domingo, 14 de outubro de 2012

Chato pra c...

Reta final do Brasileirão de pontos corridos mais chato da história. Se a tendência se mantiver, teremos a definição do campeão e dos 4 rebaixados com uma antecedência jamais vista. Tudo isso graças ao aproveitamento absurdo do líder Fluminense (75%) e ridículo das equipes que formam o Z-4 (inferior a 1 ponto por partida).
Se o Brasileirão por pontos corridos tem a virtude de premiar o competentes e condenar os incompetentes por "merecimento", às vezes o faz com muita pressa. E esse ano ele quer matar o assunto ainda em Outubro.
Prato cheio para os defensores do "mata-mata".

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Pintou o Campeão


Dificilmente o Fluminense deixará de conquistar o título do Brasileirão 2012. Ainda faltam 9 rodadas para o fim mas tirar 9 pontos de diferença que o Flu tem hoje é muito difícil. Primeiro porque o time está encaixado, tem peças letais como Fred, Nem, Sóbis e Deco, e o excelente Cavalieri no gol. Segundo porque o time está com a sorte dos campeões! Na 4ª feira a noite, no Pituaçu, não foi diferente.  
O Bahia começou em ritmo intenso e por falta de competência e por intervenções do goleirão do Flu saiu do  1º tempo com um resultado pra lá de injusto, se tivesse acabado em 3 a 0 ninguém podia achar estranho pois foram criadas chances para isso. Vimos também o árbitro do jogo amarelar boa parte do time tricolor da boa terra. Além disso, logo no comecinho do 2º tempo a arbitragem invalidou lance de ataque do Bahia que terminaria com as bolas nas redes de Cavalieri após conclusão de Lulinha. Não é choro, mas o time de ter boas chances, não conseguir fazer o gol e quando faz a arbitragem invalida, é brincadeira, ainda mais quando do outro lado está o líder e excelente Fluminense. Daí o velho ditado do futebol se fez valer com força, e de tanto perder gols, o Bahia acabou levando. Aos 13, em excelente jogada do lateral direito Bruno Vieira, o mesmo jogou por debaixo das pernas de Lomba pra marcar 1 a 0. 
O Bahia ainda teve chance de empatar em mais uma bola na trave do lateral direito Neto, e na sobra Lulinha acabou passando da bola e não aproveitou... e mais uma vez o ditado foi cumprido... Aos 29, Sóbis aproveitou uma sobra na área para decretar o placar final: 2 a 0, e com toda essa sorte e também competência do Flu em aproveitar as mínimas chances eu acredito que pintou o campeão!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Clássico das Multidões

O jogo entre os times de maior torcida do país se enfrentaram em um jogo com times situações completamente diferente: enquanto o Corinthians joga um campeonato de maneira competitiva, mas sem a obrigação de estar no G4, o Flamengo ainda batalha para afastar de vez o fantasma do rebaixamento. O time paulista ganhou a Libertadores de maneira convincente e se prepara para o mundial no Japão. Já o time carioca, apesar de ter melhorado consideravelmente nas últimas rodadas, ainda não conseguiu emplacar uma sequencia de vitórias que mudasse a sua situação na tabela.
O jogo começou bastante movimentado parte a parte, mas com a melhor organização do Corinthians sendo altamente notável. O técnico do Flamengo, mais uma vez, não conseguiu repetir a escalação e entrou com um time escalado apenas com Love na frente - o que não tem se mostrado eficiente e mesmo assim Dorival insiste. Mais uma vez também Wellington estava de volta à zaga fornecendo a "inconsistência consistente" do zagueiro. Enfim, novamente escolhas infelizes do técnico. O Corinthians tinha muito mais facilidade de movimentação que o Flamengo.
Apesar de tudo, o Flamengo saiu na frente com um gol de bola parada e Renato Santos impedido. Daí em diante, a fragilidade defensiva da equipe, com Ibson jogando mal e Wellington na zaga, o Corinthians emendou 3 gols em uma virada mais que merecida. No final, Liedson entrou em campo e deixou a sua marca. Porém, já não havia tempo para nenhum tipo de reação que pudesse ameaçar o time paulista.
Fonte: globoesporte.com 

Com o resultado, o Corinthians foi a 42 pontos e 7° na tabela, enquanto o Flamengo mateve-se com 35 pontos e ocupa o 14° lugar na classificação do Brasileirão.
É cada vez mais clara a incompetência da diretoria do Flamengo em administrar os recursos do clube, deixando salários atrasados e funcionários insatisfeitos. A mistura entre futebol e política realizada pela presidente Patrícia Amorim e seus aliados pelo menos foi rejeitada pela torcida nas urnas, ao não eleger nenhum dos candidatos cuja campanha era associada ao clube: assim foi com Andrade, Marcos Braz e a própria Patrícia.
Resta agora aos torcedores do Flamengo que nas eleições do final do ano seja eleita a chapa que tenha menos incompetentes e políticos disfarçados de dirigente de futebol. O ano de 2012 será perdido em termos de título para o clube e de torcida para escapar do rebaixamento.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais uma da série: E se fosse no Brasil?

Ontem à noite vimos pela TV algo bastante inusitado acontecer em um jogo de tamanha importância (ou que pelo menos deveria ter tamanha importância): a partida ser cancelada devido a falta de energia para os refletores do estádio. Brasil e Argentina, duas das maiores potências do futebol mundial em um encontro caseiro da tal Copa Roca, para movimentar os jogadores locais de cada seleção e pimba: nada de luz.
Imagino (só imagino, pois deve ser muita grana) a quantidade de recursos envolvidos em promover um jogo desses: negociação com clubes e janela nos campeonatos locais, transporte dos times até a cidade do jogo, torcedores que deixaram suas casas, suas cidades, estados e até país para os brasileiros que foram ver a canarinho jogar e pimba: nada de luz.
Chegou-se ao cúmulo de Casa Grande sugerir ignorar-se a opinião dos goleiros para que se seguisse com a partida. Mas, como ver a bola sem iluminação adequada? Ainda mais em um jogo de tamanha importância (ou que pelo menos deveria ter tamanha importância).
Para não perder a piada, levaram o jogo para a cidade de Resistencia, que, na hora H, queimou!
Ah, voltando à motivação do post: e se fosse no Brasil? Certamente colocariam até o mensalão dentre os motivos para a falta de luz no estádio... ops! Isso é coisa para outro tipo de blog e não este.
Mas, o que me preocupa mesmo é a tamanha sensação de "desimportância" em relação a um jogo entre Brasil e Argentina. E, pior, a "desimportância" sendo essencialmente unilateral. E isso às vésperas do país sediar uma Copa do Mundo. Será que a CBF não enxerga isso? Ou vê apenas as cifras nos próprios cofres?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pintou o campeão?

Jogaço no Engenhão, cheio de alternativas, e que premiou o poder de fogo da melhor linha de frente do Brasil. Thiago Neves, Deco, Nem e Fred são os 4 fantásticos de um Fluminense que quando joga bem, vence, e quando joga mal, também.



O Fla, que fez uma boa partida hoje, bateu de frente com um muro chamado Diego Cavallieri (que já merece uma oportunidade na Seleção). Perdeu gols em profusão, desperdiçou pênalti, mas saiu aplaudido de campo, dando esperanças ao seu torcedor de terminar o Brasileiro dignamente.
Já o Flu segue líder cada vez mais isolado. Vencendo jogos-chaves (Inter em POA, Fla-Flu), com o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos (igualado ao São Paulo de 2007) e contando com os seguidos tropeços dos rivais diretos, o título parece ser uma questão de tempo.