terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tem grande querendo se complicar

A segunda rodada das Champions League foi bastante movimentada. Alguns dos favoritos começam a encaminhar suas classificações enquanto outros parecem que vão sofrer mais do que imaginavam para alcançar um lugar nas oitavas (se é que irão).

O confronto da rodada ficou por conta de Bayern x Juventus que fizeram um jogo modorrento, especialmente após a lesão de Robben (pra variar). O holandês vinha sendo, junto com Ribery, uma grande opção de ataque dos bávaros e após sua saída não só o clube alemão como o próprio jogo perdeu em qualidade.

Do pelotão de elite, Manchester, Chelsea, Arsenal e Real continuam 100%. Os ingleses novamente tiveram dificuldades mas venceram. O Real Madrid também estava com seu jogo um pouco "emperrado" no primeiro tempo mas após o gol de Cristiano, os 3x0 vieram naturalmente. A vitória merengue, aliada à inesperada derrota milanista, deixam o 1º lugar do grupo bastante acessível para o Real. Ser 1º do grupo não é certeza de sucesso mas garante adversários mais acessíveis nas fases seguintes e a "vantagem" (tem gente que discorda) de decidir em casa. E ser primeiro é muito importante para o Real já que nos últimos 5 anos, a equipe caiu logo nas oitavas-de-final e em 4 dessas oportunidades havia se classificado como 2º de seu grupo. Apenas no ano em que foi eliminado pela Roma, a equipe havia assegurado a liderança de seu grupo. Completando o bloco dos favoritos, o Barça não teve trabalho para bater o Dynamo de Kiev apesar de não ter dado seu habitual espetáculo.

Se por um lado, alguns já começam a comprar o bilhete para as oitavas, outros clubes parecem querer um pouco mais de emoção para chegar até lá.

O Liverpool foi a Florença e perdeu para a Viola: 2x0. Depois de uma vitória suada na estréia e por estar em um grupo que ainda tem o Lyon, é bom os Reds abrirem o olho em quanto é cedo. O Atlético de Madrid é outro que está em maus lençóis. Empatou em casa com o time mais fraco do grupo e perdeu no confronto com aquele que deve ser seu rival direto por uma das vagas: o Porto. Os colchoneros agora terão que recuperar esses pontos em cima do Chelsea, o rival mais difícil do grupo.

A Internazionale é outro clube que não está muito a fim de se garantir com antecipação. Depois do empate em casa com o Barcelona, resultado normal, empataram com os russos do Rubin Kazan em um jogo que mereciam ter perdido. Se não fosse por Júlio César, os nerazzurri teriam voltado de mãos vazias. Já é o 7º jogo seguido que a Inter não consegue vencer na Liga dos Campeões, contando com os da campanha passada. O sinal de alerta já está soando em Appiano Gentili.

Mas de todos os chamados favoritos, parece que nenhum deles quer tanto uma classificação "a la MacGyver" quanto o Milan. O time de Leonardo, cada vez mais ameaçado no cargo, conseguiu perder em casa para o Zurich, a quem o Real havia goleado fora de casa. Cada vez mais dá a impressão de que a vitória fora de casa contra o Olympique foi acidental. O time vem de uma série de maus resultados na Série A e parece que nem na Champions, uma competição especial para o Milan, o time vai dar um pouco mais de si. Ronaldinho é, a cada dia que passa, uma sombra do espetacular jogador que já foi (feliz do Barça que depois que se livrou dele passou a voar em campo). Pato até tenta mas não vem sendo feliz. Huntelar vem tendo um início péssimo e Pippo Inzaghi já não tem mais idade para decidir todos os jogos. Para piorar as coisas, Kaká e Maldini, que eram os pilares do Milan, já não estão mais com os rossoneros. Os próximos 2 jogos são contra o badaladíssimo Real. Pode ser a motivação que faltava ao Milan para mudar o rumo das coisas ou pode servir para sepultar de vez as chances do time na competição européia.

