, evitando o tão aguardado empate rubro negro. O Grêmio tem um reserva à altura do grande goleiro Victor. Aos 24 minutos Angelim, finalmente, abriu o caminho rumo ao título rubro negro com um gol de cabeça.

Assim, emocionante, foi o jogo que levou o Flamengo ao seu sexto título (sim sexto, apesar do erro histórico da CBF e protestos do Sport) brasileiro, encerrando um jejum de 17 anos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

(Não tão) Pequenas considerações sobre os grupos da Copa do Mundo

Após um tempo afastado do blog, estou voltando para comentar sobre o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo.

Bem, após o sorteio ocorrido nesta sexta-feira podemos fazer nossas considerações, foi um sorteio muito interessante, principalmente para a nossa seleção, que após muito tempo (eu nem lembro quando aconteceu) pegou um grupo forte na primeira fase, mas guardo minhas considerações mais para frente.

Grupo A : Africa do Sul, México, Uruguai e França.

Na minha opinião é o grupo da morte. Africa do Sul como anfitriã deve causar muitos problemas e é uma exigência da população que passe para a segunda fase. Lembramos que a Coréia do Sul e o Japão passaram na Copa da Ásia, então como duvidar da Africa do Sul?
Máxico e Uruguai são times de tradição e não irão vender barato as derrotas. Apesar de terem penado nas Eliminatórias, a tradição conta muito na Copa do Mundo, e podem tentar beliscar uma classificação, ou até decidir quem se classifica.

A França é a teoricamente grande favorita do grupo. Muitos questionaram a não-participação como cabeça-de-chave no lugar da Holanda, mas coincidentemente (?) caiu no grupo com o cabeça-de-chave mais fraco. A França vai querer jogar muita bola para apagar a imagem de como se classificou para a Copa (a mão de Henry) e confirmar que a classificação foi merecida.

Meus palpites : França (1o) - Africa do Sul (2o.)

Grupo B : Argentina, Coréia, Grécia e Nigéria.

A Argentina depois de penar muito nas Eliminatórias deve ter um caminho tranquilo nesta primeira fase. Depois de duas Copas com grupos complicadíssimos (Nigéria, Inglaterra e Suécia em 2002 e eliminação na primeira fase / Costa do Marfim, Holanda e Sérvia em 2006 e classificação em primeiro lugar) não espero que los hermanos tenham problemas na primeira fase, aposto em três vitórias argentinas e muita moral pra segunda fase.

Coréia do Sul, apesar do futebol ter evoluído, eu me decepcionei bastante com a participação da Coréia em 2006, depois de uma boa copa em casa em 2002. Nao espero muito da Coréia.
Da mesma forma encaro a Grécia. Após o titulo europeu em 2004, com um time que tinha a base defensiva como ponto forte, a Grécia não conseguiu se classificar para a Copa de 2006, agora conseguiu classificar-se contra a favorita Ucrânia de Schevchenko, mas acho que a participação na Copa já é de ótimo tamanho.

Já deu pra perceber que aposto na Nigéria como segunda classificada aqui. Após fazer boas copas em 1994 e 1998, uma participação sem brilho em 2002 e da ausência em 2006, acho que a Nigéria fará valer a Copa em seu continente e com a força da torcida deve classificar neste grupo

Meus palpites : Argentina (1o) - Nigéria (2o.)

Grupo C: Inglaterra, Eslovênia, EUA e Argélia.

Já passou da hora da Inglaterra comprovar que é mais que um blefe. Apesar de grandes times nas últimas Copas, não há brilho. Apesar de cair consecutivamente nas quartas de final (2002, contra o Brasil, e 2006, contra Portugal) com o tecnico Sven Goran Eriksson, que tinha um estilo ofensivo, sempre esperavamos o grande jogo da Inglaterra que não aconteceu. Com o italiano Fábio Capello, de estilo mais defensivo, esta geração inglesa vai tentar provar, talvez pela última vez que não é só fogo de palha. Lampard, Terry, Gerrard, Beckham devem querer mostrar algo a mais nesta que pode ser sua última Copa.

Eslovênia, grande surpresa nas Eliminatórias européias, a Eslovênia vem para a Copa como um grande azarão, deixando para trás seleções com mais tradição como a república Tcheca e a Polônia, e ganhando da lider de seu grupo, a Eslováquia, fora de casa. Talvez não faça tão feio como 2002, quando saiu com três derrotas.

O vice-campeão da Copa das Confederações vem depois de uma classificação tranquila para a Copa, mostrar na África do Sul mais uma vez que a campanha da Copa das Confederações não foi por acaso. Time bem arrumado, não é um primor técnico, mas é taticamente consciente. Pode surpreender.

A Argélia já chegou no limite. Sua classificação para a Copa foi surpreendente e acho que de bom tamanho, espero uma campanha similar ao Togo em 2006, e eles nem tem um Adebayor.

Meus palpites : Inglaterra (1o) - EUA (2o.)

Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia.

Alemanha é sempre Alemanha, futebol burocrático e poucos gols. Devoção tática e jogadores com boa técnica. Classificação certa, talvez com algum susto. Austrália surpreendeu em 2006 quando classificou no grupo do Brasil e vendeu caríssimo a derrota para a futura campeã Itália por 1x0 nas oitavas. Espero uma equipe que vai lutar pela classificação.

Gana com seus jogadores em grandes clubes europeus deve mostrar um grande futebol, assim como em 2006, quando classificou para as oitavas contra o Brasil, mas foi surpreendido por um gol logo no início e jogando sem o maestro Essien.

Sérvia traz a classe da antiga Iugoslávia a Copa. Desta vez sem Montenegro como em 2006, e com jogadores de bom nível como Stankovic, Vidic e Ivanovic, se classificou em primeiro no grupo da França. Pode surprrender.

Meus palpites : Alemanha (1o) - Gana (2o.)

Em breve, colocarei aqui minha considerações sobres os grupos E a H.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Foi Preciso Beckenbauer Falar Para Virar Notícia

"Robinho pode jogar no circo, mas não é um jogador coletivo". A frase do ex-craque alemão em sua opnião sobre o que espera do Brasil na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul transpareceu um certo tom de polêmica à imprensa. Entretanto, os que gostam de futebol certamente concordam com a assertiva.

Robinho há muito tempo lembra apenas de longe a promessa que foi. Com um futebol pequeno e apenas com alguns lances de firulas, geralmente contra seleções menores, o jogador há muito não é decisivo. Se é que chegou algum dia a ser na nossa seleção. A sua transferência para o Manchester City prejudicou ainda mais o desenvolvimento do jogador, que teve uma atuação extremamente apagada na Premier League, assim como já não vinha se destacando no Real Madrid. Chega a ser absurda a sua manutenção como titular vendo Nilmar voar a cada atuação com a amarelinha.

Esse tipo de mistério ajuda a se tornarem fortes as desconfianças e desaprovações em relação às atitudes da CBF, que deixa no ar a impressão de haver muitos motivos além do bom futebol para se convocar e manter um jogador na Seleção Brasileira.