terça-feira, 31 de maio de 2011

Voltamos!

Olá pessoal que acompanha(va) o Craques de Bola! Depois de um tempo de inatividade, estamos retomando os trabalhos no blog. Pedimos desculpas aos leitores pelo longo período fora do ar.

E retornamos falando um pouco do clima "fim de festa" no futebol do Velho Continente. Com o fim da UEFA Champions League, os fãs de futebol europeu vão ficar meio órfãos até a temporada 2011-2012 dos principais campeonatos europeu recomeçar. Hora então de acompanhar o vai-e-vem do mercado da bola, os jogos e torneios amistosos (os famosos "caça-níqueis") que os clubes organizam... e pouca coisa além disso.

Enquanto a coisa não começa pra valer, vamos fazer um review do que aconteceu nos principais campeonatos europeus e o que esperar deles para a próxima temporada. Começaremos pela Itália:


Campeão Copa da Itália: Internazionale
Campeão Serie A: Milan
Artilheiro: Di Natale - Udinese (28 gols)
Classificados para a Champions League: Milan, Inter, Napoli (fase de grupos) e Udinese (play-offs)
Classificados para Europa League: Lazio (play-offs), Roma (fase preliminar)
Rebaixados: Sampdoria, Brescia e Bari
Promovidos: Atalanta, Siena (garantidos) e mais 1 a ser definido em play-off entre Padova, Novara, Varese e Reggina
Revelação: Napoli
Decepção: Juventus

Temporada mediana dos times da bota. Aliás, como tem sido nos últimos anos, salvo raras exceções. E esse baixo desempenho será castigado fortemente a partir da próxima temporada, quando a Itália terá apenas 3 vagas, e não mais 4, na Champions League. O rendimento ruim de seus clubes em nivel europeu fez com que a Alemanha a ultrapassasse no ranking da UEFA ganhando assim mais uma vaga para a competição a partir de 2012-2013.

EUROPA
Aprovados: Nenhum

Na Champions, Milan e Roma caíram logo nas oitavas, para Tottenham e Shaktar Donetski, respectivamente. A Inter ainda chegou às quartas mas foi eliminada ridiculamente pelo Schalke 04 (com direito a um 2x5 em San Siro).
Na Liga Europa, a Itália não teve um representante sequer a partir das oitavas. A Juve caiu logo na fase de grupos com inacreditáveis 6 empates em 6 jogos! Palermo e Sampdoria também caíram ainda na primeira fase. Já o Napoli sucumbiu logo no primeiro mata-mata frente ao Villareal.


ITÁLIA


Aprovados: Milan, Napoli, Udinese e Lazio


Na Serie A, destaque para o Milan que evitou o hexa da Inter e voltou a ser campeão após 7 anos. Mesmo sem ser brilhante, conseguiu o scudetto liderando quase que de ponta a ponta, graças aos lampejos de brilhantismo de Pato e Ibra, da regularidade de Robinho e da boa incorporação de Cassano no meio da temporada. A defesa, com Thiago Silva e Nesta, também se mostrou como um dos pontos fortes do time, sofrendo apenas 24 gols em todo o campeonato.


Destaque também para a excelente campanha do Napoli, que chegou até a brigar pelo título a certa altura do campeonato, e para a arrancada sensacional da Udinese, que lhe valeu a última vaga para a próxima Champions. Liderada pela dupla Di Natale - Alexis Sánchez, o time de Udine desbancou o favoritismo da Lazio de Hernanes (que fez ótima temporada) e terminou em 4º lugar.

Recuperação: Inter e Roma
Fizeram uma temporada de razoável para medíocre. Os nerazurri começaram muito mal, ainda sob o comando de Rafa Benítez, mas colocaram o Mundial de Clubes no bolso. Porém, o estrago no Italiano foi muito grande e nem a chegada de Leonardo, que até teve um bom início, foi capaz de manter a hegemonia da Inter na bota. O consolo acabou sendo o título da Copa da Itália que deve acabar servindo pra segurar o emprego do brasileiro no comando do time.
Os romanos foram ainda piores. Nunca aspiraram a nada importante em toda a temporada. Acabaram "premiados" com uma vaguinha na próxima Europa League.

Reprovados: Sampdoria e Juventus
A Samp começou a temporada sonhando com a Liga dos Campeões e acordou na Série B. Eliminada ainda na fase preliminar do maior torneio europeu, foi parar na Europa League onde também não conseguiu avançar de fase. Na bota, acabou pagando caro pelas saídas de Cassano (saiu após brigar com o presidente) e Pazzini (vendido à Inter em janeiro) e não conseguiu a salvação.
Já a Juve... aaah, a Juve! Desde que voltou a Serie A, nunca mais foi a mesma. O maior vencedor de scudetti não conseguiu sequer uma vaguinha na Liga Europa do ano que vem. Não conseguiu nem avançar de fase na Europa League num grupo que tinha Lech Poznan e Salzburg! Salvo alguns bons momentos de Milos Krasic e Del Piero (é, ele mesmo), o time piemontês não terá nada do que sentir falta dessa temporada. Resta agora a esperança de que Antonio Conte, ex-jogador e novo técnico do time, possa dar um jeito nesse time.

No próximo post, um review dos campeonatos da terra da Rainha.