Abaixo os resultados da 2ª rodada:

Grupo A
Bourdeaux 1x0 Maccabi Haifa
Bayern de Munique 0x0 Juventus

Grupo B
CSKA Moscou 2x1 Besiktas
Manchester United 2x1 Wolfsburg

Grupo C
Milan 0x1 Zurich
Real Madrid 3x0 Olympique de Marseille

Grupo D
Porto 2x0 Atlético de Madrid
Apoel 0x1 Chelsea

Grupo E
Fiorentina 2x0 Liverpool
Debrecen 0x4 Lyon

Grupo F
Rubin Kazan 1x1 Internazionale
Barcelona 2x0 Dynamo Kiev

Grupo G
Unirea 1x1 Stuttgart
Rangers 1x4 Sevilla

Grupo H
Arsenal 2x0 Olympiacos
AZ 1x1 Standard Liège

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desperdícios e Muitos Gols no Fim de Semana

Inter e São Paulo não aproveitaram suas chances de assumir a ponta da tabela nos jogos deste final de semana. A tarefa do Inter era mais difícil, pois enfrentava o Vitória no Barradão e sucumbiu por 2 a 0. A parada estava nas mãos dos São Paulo, que, após os seguidos tropeços de Inter e Palmeiras, estava com a chance de assumir a ponta isoladamente e deixar a batata quente para o porco, na quarta-feira. Entretanto, mesmo contando com a ajuda da arbitragem com o erro grotesco em um pênalti não marcado a favor do Santo André, o SPFC não conseguiu passar do empate. Assim, alcançou o Palmeiras em pontos, mas o verdão joga na quarta-feira e pode reassumir a liderança isoladamente. Mas, independente de ser o líder ou não, o certo é que o time do Morumbi chegou para brigar pelo título, que lhe tem sido um tanto natural nos últimos anos.

Chamaram a atenção, também, os jogos com grande números de gols. Em Porto Alegre, o Grêmio enterrou ainda mais o Fluminense na lanterna do campeonato, aplicando uma goleada de 5 a 1. Agora, parace que o time das Laranjeiras voltará ao lugar que lhe é de direito desde antes da Copa João Havelange, em 2000. No Pacaembu, o Goiás foi responsável por mais um capítulo da frenagem do Corinthians na competição. Mesmo com toda euforia e expectativa criadas em torno da volta do Fenômeno, o time goiano ignorou o alvinegro e venceu por 4 a 1. Com a vitória, o Goiás ultrapassou o Atlético-MG e assumiu a última vaga do G4.

No Maracanã, o Flamengo venceu o Coritiba com uma excelente apresentação de seus principais jogadores, Adriano e Petkovic. O sérvio abriu o placar com um golaço de falta, lembrando os velhos tempos. Aos 37 anos, mas com pique de 17, Pet lançou Adriano, que emendou um belo chute por cobertura e fez o segundo gol. Para fechar o placar em grande estilo, Williams emendou um tirambaço de fora da área, sem chances para o goleiro do coxa. Se conseguirem segurar o oba oba na Gávea após mais esse excelente resultado, posso até começar a acreditar que o Flamengo conseguirá chegar ao G4, aliviando a decepcionante campanha até o momento. No outro jogo de placar elástico, na Ressacada, o Avaí fez mais uma demonstração de sua excelente e surpreendente campanha no Brasileirão e não tomou conhecimento do Barueri: 4 a 0 e o time está em sétimo a apenas 5 pontos do G4.


Dois jogos terminaram empatados em 0 a 0. A partida entre Santos e Botafogo, na Vila Belmiro, foi retrato do futebol atual das duas equipes e não conseguiram tirar os zeros do placar. Ruim para o peixe e pior ainda para o glorioso, que ostenta a antepenúltima colocação no campeonato. No sábado, o Atlético-MG foi ao Recife enfrentar o Náutico e, como nunca é fácil vencer o timbú em sua casa, também não conseguir arrancar mais de um ponto do time pernambucano. Resultado: deixa a zona de classificação para a libertadores e não demonstra mais aquela expressividade do começo do campeonato.

O Palmeiras vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro com a difícil tarefa de vencer para se afastar do fantasma do São Paulo. Porém, sabemos que contra o azul celeste no Mineirão, um empate já seria um bom resultado para o time do Palestra Itália. O Campeonato está na rodada de número 25, restando ainda mais 13, e a diferença de pontos entre os líderes e o Cruzeiro, que é o último na zona de classificação para a sulamericana, é de apenas 12 pontos. Na quarta-feira, o Palmeiras tem a chance de aumentar essa diferença ou o Cruzeiro pode ajudar a embolar ainda mais o campeonato.

Embora o histórico e estrutura das equipes nos leve a pensar que o título deve realmente ficar entre os 3 primeiros, Palmeiras, São Paulo e Internacional, uma olhada nos números nos diz que ainda não podemos ter nenhuma certeza a respeito do final desse campeonato. É um belo equilíbrio que está servindo para consolidar o modelo dos pontos corridos e tornar o camponato muito bom de se acompanhar e torcer. Confira a classificação abaixo:


domingo, 20 de setembro de 2009

Mais do mesmo II

Mais uma vitória do Barcelona no Campeonato Espanhol. Mais um show de bola dos blaugranas. Mais uma atuação estratosférica de Messi. Mais um massacre em cima do Atlético de Madrid. Já está começando a ficar chato falar sempre a mesma coisa desse Barça de Guardiola.

O jogo de hoje foi quase um replay do que foi a mesma partida disputada no Camp Nou na temporada passada. Mudou apenas o placar: hoje 5x2 e antes 6x1. Mal começou o jogo, Henry coloca uma bola na trave e aos 2 minutos Ibra abre o placar. Ano passado, o jogo também mal havia começado e Rafa Marquez inaugurara o placar.

O jogo de hoje, assim como o do ano passado, "terminou" ainda no primeiro tempo: 4x1 para o Barcelona (ano passado virou 5x1). Para o Barcelona ainda marcaram Messi, Daniel Alves e Keita depois de uma jogadaça de Messi. O golzinho de honra do Atlético no primeiro tempo saiu dos pés de Aguero. Ano passado, outro argentino, Maxi Rodriguez marcou o de honra dos colchoneros. No segundo tempo, houve o relaxamento natural devido à vantagem alcançada, e o Atlético ainda ameaçou com um belo gol de Diego Forlán. Já nos acréscimos, o Barça fechou a conta com mais um de Messi.

Vale ressaltar a qualidade dessa dupla de ataque do Atlético. Poucas equipes no mundo hoje têm uma dupla tão boa quanto essa. Pena que 2 andorinhas sozinhas não fazem verão...
E Messi? O que dizer de Messi? Hoje ele resolveu agradecer a melhora que recebeu em seu contrato - ampliado até 2016 e recebendo cerca de 10,5 milhões de euros por ano - e jogou tudo e mais um pouco. Um jogador excepcional quando está vestido de azul-grená e questionado quando joga com a albi-celeste. Fenômeno parecido com Ronaldinho há algum tempo quando também fazia chover no Barcelona mas nunca era o mesmo jogador com a amarelinha.

Detalhe importante: Sergio Asenjo, goleiro titular do Atlético, não jogou pois foi convocado para o Mundial sub-20 e teve que se apresentar à seleção. Roberto, o goleiro que o substituiu não foi bem. Falhou em 2 gols, especialmente no gol de falta de Daniel Alves. Bojan, jovem promessa e reserva no Barcelona, também foi convocado mas foi liberado pela federação espanhola. Assim como Iniesta foi cortado da lista para Copa das Confederações e Silva, do Valência, teve que ir baleado. Assim como há pouco tempo Xavi e Puyol foram cortados da lista de uma partida contra a Islândia para que pudessem jogar descansados a Supercopa contra o Espanyol. O presidente da federação, no cargo desde 1988, é "famoso" por essas "ajudinhas" ao Barcelona.

Equipes grandes sendo beneficiadas, presidentes longevos... alguma semelhança com o Brasil?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mais do mesmo

A Liga dos Campeões desse ano começou como terminou a de anos anteriores: com domínio dos clubes ingleses. Dos quatro integrantes, todos venceram, ainda que à duras penas. Dos 4 espanhóis, 2 venceram (Real e Sevilha). E dos italianos, apenas o Milan saiu vencedor. Ainda que seja cedo para tecer qualquer tipo de prognóstico, a 1ª rodada reflete o que vem sendo uma tônica nos últimos anos deste torneio, que em 2008 e 2009 tiveram 3 ingleses e mais o Barcelona como intruso nas semi-finais.

Barcelona que estreou jogando relativamente bem no San Siro, mas que esbarrou em uma Internazionale bem postada na defesa. O jogo mais esperado da primeira rodada foi monótono, especialmente pela expectativa gerada em torno de Ibra e Eto'o no confronto com seus ex-clubes. A Inter, por sua vez, mostrou ser o time de sempre: na Itália dá as cartas e na Europa não passa de um clube com grande história mas que se "apequena" quando joga contra as potências do continente.

Já o Real Madrid confirmou as expectativas e goleou o Zurich na casa do adversário. Um jogo que parecia fácil (chegou a abrir 3x0), quase se complica por um erro arbitral a favor dos donos da casa e pela ainda insegura defesa madrilenha. No final, prevaleceu a melhor qualidade dos merengues.

O Atlético de Madri segue decepcionando sua torcida. Ainda não venceu no campeonato espanhol e ainda empatou com os cipriotas (!) do APOEL em casa (!!). O Sevilla não teve trabalho para vencer os romenos do Unirea.

A Juventus começou tropeçando em casa contra um esforçado Bordeaux. Parece-me que vão sentir muito a falta de Diego, que ficará afastado alguns dias por contusão. A Fiorentina perdeu para o Lyon, fora de casa. Resultado normal mas que poderia ter sido melhor se seu artilheiro, Gillardino, não tivesse sido expulso. Já o Milan conseguiu um ótimo resultado sobre o Olympique em Marselha com dois gols do bom e velho Pippo Inzaghi. Nunca vi um atacante tão "grosso" e tão eficiente quanto o italiano.

Já os ingleses tiveram vitórias magras sobre seus adversários. O Chelsea bateu o sempre difícil Porto. O Liverpool suou para bater o estreante Debrecen. Já Arsenal e Manchester conseguiram vitórias fora de casa contra o Standard Liège e Besiktas.

Abaixo os jogos da rodada:

FC Zürich 2x5 Real Madrid
Atlético de Madrid 0x0 APOEL
Besiktas 0x1 Manchester United
Chelsea 1x0 Porto
Juventus 1x1 Bordeaux
Maccabi Haifa 0x3 Bayern Munique
Olympique de Marselha 1x2 Milan
Wolfsburg 3x1 CSKA Moscou
Lyon 1x0 Fiorentina
Liverpool 1x0 Debrecen
Internazionale 0x0 Barcelona
Dynamo Kiev 3x1 Rubin Kazan
Sevilla 2x0 Unirea
Stuttgart 1x1 Rangers
Standard Liège 2x3 Arsenal
Olympiacos 1x0 AZ

domingo, 13 de setembro de 2009

Balanço do Meio

No embalo de mais uma vitória de Rubens Barrichello hoje em Monza na Itália e do passeio do Flamengo sobre o Sport, ontem no Maracanã, vamos aos comentários do que aconteceu até agora no fim de semana.

Pela série B, o Bahia foi goleado por 4 a 1 da Portuguesa e viu sua arrancada brecada diante da sua torcida. Com o resultado, o time fica na décima colocação a dez pontos do G4. O Vasco venceu o Paraná em casa e reassumiu a ponta da tabela, que estava sendo ocupada temporariamente pelo Guarani. Segue abaixo a tabela de classificação da série B após a última rodada.
Pela serie A, o Flamengo deu um baile no Sport e venceu o time pernambucano por 3 a 0 no Maracanã. Adriano e Petkovic tiveram execelentes apresentações, com o Imperador marcando 2 dos 3 gols do rubro negro carioca. As entradas de Álvaro e Maldonado deram mais equilíbrio à equipe. Resta saber se o time manterá a seqüência e conseguirá novamente brigar por uma vaga no G4.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Agora, A Copa

Depois do apagão do blog durante o feriado prolongado - acabamos nos desligando da internet por alguns dias, voltamos a postar sobre a seleção brasileira já classificada para a Copa do Mundo do ano que vem, na África do Sul. A classificação foi carimbada numa ótima apresentação em Buenos Aires, vencendo a Argentina por 3 a 1. Fragilidades, da defesa argentina à parte, nunca foi fácil vencê-los lá.

No segundo jogo, ontem em Salvador, o Chile começou o jogo freneticamente, buscando também já carimbar o seu passaporte para o ano que vem. Entretanto abriu a defesa e o Brasil fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Porém, no finalzinho da primeira etapa, Felipe Melo cometeu pênalti em Sanchez e Suazo bateu para descontar para os chilenos. Achando pouco ter cometido a penalidade máxima, Felipe Melo faz uma falta desnecessariamente violenta no camisa 7 do adversário e tomou cartão vermelho, indo para o vestiário mais cedo, logo no início do segundo tempo. Com um a menos, o Brasil não demorou muito para sofrer o gol de empate.

Abrirei um parêntesis neste momento para falar sobre o ponto de vista deste blogueiro naquela situação. Dunga fora severamente criticado pela imprensa nacional durante todo o seu trabalho na seleção, mesmo mostrando com números e bom futebol que estava fazendo o melhor possível. Venceu Copa América, Copa das Confederações, vem liderando as eliminatórias, garantindo a classificação para a Copa com três rodadas de antecedência. Mas, mesmo assim, vimos reportagens, comentários em blogs, principalmente os de grande representatividade na imprensa nacional, desqualificando a vitória por 3 a 1 sobre o nosso maior rival, alegando que o time de Maradona não teria uma boa defesa.

Ora, ninguém consegue ser unanimidade, ainda mais se tratando de futebol no Brasil, país onde todos que gostam de futebol têm suas próprias opniões e preferências quanto às convocações e esquemas táticos. Porém, temos que pelo menos reconhecer que os resultados estão aí. Se na Copa do Mundo conseguiremos vencer, dependerá de muitos outros fatores que não apenas os técnicos, como os emocionais e motivacionais dos jogadores, pois sabemos que temos à diposição do técnico muitos dos melhores jogadores do mundo, incluindo o melhor goleiro.

Então, num jogo em que sabíamos que o Chile buscaria a vitória e que o Brasil não estava com o melhor dos retrospectos em jogos em terras tupiniquins, o empate após um começo alucinante parecia sentenciar a real fraqueza da equipe.

Entretanto, a volta por cima mesmo com um jogador a menos e a ampliação do placar para 4 a 2, mostrou que, independente de qualidade técnica, os jogadores demonstraram vontade de jogar. Considerando que tínhamos entrado em campo com 4 desfalques, pôde-se ver que os jogadores do banco podem dar conta do recado, caso seja necessário.

E ainda mais: com 3 gols na partida e uma apresentação brilhante, Nilmar mostrou que a titularidade absoluta de Robinho pode, finalmente, ser questionada. Daniel Alves, substituindo Elano - outra unanimidade da era Dunga, deu muito mais poder ofensivo à equipe, aparecendo com criatividade, habilidade, precisão de passe e finalização.

Se poderemos vencer a Copa do Mundo no ano quem, só saberemos quando estivermos mais perto da competição e vermos como estarão os rendimentos dos atuais convocados e possíveis convocáveis até lá.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ô o Tricolor voltou!!

Foram com esses versos que a massa tricolor, presente no Estádio de Pituaçú em Salvador, comemorou o convincente triunfo perante o embalado São Caetano. Quase 30.500 expectadores pagaram ingresso para assistir ao 3º triunfo do Bahia em sequência nessa Série B 2009.

A Torcida, mais uma vez, mostrou que é apaixonada pelo Bahia, e este não fez por menos e devolveu toda essa paixão em forma de gols. Jael balançou as redes pela 4ª vez em 3 jogos da mesma forma, de cabeça. Ainda no 1º tempo, após uma bela jogada, o ex-rubro-negro Nadson fez um golaço após driblar 2 adversários. Nadson está sentindo pela 1ª vez na Bahia o que é ter uma torcida apaixonada. Me desculpem os rubro-negros baianos mas vocês reconhecem essa força que a torcida tricolor tem.

No 2º tempo, após jogada duvidosa, o juiz marcou penalti a favor do Bahia. Nadson mais uma vez não perdoou, Bahia 3x0. Logo após num vacilo da vaga baiana, o São Caetano descontou com um gol contra do lateral Bebeto, oriundo das divisões de Base do Bahia. Esse jogador promete muito, mas ainda não tem o porte físico e preparo para os 90 minutos.
Assistam os gols do triunfo tricolor: